Buscar

SJJ - Caso Aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS MENEZES CORTES
SOCIOLOGIA JURIDICA E JUDICIARIA
PROFESSORA YARA MARIA MARQUES SOARES
ALUNO: ALBERTO VERONEZES
Aula 7
Resolução dos Casos Concretos
Caso 1
Resolução:
Como foi dito pelo Tenente-Coronel citado no texto, o cinto de segurança com certeza salva vidas, sendo esse o principal efeito positivo da norma.
Sim, pois a própria população nota que seu uso traz mais segurança pra os passageiros do veículo, causa menos acidentes e também pela eficácia em se regulamentar a norma, e penalizar aqueles que a descumprem.
Caso 2
Não, pois o fato de notarmos que a procura feita por casais que enfrentam problemas de esterilidade ter aumentado, mostrando uma nova face da sociedade brasileira, torna a norma anacrónica, visto que seu valor para sociedade é outro, diferente do pensamento da sociedade da década de 40 quando foi instituído o Código Penal, Hans Welzel, doutrinador do princípio da adequação social, disse: “Apesar de uma conduta estar perfeitamente amoldada ao modelo legal, não será considerada típica se for socialmente adequada ou reconhecida, isto é, se estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada.”, Sendo assim a norma do art. 242 do CP, nesse caso em questão ineficaz e inválida.
Os efeitos positivos da norma supracitada, é que nos casos de subtração de recém-nascidos, tem-se um crime tipificado podendo o agente sofrer uma sanção, não deixando lacunas à preencher nesse caso, contudo há o lado negativo, como já foi discutido, v.g., da mesma norma poder ser atribuída a casos totalmente novos para o Direito Penal.

Outros materiais

Outros materiais