passei direto
16 pág.

passei direto


DisciplinaTecnologia em Gestão de Recursos Humanos604 materiais1.532 seguidores
Pré-visualização3 páginas
a água.
Programa de reciclagem coleta seletiva para que os resíduos sejam corretamente destinados recicláveis e não recicláveis.
	Reduzir o consumo de energia elétrica e de materiais não recicláveis.
	Utilizar tecnologia limpa,compra de materiais provinda de reciclagem e fontes renováveis, campanha de redução do uso de energia elétrica no ambiente da organização.
	Política Ambiental 
Política Ambiental
	Redução do custo por meio de reciclagem de subprodutos do processo industrial;
Redução do consumo de insumos que causem impactos ambientais;
Melhoria da qualidade de vida no trabalho;
Fortalecimento da imagem da empresa entre colaboradores, clientes e parceiros comerciais;
Melhoria na qualidade das relações com órgãos especializados em assuntos ambientais e órgãos governamentais e não governamentais.
Redução da emissão da poluição do ar causada por veículos automotores em sua frota de caminhões.
Programa de controle de emissão de gases, se comprometendo a utilizar combustíveis não poluentes e a manutenção mensal de sua frota de veículos.
Apresentação
Este trabalho foi realizado em uma das empresas do Grupo, no ramo de varejo com venda de produtos e serviços, nomeada e conhecida como Casas Bahia esta unidade localizada no Estado de São Paulo no município de Taboão da Serra uma empresa que temos como conhecimento algumas estratégias e procedimentos internos como colaborador deste grupo por volta de 15 anos.
Informações fornecidas pelo Sr. Manoel de Castro, exercendo o cargo de gerente geral na unidade de Taboão da Serra.
Viabilidade para a Implantação do Sistema de Gestão Ambiental. 
A estrutura identificada tem abertura da sua gestão para aplicar pequenas ações que valorizem o atual sistema de sustentabilidade já disseminado no Grupo GPA para todas as empresas do grupo, tendo a unidade de Taboão da Serra, apresentandoa campanha do lixo reciclável e destino de resíduos consciente, consiste na separação do lixo em reciclável e não reciclável por parte de seus colaboradores e na coleta de resíduos como pilhas, bateria de celulares dando o destino correto para que não haja a contaminação do solo e da água.
O ramo de venda de Eletro eletrônico, o foco do negócio, o alto consumo de energia tem se tornado um ponto a ser combatido e a racionalização deste custo elevado podegerar
meios alternativos de minimizar gastos, reduzir custos e impactos ambientais.
Conscientização dos funcionários através de treinamentos e placas indicativas é uma necessidade de integrar a equipe no sistema de Sustentabilidade e boa Gestão Ambiental, que aborda temas como economizar energia com medidas simples apenas modificando hábitos e a importância do que isso significa para o nosso presente e para o futuro do planeta.
Considerações Finais.
Esta unidade estudada possui grande abertura para que se possa implementar novas formas de melhorias na Gestão Ambiental, utilizando técnicas de gestão.
A forma atual de entender a gestão ambiental remete ao conjunto de ações preventivas e paliativas para minimizar os efeitos ambientais da atividade humana. A gestão ambiental é antes de tudo a gestão do comportamento humano, tanto dentro como fora das organizações, por isso a organização precisa ir além do seu ambiente produtivo em busca de novas tecnologias que possam beneficiar não somente a organização, mas também a comunidade.
Com tudo isso, concluímos que o Sistema Gestão Ambientalfaz parte de um esforço integrado e contínuo de toda cadeia produtiva de uma empresa na busca da excelência ambiental, que consiste na conquista de um Sistema de Gestão de Resíduos Industriais em que todos os seus processos são feitos de forma que não causem impactos ao meu ambiente (ISO 14001).
Apresentamos aos administradores os pontos críticos a serem considerados e as metas a serem alcançadas, e de forma a agregar valor a empresa.
Para os pontos críticos identificamos o consumo excessivo de energia elétrica, a falta de destino do lixo orgânico e material reciclável, como também o destino do uso materiais no ambiente da loja onde os colaboradores e clientes circulam diariamente.
Como proposta inicial, apresentamos como medidas simples e de fácil entendimento uma campanha de alerta para o consumo consciente do uso da energia elétrica criando uma cartilha que identifica os danos e os custos e também os benefícios.
No ambiente da loja a separação de reciclável e não reciclável, identificados para que todas as pessoas tenham acesso e possam colaborar dando o destino correto a resíduos como por exemplo, pilhas e baterias de celulares, incentivando não somente seus colaboradores como também a comunidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Cavaroto, Marilena Lima de Almeida. A Importância da Conscientização Ambiental para o Brasil e para o mundo. Disponível em: Anbientes.ambientebrasil.com.br/gestão/artigos/a-importancia-da-consciencia-ambiental-para-o-brasil-e-para-o-mundo.html. Acesso em 06 de Outubro de 2016 as 16:49. 
Leis Ambientais Brasileiras. Disponível em: www.embs.com.br/7-principais-leis-ambientais-brasileira/. De 11 de Fevereiro de 2015. Acesso em: 08 de Outubro de 2015 as 17:00.
Organização Linha e Staff. Disponível em: www.wikipedia.org/wiki/Organizacao-lina-staff. Acesso em: 06 de Outubro de 2015 as 15:40.
Padrões Ambientais. Disponível em :www.ibama.gov.br/padroes-de-qualidade-ambiental. Acesso em 06 de Outubro de 2015 as 17:24.
Pereira, Adriana Camargo. Sustentabilidade na prática: fundamentos, experiências e habilidades. Editora, Anhanguera Publicações, Ed.21, Ano:2012.
Pesquisa e Desenvolvimento. Disponível em: https:PT.m.wikipedia.or/wiki/pesquisa-e-desenvolvimento-wikipedia. Acesso em 06 de Outubro de 2015 as 16:19.
Revista Pesquisa e Desenvolvimento Engenharia de Produção Nº. 6, p. 22 \u2013 36, Jun 2007. Disponível em: http://www.revista-ped.unifei.edu.br/documentos/V05N01/n06_art02.pdf.> Acesso em: 16 de Setembro de 2015 as 15:30.