Buscar

Prova de Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0284_AV_201301834432 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301834432 - DEBORA VIEIRA RODRIGUES
	Professor:
	KELES FIRMINA ROSA SOARES
	Turma: 9027/AF
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 12/06/2015 14:09:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201302538831)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os surdos, portanto, formam uma organização social autêntica, em um conjunto de atributos culturais inter-relacionados nos quais prevalecem as construções significativas de uma comunidade minoritária, que "passa pela mudança de paradigma da deficiência para o de minoria linguística e cultural". (KAUCHAKJE apud SILVA, KAUCHAKJE e GESUELI, 2003, p. 58). Com base nesse texto, debata a relação LIBRAS e a comunidade surda.
		
	
Resposta: Libras é a primeira lingua da comunidade surda,por isto é importante que esse tenha acesso desde cedo a sua lingua materna,para que assim possa desenvolver o seu cognitivo,e alcançar o aprendizado igualmente com os ouvintes.E assim também possa ter boa aceitação no meio da sociedade.
	
Gabarito: Os surdos são aquelas pessoas que participam da cultura e da comunidade surda, constituem sua identidade social a partir da experiência visual e das interrelações sociais com outros surdos através da LIBRAS e tem esse idioma como língua natural e de expressão de ideias, pensamentos e outros aspectos inerentes à comunicação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302543550)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A escola é um lugar de descobertas, onde os alunos ampliam suas relações sociais, linguísticas e comunicativas, a partir da interação não só com alunos, como também com os professores. Discorra acerca de ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena:
		
	
Resposta: O interprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre o surdo e o outinte.
	
Gabarito: Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302528049)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa em que a datilologia representada abaixo corresponde ao "formato" que as mãos assumem no momento da produção de sinais:
		
	 
	Configuração de Mão
	
	Ponto de articulação
	
	Orientação
	
	Movimento
	
	Expressão facial e corporal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302538142)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas comunidades surdas é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL PESSOAL. Conforme descrito na Informação Cultural do vídeo onde foram ensinados os sinais de Apresentação Pessoal, assinale a ÚNICA opção que explica esse hábito cultural:
		
	
	Esse SINAL é o sinal de nascimento.
	
	Esse SINAL se refere aos semáforos que organizam o trânsito urbano.
	 
	Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de batismo dentro das comunidades surdas.
	
	Esse SINAL assume a subjetividade cultural da pessoa ouvinte.
	
	Esse SINAL pode ser entendido como aspecto da cultura dos ouvintes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302538275)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Declaração de Salamanca foi uma assembleia cujo tema principal foi a Educação Especial, realizou-se em 1994, na Espanha. Nessa Declaração, tem-se como uma das principais premissas voltadas para as pessoas com deficiência e surdas a seguinte assertiva:
		
	
	Escolas Especiais são espaços de manutenção das pessoas com deficiência e surdas.
	
	Escolas inclusivas devem julgar se os alunos com deficiência e surdos podem frequentar as salas de aulas com alunos sem deficiência e ouvintes.
	
	Escolas Especiais devem ter a exclusividade da matrícula dos alunos com deficiências e surdos.
	
	Escolas regulares não podem matricular alunos com deficiência e surdos.
	 
	Escolas regulares que possuam orientação inclusiva, constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades acolhedoras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302538200)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O intérprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre surdos e ouvintes. Ele realiza a interpretação entre dois idiomas distintos, na arte de transferir o contexto linguístico discursivo para os usuários das respectivas línguas. Com base nessa afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa correta em relação a presença de intérprete de LIBRAS:
		
	
	Os deficientes auditivos podem usufruir da presença do intérprete de LIBRAS, mesmo sendo surdos oralizados, não usuários da LIBRAS.
	
	Os professores e alunos ouvintes não poderão usufruir dos serviços e competências interpretativas do intérprete de LIBRAS, já que nunca tiveram interesse pela LIBRAS.
	 
	É fundamental que o surdo tenha precocemente acesso à LIBRAS, para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	
	Os surdos oralizados, também compreendidos como deficientes auditivos, seguem um modelo ouvintista sobre a surdez, mas podem aprender a LIBRAS na fase adulta, no entanto não tem direito a usufruir da presença do intérprete de LIBRAS.
	
	O surdo pode ter domínio básico da LIBRAS, desde que tenha precocemente acesso à língua portuguesa para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302528179)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito:
		
	
	A LIBRAS pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS como língua natural não é uma instituição social e pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS não faz parte dessa abordagem linguística, portanto, não pode ,sequer, ser estudada como uma estrutura linguística.
	 
	A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS não é uma instituição social como as demais línguas são e, portanto, não pode ser estudada como sistema linguístico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302540379)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando a importância das expressões faciais e corporais (marcas não manuais) para o contexto comunicacional em LIBRAS, assinale a ÚNICA opção que explicita sua relevância:
		
	
	As expressões faciais e corporais são aquelas que desconsideram sentençasinterrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	As expressões faciais e corporais são aquelas que não reconhecem sentenças interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	As expressões faciais e corporais são aquelas que não marcam sentenças como interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	As expressões faciais e corporais priorizam sentenças interrogativas.
	 
	As expressões faciais e corporais são aquelas que marcam sentenças como interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302487729)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento de cabeça inclinando-se para cima e para baixo e as sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima são descrições que se referem aos seguintes tipos de frases, respectivamente:
		
	
	Exclamativa e Imperativa.
	
	Interrogativa e Exclamativa.
	
	Exclamativa e Afirmativa.
	
	Negativa e Exclamativa.
	 
	Exclamativa e Interrogativa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302540007)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a expansão das tecnologias de comunicação, o telefone celular foi o que mais se adaptou às necessidades dos surdos. Dentre as alternativas a seguir, marque a que apresenta uma inverdade com relação ao uso do celular pelos surdos, ou seja, aquela que não atende às suas necessidades.
		
	
	Os telefones celulares possibilitam o envio de vídeos e fotos em redes sociais da internet e através de aplicativos de mensagens.
	
	Os celulares possuem o recurso de envio de mensagens escritas.
	 
	O celular foi feito para ouvintes, pois seus recursos são acessados somente pela fala oral e audição.
	
	O visor acende quando recebe mensagem, o que é uma importante informação visual para o surdo.
	
	Os aparelhos celulares possuem o recurso da vibração.

Outros materiais