Buscar

Eficiencia Energetica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Eduardo Souza
Gabriel Pires
Karen Santini
Laís Carvalho
Lucas Lúcio
Maria Eduarda
Talita Canuto
Yago Warles
 O conceito de Eficiência Energética, foi criado para que o consumo de energia seja repensado em prol da sustentabilidade.
 Consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia. Como o exemplo de ação, está a modernização de equipamentos e processos no sentido de reduzirem o consumo. Os programas voltados para o consumo consciente também contribuem para a economia.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
2
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Dentre as diversas formas de energia interessam, em particular, aquelas que são processadas pela sociedade e colocadas à disposição dos consumidores onde e quando necessárias, tais como a eletricidade, a gasolina, o álcool, óleo diesel, gás natural e etc. 
A energia é usada em aparelhos simples (lâmpadas e motores elétricos) ou em sistemas mais complexos que encerram diversos outros equipamentos ( geladeira, automóvel ou uma fábrica).
3
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Estes equipamentos e sistemas transformam formas de energia. Uma parte dela sempre é perdida para o meio ambiente durante esse processo. Por exemplo: Como o objetivo da lâmpada é iluminar, uma medida da sua eficiência é obtida dividindo a energia da luz pela energia elétrica usada pela lâmpada.
Da mesma forma pode-se avaliar a eficiência de um automóvel dividindo a quantidade de energia que o veículo proporciona com o seu deslocamento pela que estava contida na gasolina originalmente.
4
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Outra fonte de desperdício deriva do uso inadequado dos aparelhos e sistemas. Uma lâmpada acessa em uma sala sem ninguém também é um desperdício, pois a luz não serve ao seu propósito de iluminação. 
Também um veículo parado em um engarrafamento está usando mais energia do que a necessária por conta do tempo que fica parado no congestionamento.
Vale notar que esses efeitos se multiplicam à medida que a energia vai migrando por todos os setores da economia.
5
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Para incentivar a eliminação de desperdícios, assim como reduzir os custos e os investimentos, foi criado em 1985 o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.
Dentro desta iniciativa do governo federal, foi elaborado o Selo Procel, que orienta o consumidor na compra de produtos, sinalizando aqueles com melhores níveis de eficiência energética. Também estimula o desenvolvimento tecnológico de produtos mais eficientes e, como consequência, a preservação ambiental.
6
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O principal desafio da construção civil, um dos setores com maior demanda de energia do mundo, é aumentar a eficiência energética durante e após a obra.
O setor construtivo é responsável pelo consumo de quase metade do total de quilowatts produzido no mundo. De acordo com dados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as edificações consomem 42% de toda a energia gerada. O uso residencial corresponde por 23% do total produzido no país, enquanto os setores comercial e público respondem por 11% e 8% respectivamente.
7
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Foi pensando nesse cenário que surgiu a ideia de trazer o Brasil a CasaE, Casa de Eficiência Energética, que reúne inovações em construção sustentável e energeticamente eficiente.
A ideia é mostrar como a indústria 
pode contribuir com pesquisa e
tecnologia para a sustentabilidade 
nas construções.
8
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
As soluções aplicadas permitem uma redução de até 70% no consumo de energia. São tecnologias inteligentes como as microcápsulas poliméricas com a parafina em seu interior e que, adicionadas ao gesso, mantêm a temperatura dos ambientes internos, a partir da troca de calor com a área externa. A solução chega a diminuir em 1/3 o uso do ar-condicionado.
Outra contribuição é dos pigmentos adicionados à tinta que bloqueiam a absorção dos raios solares, mantendo a superfície pintada fria, mesmo quando forem escolhidas cores escuras, como preto ou cinza.
O sistema construtivo, com blocos de poliestireno expansível (EPS) e grafite, garante o isolamento térmico da casa acima de 20% em comparação ao produto convencional, o que também auxilia na economia de energia. Iluminação natural, janelas e portas com vidros duplos para manter a temperatura e eletrodomésticos adequados são outros fatores que contribuem para a redução do consumo energético.
9
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA EDIFICAÇÃO
O ar condicionado e a iluminação artificial, são os grandes gastadores de energia nas residências, chegando a mais de 60% do total gasto.
Para solucionar esses problemas, podem ser utilizados na construção desses edifícios, um vidro de dupla camada que impede a passagem do calor ou o vidro com a malha de aço.
Já para os gastos com ar condicionado, pode ser utilizado o sistema de ventilação cruzada, que permite que o vento entre por uma janela, circule toda a casa e saia novamente, deixando o ambiente mais fresco.
A utilização do telhado verde também interfere com
o gasto com ar condicionado, pois a umidade que o 
telhado recolher deixará o ambiente mais úmido e fresco.
10
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Para abaixar o consumo de energia com água quente, pode-se utilizar aquecedores solares na residência. A energia pode vir de campos eólicos, que geram uma energia renovável. A utilização de brises também é importante, pois eles permitem a passagem da luz e do ar, mas impede a radiação solar de entrar.
As pessoas devem ficar atentas na hora da compra de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos, na classificação de consumo de energia e comprarem sempre nos índices A, B ou C.
11
ENERGIA EÓLICA
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente. Sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia.
O único ponto fraco das turbinas que geram energia através dos ventos é a poluição sonora e a poluição visual. Mas a poluição sonora gerada pelas turbinas, de acordo com a especificação do equipamento, pode inviabilizar a construção destes sistemas muito próximos de regiões habitadas por causar desconforto aos moradores. Entretanto, existem modelos aerogeradores de hélices de alta velocidade que produzem menor ruído e são até mais eficientes que os modelos de turbinas de múltiplas pás, mais barulhentos.
ENERGIA FOTOVOLTAICA
O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se e , por sua vez, gera a corrente elétrica.
As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. As diferentes formas com que são montadas as células se prestam à adequação do uso, por um lado maximizando a eficiência e por outro se adequando às possibilidades ou necessidades arquitetônicas. Quanto aos sistemas fotovoltaicos, estes podem ser divididos em dois grandes grupos: 
sistemas isolados (off-grid);
sistemas conectados à rede (grid-tie).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais