A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 1 de 6

EXERCÍCIO AULA 1
	1a A Orientação Educacional passou por vários períodos que receberam diferentes denominações de acordo com as suas características. Dentre eles, há um período que se caracteriza por fazer com que "o orientador discutisse suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político". Este período denominou-se: 
		
	 Período Questionador
	.
	
	
	
	2a Em que década se intensifica o trabalho da busca de uma identidade para o orientador, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver?
		
	 Década de 80
	
	
	3a Em 1932 houve um manifesto que representava as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação oferece o primeiro curso de extensão sobre orientação educacional. Que movimento foi este?
		
	
	Movimento dos Pioneiros da Educação Nova.
	
	4a Após leitura atenta dos trechos abaixo analise os itens a seguir e assinale a única opção INCORRETA.
Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis. [...] "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."                                                                                http://revistaescola.abril.com.br/
Ainda segundo a mesma professora a Orientação Educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente no sentido de sua dimensão pedagógica atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de qualidade. O que nos leva a afirmar que a Orientação Educacional possui um caráter:
	(    ) Disciplinador junto aos estudantes.
	 
	
	5a Sabemos que a Orientação Educacional passou por vários períodos. Estes períodos possuíam características próprias. Um deles está associado à orientação profissional, preponderando a seleção e escolha profissional. Este período se denomina:
		
	 Período Implementar
	
	6a Assinale a alternativa CORRETA.
 
Desde década de 20, já existia o trabalho da busca de uma identidade para o Orientador Educacional, assim como de um referencial que atendesse às reais necessidades, dentro de um contexto mais democrático que o país começava a viver, deixando de lado as questões do ajustamento para refletir questões desta realidade.
 
 De 1920 a 1990, o período que melhor representa a identidade do Orientador Educacional é o: 
		
	
	( ) Período Orientador quando a Orientação Educacional volta-se para a construção do cidadão comprometido com seu tempo, trabalhando a subjetividade. 
	7- Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis de organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas constituições, sendo que apenas uma possui a participação popular. Marque a alternativa correta: 
		
	
	
	
	
	
	1988
	8- Leia o fragmento a seguir: "é declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus em cooperação com professores, a família e a comunidade, visando um aconselhamento vocacional que favoreça a escolha profissional conforme as necessidades do mercado de trabalho". Este trecho pertence à: 
		
	
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 (Lei 5692/71).
	
	
	9-Assinale a alternativa CORRETA. 
 
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" lançado em 1932, por educadores comprometidos com um movimento de renovação da educação brasileira, representou as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos. 
 
O Manifesto defendeu uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação ofereceu.
		
	 (   ) O primeiro curso de extensão 
	sobre Orientação Educacional.
	
	
	
	
	
	
	10-Entende-se a Constituição como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. O Brasil já teve algumas constituições. Uma dessas legislou a criação dos Colégios e Universidades. Foi a Constituição de:
	
	
	
	
	
	
	
	
	1824
	
	
	11- A obrigatoriedade da Orientação Educacional nas escolas de Ensino Fundamental e do Ensimo Médio, está prevista na Lei de número: 
		
	
	5.564/68
	12- "É instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais, através de um regime de autonomia que facilita a educação social dos escolares. Referiu-se, ainda, a Lei, à facilitação da escolha profissional, esclarecendo e aconselhando, em cooperação com a família". (MAIA; GARCIA, 1995, p. 15). A Instituição do Serviço de Orientação Educacional aconteceu na: 
		
	
	Lei Orgância do Ensino Industrial em 1942 (Decreto-lei 4073) de Gustavo Capanema.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
13- O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalho coletivo. Ao iniciar o processo de coordenação de um grupo, ele  precisa:
		
	
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  para facilitar o processo de inclusão das pessoas na equipe. 
	14-A promoção de uma educação pautada no desenvolvimento da cidadania exige também o reconhecimento que a comunidade escolar é plural e diversificada. Nesse sentido, podemos afirmar, EXCETO que: 
		
	
	Urge a concepção e desenvolvimento de um currículo que englobe conhecimentos ligados ao campo racional, uma vez que a escola é o local de transmissão do conhecimento.
	15- Depois da Lei 9394/96 o papel do orientador educacional passou a ser predominantemente baseada na ação integrada com a supervisão / coordenação pedagógica visando:
	 A- O desenvolvimento pleno do aluno;
	
	16- Pode-se dizer que a orientação educacional foi introduzida nas escolas públicas brasileiras em 1940/1946, através das Leis Orgânicas do Ensino, com o objetivo de realizar: 
		
	 a orientação da escolha profissional do aluno;
	
	
	17- Ao candidato ao cargo de orientador educacional de uma rede pública foi proposta a seguinte questão. O Orientador Educacional, ciente

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.