Buscar

TCC PROJETO pronto

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�1�
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Lisane Maia da Rosa
RU: 1017387
1 TEMA
Ludicidade na Educação Infantil
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância da Ludicidade na Educação Infantil.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância da ludicidade, para as crianças da Educação Infantil?
3 JUSTIFICATIVA
A Ludicidade deve ser visto como papel principal para o sucesso na aprendizagem e na educação, sendo essencial e necessária para o prazer no aprender brincando. Sendo de grande importância usar o lúdico como recurso pedagógico, pois ajuda na construção da identidade, na formação de indivíduos, na capacidade de se comunicar com o outro, reproduzindo seu cotidiano e caracterizando o processo de aprendizagem.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVOS GERAL
 
 Analisar a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar teorias sobre o tema: Ludicidade na Educação Infantil;
- Demonstrar a importância da ludicidade para as questões futuras, no cotidiano dos alunos;
- Apresentar ideias para melhor compreensão do tema discutido.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A brincadeira se torna importante para os alunos da Educação Infantil, ajudando no melhoramento e no prazer em aprender, promovendo ajuda tanto na educação quanto no contexto social dos alunos.
Conforme, Duprat (2014, p. 35) “Assim o jogo pode ser usado como recurso pedagógico que favorece a criança a tomar parte na construção do conhecimento, num processo contínuo”. Aqui a autora entende que o jogo pode ser útil, favorecendo no crescimento e na capacidade do desenvolvimento contínuo da criança.
Conforme RAU (2011, p. 25) “Nesse sentido, a ludicidade como elemento da educação, também é passível de demonstrar a evolução humana com base em suas interações sociais, culturais e motoras pois o homem sempre teve em seu repertório as linguagens do brincar”. Assim, os benefícios que a ludicidade traz tanto para os alunos, como aos envolvidos em sua educação, são muito importantes, pois transmitem conhecimentos a todos.
Para Vygotsky citado por Rau (2011, p. 58) “uma situação imaginária é criada pela criança. O brincar da criança é a imaginação em ação. O jogo é o nível mais alto do desenvolvimento na educação pré-escolar e é por meio dele que a criança move-se cedo, além do comportamento habitual na sua idade”. Definindo o jogo como uma das maiores contribuições para o desenvolvimento educacional de uma criança da Educação Infantil.
6 METODOLOGIA
Nos procedimentos práticos, este é um estudo bibliográfico sobre: Ludicidade na Educação Infantil. A pesquisa será realizada por meio de leituras, a partir de livros, sites, artigos e fontes eletrônicas que tratam sobre o tema pesquisado.
Analisar as ideias de alguns pensadores e filósofos sobre o tema Ludicidade na Educação Infantil e levando em conta a importância das brincadeiras para as crianças, nessa fase da vida.
REFERÊNCIAS
DUPRAT, Maria Carolina. Ludicidade na Educação Infantil. São Paulo. Pearson do Brasil, 2014.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica. Curitiba. Intersaberes, 2011.
WIKIPÉDIA: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brincadeira. (Acesso em 02/08/2015).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes