Buscar

prova discursiva empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 5/5
É possível que em um mercado no qual os serviços e os produtos tornam-se obsoletos muito rapidamente, as empresas com maior grau de competitividade são aquelas que têm como foco a inovação. Para Sertek (2011) este processo exige-se, sobretudo conhecimento, para se adequar rapidamente as mudanças. Assim, para administrar as mudanças os executivos veem delegando mais responsabilidades gerenciais aos níveis mais baixos. De forma que possam inovar, com rapidez o que é uma exigência do mercado.
Neste contexto, descreva a seguir o papel do líder e sua importância no processo.
Nota: 10.0
	Expectativa de resposta: Para Sertek (2011, p. 20) o líder, é aquele que conduz com capacidade e qualidade as mudanças nas instituições. Assim, em todos os setores organizacionais, verificamos a demanda crescente de líderes para regerem esses fatores competitivos. Ainda, Sertek (2011, p. 69) destaca que na concepção contemporânea que aspira por mudanças em todos os âmbitos e com mais e mais rapidez, podemos dizer que o líder é aquele que tem competência para conduzir mudanças.
Resposta: TEM QUE REGER, AS MUDANÇAS NAS EMPRESAS, SENDO ESSA FUNÇÃO, UMA PEÇA CHAVE PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES .
Questão 4/5
A maneira pela qual aquele que tem um cargo exerce sua influência sobre um colaborador em um determinado espaço ou esfera de atuação é expressa de formas diversas (modos). Por este motivo, é possível afirmar que há diversos tipos de autoridade. Entre esses tipos encontramos aquela que é conhecida como “autoridade de linha”.
Descreva o conceito/características da “autoridade de linha”?
Nota: 20.0
	Gabarito: Com base em (Sertek 2007, p. 59-60). Autoridade de linha é aquela que provém do cargo, ou da hierarquia da organização. É também conhecida como autoridade formal, que é sinônimo de autoridade de linha. Está sempre relacionada ao uso do poder, poder este oriundo da condição do cargo que alguém ocupa.
Resposta: BASEADO EM SERTEK 2007, AUTORIDADE DE LINHA É AQUELE QUE PROVEM DO CARGO OU DA HIERARQUIA DA ORGANIZAÇÃO, É TAMBÉM CONHECIDA COMO AUTORIDADE FORMAL, QUE É IGUAL A AUTORIDADE DE LINHA, ESTA SEMPRE ASSOCIADO AO USO DO PODER, PODE SER ESSE ORIUNDO DO CARGO QUE ALGUÉM OCUPA
Questão 3/5
Existem diversas atitudes que precisamos desenvolver e agregar como hábitos, mantendo a atenção fixa para gerar ideias que se transformem em potenciais negócios, produtos e serviços, são elas: Identificar necessidades; observar deficiências; observar tendências; derivar para algo similar à ocupação atual; procurar outras aplicações de um mesmo conceito de benchmarking;
Descreva a seguir as características da atitude “Identificar Necessidades”:
Nota: 16.0
	Resposta: Livro de Empreendedorismo, p. 125 - São fontes primeiras do desenvolvimento de novas atividades, pois partimos da demanda. Quem já está em um determinado ramo de negócio ou atividade profissional deve ficar “antenado” nas necessidades dos seus clientes. O sentir do mercado é a chave para a inovação e a implantação de novos produtos.
Resposta: OBSERVAR DEFICIÊNCIAS, OBSERVAR AS TENDÊNCIAS, DERIVAR PARA ALGO SIMILAR DA OCUPAÇÃO ATUAL,
PROCURAR OUTRAS APLICAÇÕES DE UM MESMO CONCEITO DE BENCHMARKING, ABRIR O LEQUE DE OPÇÕES.
Questão 2/5
Em geral, os negócios têm temporadas de maior demanda e outras de menor, em virtude do clima, ou determinadas épocas do ano em que a demanda é maior. Em outras palavras, há picos sazonais de demanda.
Considerando a sazonalidade de um empreendimento, descreva no mínimo duas (2) medidas que podem ser adotadas para atenuar seus efeitos negativos:
Nota: 20.0
	Gabarito: Desenvolver outro negócio com sazonalidade complementar ao negócio principal; Utilizar pessoal temporário nos períodos de maior demanda para evitar ociosidade nos períodos de baixa; Abrir o negócio só na temporada de alta demanda e fechar na de baixa. (SERTEK, Paulo. Empreendedorismo. 4. ed. Curitiba: Ibpex, 2007. p. 130-131).
Resposta: DESENVOLVER OUTRO NEGÓCIO COM SAZONALIDADE, COMPLEMENTANDO O NEGÓCIO PRINCIPAL, USAR A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA , PARA EM QUE NOS PERIODOS DE BAIXA DEMANDA NÃO TENHA A FOLHA DE PAGAMENTO SOBRE CARREGADA, SE POSSIVEL ABRIR O NEGÓCIO EM PERÍODOS DE ALTA , FECHAR
OU LOCAR EM PERÍODOS DE BAIXA.
Questão 1/5
De acordo com o que foi estudado sobre “poder nas organizações”, a forma pela qual aquele que tem um cargo exerce sua influência sobre um colaborador em um determinado espaço ou esfera de atuação é expressa de maneira diferente, podendo ser: Autoridade linha, Autoridade staff ou Autoridade do conhecimento.
Descreva a seguir as características do tipo de Autoridade Staff:
Nota: 10.0
	Resposta: Livro de Empreendedorismo, p. 62 - AUTORIDADE DE STAFF: é oriunda da responsabilidade que assumem os colaboradores que “fornecem aconselhamentos ou serviços aos administradores de linha”. Essa autoridade tem como fator distintivo o saber. Dessa forma, eles têm como compromisso responder a “como” deve ser executada a tarefa e não “ao que” deve ser feito, oferecendo juízos, elucidações e conhecimentos explícitos ou implícitos.
Resposta: ESSA AUTORIDADE TEM O FATOR DISTINTIVO, O SABER.
Orientações para realização da avaliação.
A avaliação terá o tempo limite de 0 minutos por tentativa. Ao final desse tempo a avaliação será salva automaticamente e as questões não respondidas serão consideradas como erradas durante a correção. 
Você está na tentativa 0. Essa avaliação permite no máximo 0 tentativa(s) e será considerada para fins de lançamento a maior nota alcançada dentre as tentativas realizadas.
Aceito iniciar a avaliaçãoCancelar 
Para realizar essa avaliação é necessário estar no polo e o tutor deve autorizar o início.
Caso você esteja no polo, chame o tutor para autorizar o início da avaliação.
RU 
Senha 
Conheça o novo AVA

Outros materiais