Buscar

ATPS Politicas Educacionais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
 
 
ANA LUCIA MENEGHINI		RA 5565135799
JOSELITA V. PIMENTA GONSALES	RA 5526978602
NILCELENA FERREIRA DE LIMA		RA 5722161038
Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Políticas Educacionais do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação dos tutores: a distância: Mestra Maria Claudia Tiveron Leme da Costa e presencial: tutor especialista Rodrigo Parisoto de Souza.
SANTO ANDRÉ – SP
2015
INTRODUÇÃO 
Apresentamos através deste trabalho, de forma breve e objetiva, as Políticas Educacionais do Brasil.
Vamos falar um pouco sobre a LDB - Lei de Diretrizes e Base e o PNE - Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e metas e citaremos um exemplo de equipe gestora e sua organização..
O desenvolver desta ATPS, nos leva a uma reflexão sobre a Educação como um dever do Estado e um direito social da cidadania, assim como ele é, e pensar no caminho que esta seguindo, se é bom ou ruim, tanto para a educação básica quanto para a educação superior, se os nossos alunos estão apreendendo satisfatoriamente, se o ensino é de qualidade e se estão respeitando as normas e leis direcionadas a educação. 
LEI 9394/96 – LDB
 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira
A lei de diretrizes e bases da educação brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil, da educação básica ao ensino superior.
Desde sua promulgação, em 20 de dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional vem redesenhando o sistema educacional brasileiro em todos os níveis: da
creche, desde então incorporada aos sistemas de ensino, às universidades, além de todas as outras modalidades de ensino, incluindo a educação especial, profissional, indígena, no campo e ensino a distância.
A LDB dispõe sobre todos os aspectos do sistema educacional, dos princípios gerais da
educação escolar às finalidades, recursos financeiros, formação e diretrizes para a carreira dos
profissionais do setor.
Segundo ela a educação brasileira é dividida em dois níveis: 
Educação básica e ensino superior.
A Educação básica é formada pela: 
educação infantil, 
ensino fundamental e 
ensino médio.
Imagem: http://www.maranhaodagente.com.br/wp-content/uploads/2013/12/educacao_basica_2009.jpg
- Educação infantil: creches (de 0 a 3 anos) e pré escolas (de 4 e 5 anos). 
É gratuita, mas não obrigatória e é de competência dos municípios. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança (de até 05 anos), em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A avaliação se dá mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. 
Imagem: http://www.cspb.org.br/fullnews.php?id=15503_comiss-o-aprova-atendimento-em-creches-p-blicas-para-crian-as-de-at-5-anos.html
Imagem: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/creches-municipais/
Imagem: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16490
	Ensino Fundamental de nove anos - até 14 anos de idade. 
	- Anos iniciais (faixa etária de 6 a 10 anos de idade - duração 5 anos) 
	- Anos finais (faixa etária de 11 a 14 anos de idade - duração 4 anos)
 
O ensino fundamental, também conhecido como “educação primária”, é a etapa que objetiva o “desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social” (art. 32, LDB). 
	Ensino médio – é a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos. A Constituição prevê que deve ser progressivamente universalizado, de modo a atender a todas as pessoas que terminam o ensino fundamental, inclusive os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de cursá-lo. Pode ser oferecido de forma integrada à educação profissional.
O ensino médio, conforme a LDB, tem como finalidade consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; de preparação básica para o trabalho; de formação ética, de desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do educando; de compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos (Art. 35).
Tendo em vista alcançar essas finalidades, a LDB propõe que o currículo e a organização pedagógica do ensino médio confiram especial ênfase à educação tecnológica básica; à compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; ao processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; à língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.
Imagem: http://noticias.r7.com/educacao/noticias/ensino-medio-incompleto-dificulta-busca-por-emprego-20100624.html
GESTÃO EDUCACIONAL
A gestão educacional passa pela democratização da escola sob dois aspectos: 
interno - que contempla os processos administrativos, a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos; 
b) externo - ligado à função social da escola, na forma como produz, divulga e socializa o conhecimento.
Após visita a instituição de ensino, apresentamos algumas observações sobre o perfil da escola e sua gestão.
Instituição Educacional: E.M.E.B. “Júlio de Grammont”, situada a Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 209 - Planalto, São Bernardo do Campo - SP, mantida pelo município de São Bernardo do Campo.
A Instituição oferece Educação Infantil da fase III a fase IV no período da manhã e tarde das 08:00 h as 12:00 h e das 13:00 h as 17h:00 e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano regular, no período da manhã e da tarde, das 07:00 h as 12:00 h e das 13:00 h as 18:00 h.
A missão da E.M.E.B. “Júlio de Grammont” é primar pela educação de qualidade considerando os aspectos individuais de cada aluno e seu ritmo de aprendizagem. Para tanto, a escola busca diversas estratégias com aulas atrativas e dinâmicas em um  ambiente saudável e propício à aprendizagem, com o objetivo da aquisição do conhecimento através da participação ativa do aluno. A escola também estimula o desenvolvimento da autonomia, o respeito a diversidade, resgatando valores, a parceria família-escola e o convívio com a diversidade, favorecendo a formação de cidadãos aptos à realidade social, críticos, autônomos e participativos.
	Profissional da Gestão Escolar
Com uma equipe gestora bem organizada, a E.M.E.B “Júlio de Grammont” consegue, além de dividir bem as tarefas, estabelecer um bom fluxo de informações. A direção é compartilhada por três pessoas Caroline Guerra Takeuchi (diretora), Solange (PAD – Vice diretora) e Célia Cristina Ribeiro (Coordenadora Pedagógica). As três dividem a representação da escola nos eventos da Secretaria da Educação, conforme o assunto a ser tratado. 
Solange é a interlocutora quando se trata de relacionamento com a comunidade, Caroline cuida das ações ligadas à tesouraria, à secretaria e à infraestrutura.
A coordenadora pedagógica orienta os professores de acordo com as metas do PPP, acompanha o desenvolvimento dos alunos com base nos registros dos docentes e nas observações de sala de aula e organiza as reuniões de pais. 
Pudemos observar que uma equipe bem organizada facilita a tomada de decisões e o bom fluxo de informações, permitindo um trabalho alinhado. 
Há reuniões semanais com os professores (HTPC) onde são divididas informações por temas, escolhidos antecipadamente pelo grupo, abrangendo planejamentos, avaliações
e decisões de ações pedagógicas. 
Imagem: http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/escola-familia-493363.shtml
O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei ordinária, prevista na Constituição Federal, que entrou em vigência no dia 26 de junho de 2014 e valerá por 10 anos. Estabelece diretrizes, metas e estratégias no campo da educação. A partir do momento em que o PNE começa a valer, todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as suas diretrizes e metas.
O PNE tem 20 metas que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, com detalhes como a educação inclusiva, a melhoria da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a formação e plano de carreira para professores, bem como a gestão e o financiamento da Educação. O plano também dá grande peso ao financiamento e ampliação dos investimentos na área da educação.
As diretrizes do PNE atual são erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar, superar as desigualdades educacionais, melhorar a qualidade de ensino, melhorar a formação profissional, promover a sustentabilidade socioambiental, ampliar a área tecnológica e científica, ampliar a aplicação de recursos públicos na educação, valorizar os profissionais da educação e propagar a igualdade, respeito à diversidade, ampliar a gestão democrática da educação.
O próprio PNE estabelece que a execução e cumprimento deverão ser monitorados de forma contínua, com avaliações periódicas. São responsáveis por esta fiscalização o Ministério da Educação (MEC), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Fórum Nacional de Educação.
PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
	O PNE tem 20 metas que abrangem todos os níveis de formação:
1 – Educação Infantil
2 - Ensino Fundamental
3 – Ensino Médio
4 – Educação especial / inclusiva
5 – Alfabetização
6 – Educação integral
7 – Aprendizado adequado na idade certa
8 – Escolaridade média
9 – Alfabetização de jovens e adultos
10 – EJA integrada a educação profissional
11 – Educação profissional
12 – Educação superior
13 – Titulação de professores de educação superior
14 – Pós graduação
15 – Formação de professores
16 – Formação continuada e pós graduação de professores
17 – Valorização dos professores
18 – Plano de carreira docente
19 – Gestão democrática	
20 – Financiamento da Educação
Imagem:http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/05/metaspne.png/image_view_fullscreen
Entre as metas abrangidas no PNE, escolhemos a meta 2, que diz respeito ao Ensino Fundamental, para uma analise breve de suas estratégias.
Meta 2 – Ensino Fundamental
Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
Responsabilidades compartilhadas
Os desafios trazidos pela meta 2 demandam que os governos, em seus diferentes níveis, dialoguem e ajam conjuntamente para superar o atual panorama. O ensino fundamental pode ser tarefa do município ou do estado, dependendo da estrutura local. No entanto, a responsabilidade deve ser compartilhada.
Resumo das estratégias:
Acompanhamento individual dos alunos com dificuldade de aprendizagem; garantia de acesso e permanência dos alunos que recebem o Bolsa Família, procurando identificar motivos de ausência, baixa frequência e evasão; busca de crianças fora da escola; garantia de transporte  aos alunos de zonas rurais pela aquisição de veículos para esse fim; programa de aquisição de equipamentos para escolas rurais; programas de formação de pessoal especializado, produção de material didático e currículos para comunidades indígenas; compatibilização do calendário escolar com a realidade local e condições climáticas da região; promover o acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade e aumento do número de computadores/alunos nas escolas da rede pública.
Assim como outras metas do PNE, esta não se fecha em si mesma. Questões prevista no Plano como educação inclusiva, formação e plano de carreira de professores, alfabetização na idade certa e financiamento influem diretamente no êxito da meta 2. 
Estudamos tantas leis, projetos, diretrizes, e isso nos faz refletir o por que da triste realidade escolar que vivemos. Em muitas escolas temos conhecimento de atitudes dignas de aplausos e em outras aberrações daqueles que se autoqualificam bons profissionais. 
A educação brasileira está passando por uma crise decorrente de diversos problemas, um deles é o despreparo do professor que resulta diretamente na qualidade do ensino, os baixos salários também impedem que o professor tenha acesso a todas as novas tecnologias e às várias formas de cultura e aperfeiçoamento. A estrutura física e conservação de muitas escolas também são problemas preocupantes, além de vários outros problemas externos, como violência, famílias desestruturadas, família que não participa da vida escolar do aluno, falta de incentivo e investimentos financeiros por parte do governo e tantos outros problemas sociais que vivemos.
A culpa pelo fracasso do ensino e da aprendizagem em nossa nação é coletiva. Cada um de nós tem que ser corrigido, para que o problema geral comece a ser amenizado, participando de ações e cobrando das autoridades que fazem as leis o cumprimento e aperfeiçoamento das mesmas. 
Imagem: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/pne-foi-aprovado-agora-muda-sua-vida-plano-nacional-educacao-808009.shtml
Imagem: http://www.blogbahiageral.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Educa%C3%A7%C3%A3o_Evas%C3%A3o_Escolar_trabalho-em-grupo.jpg
Imagem: http://lh4.ggpht.com/-0peT3yczo68/TxrdjhsPaII/AAAAAAAABzg/rfPovWZiih8/s400/charge%252520educa%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o%252520XVIII.jpg
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Através da elaboração deste trabalho, tivemos contato com os as leis e as políticas educacionais brasileiras.
Diante do presente trabalho concluímos o quanto é importante a presença das políticas educacionais para a educação. Devemos estar cientes de tais políticas e como elas podem influenciar em uma Educação de qualidade já que ela esta ligada a legislação da qual consta todos os nossos direitos como cidadãos de uma educação de qualidade, só assim mudaremos o descaso com o ensino público.
Observamos também como a LDB em seu capitulo II, seções I, II, III integra a Educação Básica de forma abrangente, e seus princípios determina um educação de qualidade a todos.
Já o Plano Nacional de Educação como tem um prazo determinado de dez anos para cumprir suas metas é preciso que estejamos cientes de tais metas para exigirmos que estas por sua vez sejam concluídas, para que possam melhorar a educação pública.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Escola de Gestores da Educação Básica. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12337&Itemid=693. Acesso em 20.05.2015
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
 http://pne.mec.gov.br/. Acesso em 20.05.2015
 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16478&Itemid=1107. Acesso em 21.05.2015
http://www.direitoaeducacao.org.br/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-ldb/. Acesso em 22.05.2015
http://www.emdialogo.uff.br/content/o-ensino-medio-apos-ldb-de-1996-trajetorias-e-perspectivas. Acesso em 22.05.2015
http://www.educacao.cc/educacao/plano-nacional-da-educacao-o-que-e-e-para-que-serve/. Acesso em 22.05.2015
http://www.ebc.com.br/educacao/2014/07/entenda-o-pne#pergunta1. Acesso em 23.05.2015
http://www.ebc.com.br/educacao/2014/07/20-metas-do-pne. Acesso em 23.05.2015
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2366/a-gestao-educacional-e-a-ldb#ixzz3b1Z2FczI. Acesso em 23.05.2015
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/pne-meta-2-691896.shtml.
Acesso em 24.05.2015
http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/30951/desvendendo-o-pne-meta-2-traz-desafios-historicos-ao-brasil/. Acesso em 24.05.2015
http://www.infoescola.com/educacao/quem-sao-os-culpados-pelo-fracasso-da-educacao/. Acesso em 24.05.2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais