Buscar

1 Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Farmacologia:
A farmacologia é o estudo das substancias medicamentosas sobre o ser vivo, especialmente vertebrados. As interações das drogas com o ser vivo para produzir os efeitos terapêuticos, trajeto das drogas no corpo até a sua eliminação. 
Farmacocinética: O que o organismo faz com a droga (trajeto das drogas no corpo humano e sua eliminação). Ps. Um fármaco pode competir com os locais de ligação de proteínas do fármaco liberando-o para fazer efeito.
Farmacodinâmica: O que a droga faz com o organismo (interação com o sítio de ação).
Droga: Substancia química que exerce efeito no organismo vivo; Sentido restrito: medicamento/Sentido geral: Agente químico capaz de alterar as funções do organismo.
Fármaco:é o que se absorve do medicamentoEx: ácido acetil salicílico. Éo principio ativo do medicamento. Muitas reaçõesalérgicas são devias ao medicamento (misturas) e não do fármaco necessariamente.
Medicamento: É o que se administra. Ex aspirina (1897 Felix Hoffmann; 1899 Patente do Produto pela Bayer)-antipirética.
Séc XX- Produtos naturais protótipos foram substituídos por análogos sintéticos. No final do séc XIX-antipiréticos: fenacetina (1886), aspirina (1899)/1940-antibióticos. Nos últimos 50-60 anos, Anestésicos, sedativos, analgésicos, anti-inflamatórios... Brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento inicial da farmacologia: SinfônioOlimpio Cesar Coutinho, João Batista Lacerda, Alvaro Osório de Almeida e Miguel Osório de Almeida.
O objetivo da farmacologia é analisar aspectos farmacodinâmico e farmacocinético dos grupos de fármacos. Desenvolver no aluno capacidade de analisar criticamente e interpretar prescrições de medicamentos.
A farmacologia estuda a ação dos fármacos em diferentes seres vivos e seus efeitos colaterais e medicamentosos.
Formulação farmacêutica: Fármacos mais adjuvantes.
Adjuvantes: Substancias destituída de atividade farmacológica, influenciam a velocidade de absorção do fármaco modificando sua biodisponibilidade.
Formas farmacêuticas: é a forma final de como um medicamento se apresenta. Normalmente os fármacos não são administrados aos pacientes no seu estado puro ou natural, mas sim como parte de uma formulação. Ex. comprimidos, drágeas, cápsulas, colírios, pomadas e cremes.
Nomenclatura: usamos a do principio ativo, mas tem o comercial. 
Potencia: dose mínima da droga necessária para produzir efeito.
Eficácia: Capacidade de uma droga produzir o efeito máximo desejado.
Tipos de interação Fármaco-Receptor
a-) Agonista: drogas que ligam aos receptores desencadeiam efeito farmacológico.
Droga que é mais resistente à degradação do que as próprias substancias endógenas, imitando-as. Ex. a acetilcolina (produzida no neurônio) sofre exocitose e se liga a demais receptores a não ser que ela seja degradada. O medicamento para substituir Ach tem que ser resistente a acetilcolinase.
b-) Antagonista:Drogas que se ligam aos receptores e evitam a ligação de outras substancias.Não tem atividade intrínseca. Os denominados antagonistas tem a função contrária dos agonistas. Sendo estes bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista.
Age impedindo as substancias endógenas se ligando a receptores destas (a maioria dos medicamentos agem dessa forma).
Relação da farmacologia com outras ciências: Ex. fisiologia: Ação das substancias endógenas: neurotransmissores e hormônios; Bioquímica: Afunção biológica de um medicamento depende sempre de uma enzima. Ação de uma droga, inibindo ou ativando a função biológica, dependendo da sua capacidade de agir sobre enzimas; Patologia: Claude Bernard (1813- 1878) “As doenças são causadas pelo excesso de produtos tóxicos pelo organismo”. São substâncias de ação farmacológica conhecida. Ex.: processo inflamatório (dor, rubor e calor): excesso de vasodilatadores e dolorígenos como: bradicinina, histamina, mediadores químicos, que produzem aumento de leucócitos, hipertermia, hemorragia, necrose local alergia, excesso de histamina. A escolha da droga depende das variações biológicas e fatores genéticos de cada paciente, do diagnóstico, usos de múltiplas drogas.
Efeitos terapêuticos X efeitos colaterais
Efeito colateral: é previsto, já vem prescrito na bula.
Efeito adverso: O corpo da pessoa apresenta, mas não estava previsto.
Reações tóxicas: efeito exagerados, efeitos teratogênicos (causa más formações congenitas), reações locais, interação de droga.
Reações alérgicas: Idiossincrasia (depende do paciente), interferência com os mecanismos de defesa do indivíduo: antibióticos, corticoides.
Vias de administração-->órgão-alvo e sítio de ação efeito terapêutico
Absorção-> distribuição-> metabolização-> excreção;
Medicamentos:
Os diferentes medicamentos quando tomados em conjunto podem um influenciar a ação do outro.
*efeito aditivo: os medicamentos agem conjuntamente (1+1=2).
Fármaco A aplicado juntamente com o Fármaco B tem ação igual à soma das ações das mesmas doses dos Fármacos A e B, quando administrados separadamente.
*efeito antagonista: Um medicamento pode atrapalhar o efeito do outro (1+1<2)
*efeito aumentativo: A combinação de medicamentos pode ser somada resultando em efeitos melhores (1+1>2)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes