Buscar

Aula 12-Teoria Contingencial e dos Sistemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 13
 TEORIA DOS SISTEMAS E ENFOQUE CONTINGENCIAL 
 Contextualização 
As variáveis do contexto histórico que influenciaram o surgimento do pensamento sistêmico são: 
1- Conscientização acerca da interdependência global pós-Segunda Guerra Mundial - influencia a divulgação do conceito de sistemas abertos em diversas disciplinas (modificações de uma parte do sistema se refletiam em outras partes).
2- Contramovimento relacionado com a excessiva especialização das disciplinas – o pensamento sistêmico nasce como contra-resposta à excessiva especialização das disciplinas científicas. Partia-se do pressuposto de que existiam regras aplicáveis a todas as áreas de conhecimento. 
3- Influência da obra de Von Bertalanff - em duas obras - artigo “The theory of open systems in physics and biology” (1950), publicado na revista Nature, e o livro “Teoria geral dos sistemas” – Bertalanffy desenvolve as idéias principais da teoria geral dos sistemas, onde faz considerações sobre a física, a biologia e as ciências sociais, concebendo o modelo do sistema aberto como um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente.
1. A teoria dos sistemas: as teorias administrativas e organizacionais anteriores focam aspectos internos da organização, sem considerar as relações que a organização estabelece com o contexto no qual se insere, nem a influência desse contexto no desempenho dessa última. 
 A teoria dos sistemas fornece um meio para interpretar as organizações e vai contribuir para uma abertura das visões interna e externa. Essa abordagem vê a organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas. Dessa forma, os administradores podem perceber a organização como um todo, composto por partes cuja atividade afeta, de forma inter-relacionada, a atividade de toda a organização e, paralelamente, como parte de um sistema maior que é o ambiente externo. 
 Um sistema fechado se refere à falta de interação da organização com o ambiente externo. O sistema aberto refere-se à dependência que ela tem com relação aos insumos do contexto onde se insere (matérias-primas, recursos humanos, capital, produtos e serviços). 
Alguns conceitos-chave utilizados na teoria de sistemas são: entrada, saída, feedback ou retroação, homeostase. 
 A organização é vista como um conjunto de partes ou elementos que forma um todo unitário ou complexo, que interage de forma dinâmica com seu ambiente. Em outras palavras, a organização é um sistema complexo composto por diversos subsistemas em contínua interação. O trabalho do administrador é assegurar que todas as partes da organização sejam coordenadas internamente de forma a alcançar os objetivos organizacionais.
 A teoria dos sistemas ajuda a compreender a organização em uma contínua relação com o ambiente em que está inserida. Os diversos elementos que fazem parte ou representam o sistema da organização (como acionistas, fornecedores, consumidores, comunidades locais, agências reguladoras) devem ser estudados e analisados para desenvolver uma rede de relacionamentos que permita e facilite o alcance 
 Uma propriedade dos sistemas abertos se refere às diversas formas possíveis de alcance do mesmo objetivo, contrariando “a única melhor forma de administrar” da administração científica. 
2. Enfoque contingencial: a frase “não existe uma única melhor maneira de administrar e organizar” marca a perspectiva contingencial, em clara oposição às idéias das escolas clássicas de administração. Percebeu-se que métodos e técnicas altamente eficazes em uma situação deixavam de funcionar em outras. A máxima “tudo depende” parece intuitivamente lógica 
 É tarefa do administrador analisar a situação e suas circunstâncias específicas, em dado momento, para identificar quais técnicas trariam os melhores resultados sob as condições daquela situação. 
 Os autores da perspectiva da contingência contribuem para os estudos de administração por meio de um conjunto de pesquisas empíricas que identificam as principais contingências, isto é, as características situacionais (internas e externas) que podem influenciar uma organização. 
 Emery Trist e Fred Emery analisaram a relação dos ambientes sociotécnico e econômico com os tipos mais adequados de estrutura organizacional. Joan Woodward e seus colaboradores reconheceram a relação entre os tipos de tecnologia adotados por uma organização e variáveis, como os níveis de autoridade entre o topo e a base, amplitude de controle, forma de definição de tarefas, volume de comunicações escritas e extensão da divisão de funções entre especialistas. 
 Tom Burns e G. M. Stalker diferenciaram o modelo mecânico e o modelo orgânico da organização, o primeiro adequado a situações relativamente estáveis de mercado e tecnologia, e o segundo adequado a mercados turbulentos. Lawrence e Lorsch conceituam o próprio ambiente onde a organização se insere como heterogêneo e percebem que há uma relação entre os níveis externos à organização (incerteza, diversidade, turbulência do meio ambiente e tipo de pressão sofrida pela organização) e os níveis internos de integração e diferenciação que caracterizam o grau de especialização de uma empresa. 
CONTINGÊNCIAS E SUA INFLUÊNCIA EM ORGANIZAÇÕES
1.Incerteza e complexidade do ambiente externo 
O grau de incerteza e de complexidade do ambiente em que a organização se insere pode influenciar o processo de administração. Ambientes mais estáveis e previsíveis demandam estruturas mais burocratizadas, com divisões claras de tarefas, papéis e responsabilidades, cadeia definida de comando e controle, ao contrário de ambientes turbulentos, caracterizados pelo alto grau de incerteza e complexidade, que requerem maior grau de inovação, em geral próprio às estruturas organizacionais mais flexíveis e enxutas, caracterizadas pela delegação de poder. 
2.Tamanho da organização 
Pode ser medido em termos de número de pessoas, volume de receitas, entre outros. O aumento do tamanho de uma organização traz problemas de coordenação. Por exemplo, o tipo de estrutura organizacional adequado para uma organização de 10 mil empregados seria ineficiente em uma organização composta por 20 indivíduos. 
3.Tecnologia 
Refere-se ao processo de transformação de insumos em produtos e pode ser diferente de uma organização para outra, variando de tecnologias mais rotineiras até mais complexas e customizadas. Cada uma dessas tecnologias demandará diferentes estilos de liderança, sistemas de controle e estruturas organizacionais. 
4.Tarefa 
O tipo de tarefa que uma organização procura realizar também influenciará sua forma de administração. Tarefas complexas requerem estruturas que possam incentivar maior coordenação entre os membros da organização, em busca de soluções mais inovadoras e complexas. 
5.Características do ambiente interno 
As características do ambiente interno da organização, em termos de pontos fortes e fracos que a organização apresenta em dado momento, também vão influenciar as estratégias que a administração deve adotar. 
 Atividades
1) Qual é a contribuição dos estudos sobre motivação e liderança para a administração? 
2) Qual é a relação existente entre a Segunda Guerra Mundial e o desenvolvimento da abordagem quantitativa da administração? O que é a pesquisa operacional? 
3) Quais são as principais contribuições da teoria dos sistemas para o pensamento administrativo? Em que essas contribuições diferem das contribuições clássicas de administração? 
4) O que é o enfoque contingencial? Quais são as principais contingências identificadas pelas pesquisas nessa área?

Outros materiais