Buscar

SJJ - Caso Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS MENEZES CORTES
SOCIOLOGIA JURIDICA E JUDICIARIA
PROFESSORA YARA MARIA MARQUES SOARES
ALUNO: ALBERTO VERONEZES
Aula 4
Resolução dos Casos Concretos
Caso 1
Resolução:
Como apontado no texto, sobre o voto distrital em que o deputado Junior Mochi (PMDB), defende a adoção, de acordo com Cavalieri Filho, in Programa de Sociologia Jurídica, no voto misto os Estados são divididos em regiões e somente uma parte dos candidatos, geralmente a metade, é eleita por votação majoritária, sendo que a outra metade (ou fração estipulada em lei) é escolhida pelo sistema proporcional.
No voto distrital há duas modalidades, sendo a primeira chamada votação uninominal em que cada partido indica seu candidato para escolha do eleitorado, e a segunda denominada votação plurinominal, também chamado de sistema de lista, em que cada partido apresenta aos eleitores sua lista de candidatos. As listas podem ser fechadas ou abertas.
No sistema plurinominal fechado, não deixa margem para uma verdadeira democracia pois o partido escolhe os candidatos que quer eleger e o eleitor vota no partido; na há voto nominal, somente voto na legenda; fortalece o partido, de certa forma, assim que acaba elegendo os representantes é o partido e não o povo.
Caso 2
Alternativa A

Outros materiais

Outros materiais