Buscar

Direito Empresarial III - Caso Concreto 06 Respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
DIREITO EMPRESARIAL III
CASO CONCRETO
(SEMANA 06)
QUESTÃO SUBJETIVA
Augusto emitiu uma letra de câmbio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) contra Bernardo e em favor de seu credor Cardoso, que endossou o cambial para Danilo que ao levar o título o aceite, obteve o aceite parcial modificativo de data de pagamento.
Indaga-se:
1) Pode o sacado, no caso acima, limitar o aceite?
Resposta: Afirmativo, pois se tratar de aceite parcial é autorizado conforme o art. 26 da LUG, no caso em tela aceite limitativo/ modificativo.
	“Art. 26 - O aceite é puro e simples, mas o sacado pode limitá-lo a uma parte da importância sacada. Qualquer outra modificação introduzida pelo aceite no enunciado da letra equivale a uma recusa de aceite. O aceitante fica, todavia, obrigado nos termos do seu aceite.”
2) Quais os efeitos produzidos pelo aceite parcial?
Resposta: O aceite parcial gera vencimento antecipado. Na realidade, o portador, fica com a faculdade de acionar o sacador, antes do vencimento, ou o aceitante na data estipulada o valor aceitado.
“Artigo  46: O sacador, um endossante ou um avalista pode, pela cláusula "sem despesas", "sem protesto", ou outra cláusula equivalente, dispensar o portador de fazer um protesto por falta de aceite ou falta de pagamento, para poder exercer os seus direitos de ação.”
Essa cláusula não dispensa o portador da apresentação da letra dentro do prazo prescrito nem tampouco dos avisos a dar. A prova da inobservância do prazo incumbe àquele que dela se prevaleça contra o portador.
Se a cláusula foi escrita pelo sacador produz os seus efeitos em relação a todos os signatários da letra; se for inserida por um endossante ou por avalista, só produz efeito em relação a esse endossante ou avalista. Se, apesar da cláusula escrita pelo sacador, o portador faz o protesto, as respectivas despesas serão de conta dele quando a cláusula emanar de um endossante ou de um avalista, a despesa do protesto se for feita pode ser cobrada de todos os signatários da letra.
QUESTÃO OBJETIVA
Em relação ao aceite nas letras de câmbio é INCORRETO afirmar:
A) A letra pode ser apresentada até o vencimento pelo portador ou até por um simples detentor.
B) É vedado ao sacado riscar aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra.
C) O sacador pode determinar que a apresentação ao aceite não poderá efetuar-se antes de determinada data.
D) O sacado pode limitar o aceite a uma parte da importância sacada.
Resposta: Letra B

Outros materiais