Buscar

AV - CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0501_AV_» CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: - ÁTILA ARCANJO OLIVEIRA
Professor:	
Turma: 9004/AD
1. Dentro do ambiente de Marketing qual a importância do Ambiente Econômico ? Dê três exemplos de variáveis importantes em nosso contexto econômico.
Gabarito: Provavelmente, a economia é a mais clara influente categoria de variáveis ambientais que afetam os membros de um canal. Não existe um dia sem que o estado da economia publique informações que atraiam o interesse de membros, consumidores, gestores de empresas produtoras e fabricantes. Todos esses envolvidos ficam muito atentos ao que se passa na economia. Desde um fabricante que levanta dinheiro para capital de giro quanto consumidores que estão em busca de crédito para financiar as suas compras. Inflação, Taxa de Juros e Taxa de Câmbio.
2. Defina apenas um dos tipos concorrência: Vertical, Horizontal ou Multicanais.
Gabarito: Há conflito de canais vertical quando não existe entendimento entre os mesmos níveis de canais. Uma montadora entre em conflito com seus revendedores ao tentar impor políticas de serviços, propaganda e preços. O conflito de canal horizontal existe quando há desentendimento entre diferentes níveis do mesmo canal. Revendedores de veículos da mesma cidade reclamaram de outros revendedores que estavam adotando políticas mais agressivas de preços. O conflito de multicanais ocorre quando o fabricante estabelece dois ou mais canais que concorrem entre si para vender o mesmo produto. Provavelmente, o conflito multicanais é mais intenso quando os participantes de um canal baixam os preços (em função de maior volume de compras) ou estão dispostos a trabalhar com margem menor
3. O ¿Marketing Mix¿ tem algumas outras denominações pelos estudiosos de Marketing. Uma denominação mais comum em nossa língua é Composto de Marketing ou Composto Mercadológico. Escolha o texto que mais expressa as suas funções.
A) O projeto de um Marketing Mix corresponde ao fato da empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores.
 B) Entre as várias alternativas, a administração deve selecionar uma combinação de fatores que vão satisfazer os mercados-alvo e atingir os objetivos de marketing e da organização.
C) Significa o conjunto de ações por meio das quais a Gerência de Marketing pode obter melhor ajustamento entre a oferta que sua empresa faz ao mercado e a demanda existente
D) Cada fator do Marketing Mix contém todas as alternativas para efetuar as estratégias.
E) Compreende as variáveis de controle da área de Marketing para desenvolvimento de suas atividades.
4. Pedro acabou de receber uma quantia significativa de herança e está pensando em entrar no ramo de eletrodomésticos. Para tal precisa decidir em que tipo de canal de distribuição sua empresa irá atuar. Ele pensa em vendas unitárias para seus clientes, e também pensa que o contato com eles pode se dar através de uma loja física. Neste caso, ele deverá optar por que tipo de Canal de Distribuição?
 
A) Com consultores de porta em porta.
B) Varejo.
C) Venda Direta.
D) Atacado.
E) E-mail marketing.
5. Qual a alternativa que cita apenas os tipos de varejo com loja ?
 
 A)	Agentes, Corretores e Representantes.
 B)	Filiais e Escritórios de Vendas dos Fabricantes
 C)	Loja de Departamento e Loja de Especialidade
 D)	Marketing Direto e Venda Automática
 E)	Organização de Franchising e Lojas de Redes Corporativas
6. O desenho de canal refere-se às decisões que envolvem o desenvolvimento de novos canais onde não há nenhum anteriormente ou a modificações de canais existentes. Na fase de AVALIAR AS ESTRUTURAS no planejamento de um canal de marketing, existem seis categorias básicas que podem ser formadas para a análise de estruturas de canal, dentre os quais pode-se assinalar, EXCETO:
 A)	Variáveis de Mercado
 B)	Variáveis da Empresa
 C)	 Variáveis de Produto
 D)	 Variáveis dos Intermediários
 E)	Variáveis de Propaganda
7. Um fabricante de produtos de alta qualidade para cabelos adota a política de vender através de intermediários profissionais. Assim, os melhores salões de beleza e as lojas especializadas são selecionadas para representar os seus produtos. A empresa descobriu que os seus produtos estavam sendo vendidos por uma rede de supermercados. A empresa processou a rede de supermercados. Os canais normalmente descrevem o movimento de produtos de sua origem até chegar ao usuário. Quantos níveis de canal utiliza a empresa ?
 
 A)	Três níveis de canal
 B)	Zero nível de canal
 C)	Um nível de canal
 D)	 Canais indiretos
 E)	 Dois níveis de canal
8. Esta é a estratégia mais típica usada para oferecer ao membro do canal um pagamento em dinheiro ou determinada porcentagem das compras dos pedidos específicos. São oferecidas para encorajar os varejistas a comprar mais, para dar aos produtos mais espaço na prateleira, para empilhá-los no chão da loja na frente, posicioná-los nos lugares mais visíveis das gôndolas ou para buscar outras atividades criativas. Ampla variedade de estratégias de comunicação e cooperação dos membros do canal exige o envolvimento dos membros do canal na comunicação dos produtos do fabricante. O texto descreve o tipo:
 
 A)	Participação dos Membros do Canal
 B)	Arranjos Especiais
 C)	 Propaganda Cooperada.
 D)	Concessões Promocionais.
 E)	 Promoções em Lojas.
9. Sistemas eletrônicos de apresentação e pagamento de faturas são usados para:
 A)	Baixar os custos de coordenação.
 B)	Enviar uma grande quantidade de contas duplicadas, avisos diversos e assinaturas de revista.
 C)	 Implementar fluxos de caixa.
 D)	Processar transações de venda on-line.
 E)	 Transferir grandes somas de dinheiro entre bancos.
10. Depois que o cliente tiver sido localizado, ou se determinar qual cliente deve ser procurado, o profisisonal de venda estará pronto para? Futrell (2003, p 200)
 A)	Fazer sua apresentação.
 B)	Trabalhar o cliente.
 C)	Planejar o contato de vendas.
 D)	 Apresentar o produto.
 E)	 Efetuar a venda.

Outros materiais