Buscar

AV - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0504_AV_» DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: - ÁTILA ARCANJO OLIVEIRA
Professor:	
Turma: 9003/AC
1. Um profissional da área de Desenvolvimento de Produtos e Marcas planeja lançar um novo produto no mercado. Elenque quais devem ser suas preocupações para a concepção deste produto.
Gabarito: Para lançar um produto novo no mercado, algumas preocupações do profissional da área de desenvolvimento de produtos e marcas são: detalhar as funções e particularidades do produto na fase de planejamento do processo, gerar alternativas para a execução das funções do produto, analisar as alternativas geradas, escolher a alternativa que atenda melhor ao cliente.
Fundamentação do(a) Professor(a): Para lançar um produto novo no mercado, algumas preocupações do profissional da área de desenvolvimento de produtos e marcas são: detalhar as funções e particularidades do produto na fase de planejamento do processo, gerar alternativas para a execução das funções do produto, analisar as alternativas geradas, escolher a alternativa que atenda melhor ao cliente.
2. Sobre a qualificação dos produtos é CORRETO dizer que os produtos de especialidades são:
 
A) Produtos de compra frequente, imediata e com um mínimo de esforço.
B) Produtos cuja compra é regular.
C) Produtos desconhecidos pelos consumidores.
 D) Produtos que exigem comparação entre qualidade, atendimento, preço, design, etc.
E) Produtos sobre os quais o consumidor está disposto a fazer um esforço extra com fins de aquisição.
3. Assinale a melhor resposta: Quais elementos fazem parte do Composto do Produto?
 merchandising, venda pessoal, promoção de vendas, RP, Propaganda
 
 
A) abrangência, consistência, extensão e profundidade.
B) produto, preço, praça e promoção
C) planejamento, início, meio e fim
D) descontos, promoção compre 2 pague 1, desconto por volume e parcelamento
4. A empresa GGT Locações está com problemas. Após quedas contínuas em seus lucros, resolveu analisar o seu mercado que, entre 2003 e 2005, era composto por quase 14 mil locadoras de filmes e hoje possui cerca de 6 mil lojas, resolveu tomar uma atitude. Não bastasse isso, grandes lojas começaram a vender DVD a preços baixíssimos, colocando filmes em cestos a R$ 9,90. O dono da empresa não queria fechar as portas e contratou um gerente de Marketing para pensar o negócio. O gerente, após fazer um estudo, identificou que a empresa encontrava-se no estágio de declínio no seu ciclo de vida de produtos. Nesse estágio, o gerente pode desenhar algumas estratégias para a reversão do quadro. Assinale qual alternativa descreve que estratégias seriam essas.
A)Redução do orçamento de promoção, baixa dos preços e busca por produtos inovadores em substituição aos atuais
 B)Investimento em comunicação e Acompanhamento do nível de aceitação do produto
 C)Busca de novos segmentos de mercado e aumento da cobertura por meio de novos canais
 D)Desenvolvimento de estratégias de preços e promoções para atrair novos consumidores
 E) Melhoria do mix de produtos e da qualidade agregar novos atributos
5. Produtos conhecidos geralmente possuem uma posição destacada na mente dos consumidores. Isso é Posicionamento e ele se dá de acordo com o diferencial do produto. Veja o seguinte slogan: Panificadora Tamu - 45 anos de tradição.
Uma empresa que se posiciona baseada em seu tempo de vida está utilizando o posicionamento:
 A) por benefício, que diz respeito ao produto posicionado como líder em determinado benefício
 B) por categoria de produto, que diz respeito ao produto posicionado como líder de determinada categoria de produto
 C) por uso/aplicação, que diz respeito ao produto posicionado como o melhor para algum uso ou aplicação
D) por atributo, que diz respeito ao produto posicionado como líder em determinado atributo;
 E) por usuário, que diz respeito ao produto ser o melhor para algum grupo de usuário
6. Ao planejar sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto. Cada nível agrega mais valor para o cliente, e os cincos constituem uma hierarquia de valor para o cliente. O nível onde as empresas procuram novas maneiras de satisfazer os clientes e diferenciar sua oferta (Kotler, 2000, p.416) é:
A) quinto nível
B) segundo nível
C) terceiro nível
D) quarto nível
E) Primeiro nível
7. Se os indivíduos possuem desejos e necessidades, então produtos são qualquer coisa disponível para atender esses desejos e necessidades. Assim, podemos dizer que um produto é aquele benefício que um consumidor está disposto a comprar. Porque o Produto é a essência de toda organização e inclui as decisões estratégicas em relação aos atributos físicos do produto. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
A) as duas afirmações são falsas
B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
C) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
E) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
8. As organizações devem desenvolver estratégias para os diferentes estágios do ciclo de vida, de forma a assegurar seu sucesso no mercado e aumentar a longevidade do produto que, incondicionalmente, morrerá pela superação de um concorrente ou pela troca por um produto substituto. Que estratégias são necessárias ao estágio de declínio?
Gabarito: Nesta fase, os produtos têm baixa participação de mercado e baixa taxa de crescimento, e são cinco as possíveis estratégias neste estágio: Dominar o mercado através do aumento dos investimentos e eliminando a concorrência; Continuar com o mesmo volume de investimento até que as incertezas do mercado sejam resolvidas; Focar os investimentos nos consumidores que são responsáveis pela grande parte do lucro, retirando os investimentos dos que menos contribuem; Desfazer-se do negócio mais rapidamente, recuperando os ativos da melhor forma possível antes que se percam mais investimentos; Conter o investimento da empresa como uma forma de recuperar o caixa.
Fundamentação do(a) Professor(a): Nesta fase, os produtos têm baixa participação de mercado e baixa taxa de crescimento, e são cinco as possíveis estratégias neste estágio: Dominar o mercado através do aumento dos investimentos e eliminando a concorrência; Continuar com o mesmo volume de investimento até que as incertezas do mercado sejam resolvidas; Focar os investimentos nos consumidores que são responsáveis pela grande parte do lucro, retirando os investimentos dos que menos contribuem; Desfazer-se do negócio mais rapidamente, recuperando os ativos da melhor forma possível antes que se percam mais investimentos; Conter o investimento da empresa como uma forma de recuperar o caixa.
9. O Grupo Boticário acredita que sustentabilidade não se faz isoladamente, e por isso mesmo tem investido constantemente em ações de engajamento e atuação do público com o qual se relaciona, implantando medidas necessárias para melhorar os impactos sociais e ambientais nos negócios, em sua respectiva cadeia de valor e na sociedade. Consultado em 22/08/14, disponível em: http://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2014/03/Cadeia-de-Valor_Boticario.pdf De acordo com o texto acima sobre cadeia de valor, assinale a alternativa INCORRETA:
 
A)Quando Porter conceitua a cadeia de valor, essa deve ser estendida ao comércio e prestação de serviços que podem buscar vantagens competitivas em qualquer etapa da cadeia, gerando novas oportunidades de negócios.
B)Fatores com matéria-prima adequada, fornecedores certificados, tecnologias utilizadas, funcionários qualificados nas funções desde o fornecedor até o ponto de venda, agregam valor aos produtos
C)Todos os fatores que envolvem uma cadeia de valor na fabricação ou na entrega de produtos e serviços tendem a valorizar a entrega ao consumidor.
D)Valor é como a empresa percebe um produto e a cadeia de valor é como realmente o ¿valor¿ ganha forma para o cliente.
E)Informação, materiais e processossão elementos fundamentais para agregar valor à produtos e serviços.
10. A partir de agora, as compras realizadas na função débito ¿ Visa Electron - dos cartões múltiplos destinados à pessoas físicas e jurídicas passam a ter os mesmos benefícios do cartão de crédito, como por exemplo, seguros e assistências de viagem. Consultado em 22/08/14, disponível em http://www.consumidormoderno.com.br/index.php/experiencia/na-pele-do-consumidor/item/27740-cartao-de-debito-agora-tem-mesmos-beneficios-do-credito O caso do Visa evidencia que criar e introduzir novos benefícios e conveniências ao consumidor também deve ser o foco do mix de marketing. Sendo assim, o composto de marketing é a combinação de _______________, das quais as empresas se utilizam para atingir seus objetivos nos mercados-alvo ¿ com foco no cliente.
A) Requisitos.
B) Variáveis incontroláveis.
C) Variáveis controláveis.
D) Estratégias.
E) Fatores.

Outros materiais