trabalho em grupo contabilidade aplicada 5e6
37 pág.

trabalho em grupo contabilidade aplicada 5e6


DisciplinaContabilidade / Ciências Contábeis102.891 materiais698.594 seguidores
Pré-visualização9 páginas
\ufffdPAGE \ufffd
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	\ufffd
42	DESENVOLVIMENTO	\ufffd
42.1	EMBRAPA ENQUADRAMENTO DA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA	\ufffd
62.2	NORMAS QUE REGEM OS ASPECTOS CONTABEIS DA ENTIDADE	\ufffd
92.3	ATIVIDADES DA EMPRESA	\ufffd
112.4	FORMA DE CONTRATAÇÃO PESSOAL	\ufffd
142.5	REGIME JURIDICO	\ufffd
152.6	Balanço Social, ano 2010 e 2012	\ufffd
172.7	SISTEMA DE INFORMAÇÃO	\ufffd
182.8	INVESTIMENTOS	\ufffd
182.6 PATRIMÔNIO LÍQUIDO	\ufffd
182.9	DRE \u2013 Demonstrativo de Resultado do Exercício	\ufffd
192.10	Importância das Notas para a Empresa e seus Investidores	\ufffd
192.11	CONTABILIDADE DO SETOR PÚBLICO	\ufffd
232.12	COMPARATIVO DE INVESTIMENTO DO BALANÇO SOCIAL NAS AREAS SOCIAIS E AMBIENTAIS 2012 E 2013	\ufffd
242.13	NOTAS APRESENTADAS NO BALANÇO SOCIAL DA EMBRAPA	\ufffd
262.14	OBRIGATORIEDADE DO BALANÇO SOCIAL EM UMA EMPRESA DE ECONOMIA PUBLICA	\ufffd
292.15	importancia da agricultura familiar para o cenario brasileiro	\ufffd
312.16	QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA FAZENDA NOVA ESPERANÇA.	\ufffd
343	CONCLUSÃO	\ufffd
35REFERÊNCIAS	\ufffd
\ufffd\ufffd
INTRODUÇÃO
 O acontecimento da criação de empresas públicas pode ser aceito sob dois ângulos apontados, mas claramente complementares: um de natureza econômica e outro de natureza técnico-administrativa. Agricultura constitui um conjunto de meios aplicados para obtenção dos produtos da natureza, que é uma atividade complexa, tanto do ponto de vista técnico como econômico. Abrange não somente ligada àquela, como também a atividade complementar de preparação e transformação de alguns produtos agrícolas, sendo esta última atividade indústria agrícolas.
 O trabalho tem como finalidade fornecer os usuários informações sobre as considerações, e enquadramento da Embrapa diante da administração pública direta e indireta, à adequada normas no balanço social da empresa e a importância desse balanço para a empresa diante da economia. O modo de organizar e conduzir as organizações tem influência direta no momento de suas operações, estas devem somar um comportamento gerencial mais coeso e abrangente, que busque a efetividade de seus procedimentos essências.
 A gestão por procedimento na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como uma forma organizacional de base à transformação e modernização da Empresa adequada de proporcionar maior flexibilidade na gestão e permitir melhores resultados, incluindo como base o foco no mercado e a ênfase nas importâncias fundamentais de eficiência e eficácia. 
Agrícola não corresponde exatamente às atividades abrangidas por ela, porque se refere mais particularmente á cultura vegetal. As expressões rural e agrária correspondem mais à realidade, porque têm um sentido mais amplo, abrangendo as atividades de cultivação do solo, a pecuária e as atividades agroindustriais. Tendo em vista que a agricultura sempre foi um dos principais alicerces da economia no mundo.
Todavia, houve a necessidade da criação de uma empresa que alavancasse tecnologicamente este setor de produção então nasceu a EMBRAPA no Brasil fazendo com que aumentassem ainda mais a produção e melhorassem geneticamente os produtos. A Contabilidade do Setor Público, Contabilidade de Entidades Diversas e Contabilidade Ambiental. 
DESENVOLVIMENTO
 EMBRAPA significa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem como missão: "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira".
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) é uma instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Criada em 26 de abril de 1973, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira.
 Tem como missão "Viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira".
EMBRAPA ENQUADRAMENTO DA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA 
 Dentro da Administração Pública Federal existe a constituição da administração direta e indireta. Sendo que a administração direta vai compreender a Presidência da República, a Casa Civil, os Ministérios e demais Órgãos Públicos. Enquanto que a administração indireta compreende as Autarquias, as Empresas Públicas, as Sociedades de Economia Mista e as Fundações. 
 Foi justamente na década de 1970, com a grande intensificação da agricultura no Brasil e com o crescimento acelerado da população e da renda per capita, atrelado a abertura para o mercado externo que se viu necessários investimentos nas áreas das ciências agrárias, pois sem investimentos em ciências agrárias, o País não conseguiria reduzir o diferencial entre o crescimento da demanda e o da oferta de alimentos e fibras, o que prejudicaria a economia.
Foi nesse cenário que o Ministério da Agricultura, Antônio Delfim Netto ministro na época, reuniu um grupo que buscava debater a importância do conhecimento científico para apoiar o desenvolvimento agrícola e o crescimento econômico.
Muitos foram os problemas levantados pelo grupo, mas a falta de conhecimento técnico foi determinante, uma vez que, não havia profissionais técnicos suficientes para repassar aos agricultores todos os conhecimentos necessários.
 É assim que o então ministro da Agricultura, Luiz Fernando Cirne Lima, estabelece um grupo de trabalho para definir objetivos e função da pesquisa agropecuária identificar limitações, sugerir providências, indicar fontes e formas de financiamento, e propor legislação adequada para assegurar a dinamização desses trabalhos. 
Vai ser em 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº  5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. 
A Embrapa que tem como missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.
 O artigo 7º estabelecia um prazo de 60 dias para a expedição dos estatutos e determinava que o decreto fixasse a data de instalação da empresa. 
O Decreto  nº 72.020, datado de 28 de março de 1973, aprovou os estatutos da Empresa e determinou sua instalação em 20 dias. Este foi atualizado em 04 de agosto de 1997 pelo Decreto n° 2.291.
As empresas estatais ou governamentais são constituídas em duas modalidades, nos exatos termos dos incisos II e III, do artigo 5º, do Decreto Lei nº 200, de 25/02/1967, a saber:
II-Empresa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por Lei para a exploração de  atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por  de contingência  ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas  admitidas em direito;
III-Sociedade de Economia Mista- a entidade dotada de personalidade  jurídica de direito privado, criada por  Lei para a exploração  de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações  com direito a voto  pertençam em sua maioria, à União ou entidade da Administração Indireta; 
O patrimônio de ambas é constituído com recursos públicos (na empresa pública) ou públicos acrescidos de particulares (no caso de sociedade de economia mista).
 Ambas também possuem personalidade jurídica de Direito Privado. Tais empreendimentos, ainda que voltados para a prestação de serviço público admitem lucro em sua atuação.
 Vemos, portanto que a ação da Administração Pública não é representada apenas