Buscar

AD1 -Gestao 2-2015-2-1 revisada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
 AVALIAÇÃO A DISTANCIA – 2015-2
Disciplina: Gestão na Educação 2
Coordenadora da disciplina: Profª.Cláudia Barreiros
Tutoras a Distância: Gisele Viana e Vera Campos Russo
Aluno (a): _________________________________________ Matr.:_____________________Polo: _________________ Nota______________ 
Caros Alunos
	
Nesta PRIMEIRA AVALIAÇÃO EM GESTÃO 2, você está sendo convidad@ a dialogar com autores que pesquisaram a formação da profissão educador@, desafios e a legislação em vigor. DESEJAMOS neste exercício o alcance da compreensão da legislação, associações, análise e a produção de sínteses sobre o CURSO DE Licenciatura em PEDAGOGIA.
 Bom trabalho!
1°Questão
1ª) A resolução CNE/CP nº1 de maio de 2006 institui as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, nelas estão contidas nossas atribuições e campo de atuação: docência na Educação Básica: Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, EJA e Formação docente no nível médio .. Atuação na Gestão Escolar e não Escolar.
Quais as críticas que CRUZ� destaca no seu texto em relação à legislação atual do curso de Pedagogia? ( 2 pontos )
A análise das entrevistas aponta três aspectos relevantes: o afastamento da teoria - diante da diversidade de temas propostos - gerando fragmentação do curso devido ao excesso de disciplinas; o não-lugar das habilitações, uma vez que a formação do pedagogo se volta para a docência, embora permaneça o ofício designado pelas habilitações; e a docência como base da formação do pedagogo. Os entrevistados consideram que a docência é necessária ao trabalho do pedagogo, mas não somente ela, expressando o receio de se secundarizar a própria Pedagogia. Nesse sentido, os pedagogos primordiais percebem nas diretrizes curriculares de 2006 um esvaziamento do que é próprio da Pedagogia.
1.b) Ao assistirmos o vídeo, disponível no Youtube, sobre “Conversa com formandos do curso de Pedagogia” percebemos que há aspectos comuns aos destacados no texto de CRUZ. Descreva, pelo menos, dois desses aspectos. (3 pontos)
O formando João destaca as duvidas que o educador tem com relação ao seu papel na escola, bem como a função desta na sociedade, o que o deixa a mercê do sistema. Também admite que o curso de pedagogia não o preparou para a realidade que enfrentara na sala de aula. No texto de Cruz, a autora destaca que a característica fragmentária do currículo tende a gerar efeito dispersivo do processo formativo, resultando em uma formação mais abstrata e menos integrada ao campo de atuação. Isso, resulta em pedagogos docentes que revelam conhecimentos insuficientes sobre seu próprio ofício. Os formandos ainda dão ênfase a questão da prática, na medida em que os estágios são caracterizados por priorizarem a observação. Esse aspecto também aprece no texto quando autora destaca que os cursos não devem prescindir da relação entre teoria e prática que é própria a atuação do pedagogo.
2° Questão.
2a) A autora CANDAU�, no texto. “Professor/a: profissão de risco?” aponta quatro questões que colaboram para a evasão dos docentes da profissão associadas ao imaginário construído atualmente: ENTRE SABERES E CULTURAS: O QUE ENSINAR?; IDENTIDADES PLURAIS E FLUIDAS QUE NOS ESCAPAM A CADA MOMENTO?; AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: QUE DINÂMICA CONSTRUIR NA SALA DE AULA? QUE SIGNIFICA CIDADANIA EM SOCIEDADES MARCADAS PELO INDIVIDUALISMO E A CULTURA DO CONSUMO?
Escolha dois desses desafios para profissão, situando sua justificativa no curso de pedagogia realizado por você até aqui e indicando de que maneira ele vem lhe possibilitando o acesso a conhecimentos que permitem enfrentá-los. (3 pontos)
Entre saberes e cultura: o que ensinar? 
O curso de Pedagogia ensina que os futuros docentes devem reconhecer os conhecimentos informais como igualmente válidos aos científicos a fim de desconstruir a hegemonia que esta forma de conhecer assumiu nas sociedades ocidentais. O ideal é articular os dois saberes, pois as pessoas ressignificam, diariamente, as informações obtidas por meio das ciências. Essa possibilidade diminui o fracasso escolar e amplia a visão dos alunos em relação aos fatos científicos.
Que significa cidadania em sociedades marcadas pelo individualismo e a cultura do consumo?
A premissa básica da escola é a de formar para a cidadania, ou seja, para a atuação na sociedade. É preciso levar os indivíduos a assumirem uma visão crítica, abandonando o pensamento ingênuo a fim de que ao entenderem as causas das desigualdades que lhes atingem, possam lutar para a transformação de suas realidades. Nesta perspectiva, aprendemos no decorrer de nossa formação o entendimento da educação como ato político, que pode contribuir para manter ou transformar a estrutura social. Assim, podemos escolher valorizar os ideais vigentes ou buscar construir novos, objetivando relações mais harmônicas e cooperativas.
	
2b) Pesquise reportagens, entrevistas, editoriais nos meios de comunicação que relacione alguma experiência sobre estes desafios. Referencie-a e justifique sua escolha. ( pontos 2)
A revista Nova Escola traz uma reportagem sobre a tecnologia na educação intitulada como: “Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar”. 
Essa reportagem diz que as tecnologias devem estar a serviço do pedagógico a fim de mobilizar aprendizagens. Destaca, ainda, a possibilidade que a tecnologia oferece de interagir com outros sujeitos e outras escolas, desenvolvendo a noção de cidadania global por meio dos intercâmbios com outras culturas e do exercício de solidariedade em situações críticas. Assim, afirma se que educar para o uso das tecnologia envolve aspectos socioafetivos e não apenas cognitivos. As atividades estão a serviço da vida escolar, sem se tornar refém delas, mas se beneficiando das mesmas.
Disponível em: (http://revistaescola.abril.com.br/formacao/tecnologia-educacao-quanto-como-utilizar-680610.shtml). Acesso 01 de agosto de 2015.
Associar os recursos tecnológicos as ações pedagógicas colabora com uma educação eficiente e atraente, isto é, capaz de desenvolver atividades significativas e despertar o interesse pelo tem abordado. Contudo, muitos educadores são ineficientes no uso de tais recursos, o que os impede de utilizá-los em suas aulas. Enquanto que os educandos, nascidos na era digital, participam de um ensino que prescinde de sua vivência e dificulta o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis para sua inserção social. Neste contexto, se o papel da educação é preparar os jovens para o exercício da cidadania, ou seja, para atuação na sociedade, precisa considerar as metamorfoses ocorridas na mesma e estar preparado para atender suas demandas quanto a formação de seus membros. Mas como os docentes podem estar aptos a integrar as tecnologias em seu fazer se tal capacidade não é fomentada em seu curso de formação? Por isso, os cursos de formação de professores também devem se atualizar a fim de atender as exigências atuais.
��
	 � HYPERLINK "http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article^dlibrary&format=iso.pft&lang=i&nextAction=lnk&indexSearch=AU&exprSearch=CRUZ,+GISELI+BARRETO+DA" \n _blank��CRUZ, Giseli Barreto da�.70 anos do curso de pedagogia no Brasil: uma análise a partir da visão de dezessete pedagogos primordiais. Educ. Soc. [online]. 2009, vol.30, n.109, pp. 1187-1205. ISSN 0101-7330.  � HYPERLINK "http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400013" \n _blank��http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400013�
�	 CANDAU, Vera . Professor/a: profissão de risco? Revista Novamérica. Nº 118.2008. Disponível em: . http://www.novamerica.org.br/revista_digital/L0118/rev_emrede.asp

Outros materiais