Buscar

Campanha de Comunicação Interna TIM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMUNICAÇÃO INTERNA
Alessandra Veiga
Marina Barreiros
Priscilla Vacchiano
Thaísa Renault
CSPP6G
HISTÓRICO DA EMPRESA
Segunda maior operadora do Brasil, a empresa é a líder do segmento pré-pago. Possui mais de 74 milhões de clientes e 26,91% de marketshare.
Fundada em 14 de julho de 1995 – Telecom Itália. 
A TIM é uma empresa de telecomunicações presente a mais de 15 anos em território brasileiro
Possui uma grande diversidade de planos e produtos buscando atender as necessidades de qualquer tipo de consumidor e cada vez mais aumentar seu espaço no mercado, com a intenção de superar a concorrência. 
No Brasil, a TIM surgiu em
28 de março de 
1998, na capital da Bahia, Salvador. 
A empresa
 Natureza do Negócio
A TIM é uma empresa de telecomunicações presente a mais de 15 anos em território brasileiro. A mesma possui uma grande diversidade de planos e produtos buscando atender as necessidades de qualquer tipo de consumidor e cada vez mais aumentar seu espaço no mercado, com a intenção de superar a concorrência. Seu principal faturamento são os serviços pré-pagos, onde a TIM tem uma gama de planos beneficiários para seus clientes. Apesar disso, a mesma, também, busca se estabilizar e aumentar seu número de clientes no serviço pós-pago, onde não é tão reconhecida como no serviço pré-pago. 
Além das demais características, a empresa em geral, como os gestores, demais funcionários (analistas, RH, etc.), colaboradores, entre outros, prezam os valores estabelecidos pela TIM e são orientados para exercê-los de forma excelente. A natureza do negócio é de um ambiente mais formal e hierarquizado. Apesar de todo esforço proposto pela organização, a TIM, ainda é uma das empresas com mais reclamações e insatisfações no Brasil, perdendo a confiabilidade de seus clientes.
 
Histórico
 
A Telecom Itália Mobile, conhecida popularmente como TIM, foi fundada oficialmente no dia 14 de julho de 1995, depois que a Telecom Itália, empresa de telecomunicação fundada em 1958, resolveu separar suas atividades de telefonia fixa e móvel no país. 
A partir deste momento, a TIM se tornou responsável por toda comunicação móvel da Itália e pelo surgimento dos primeiros celulares italianos, e rapidamente, se tornou popular no país.
A empresa iniciou sua expansão internacional exatamente no dia 28 de março de 1998, quando começou a operar no mercado brasileiro, na cidade de Salvador, na Bahia. Trouxe para o país a tecnologia TDMA, cujo sistema digital funciona transformando a voz ou dados transmitidos pelo usuário de seu celular em um sinal da rádio codificado, que é recebido pelas antenas e transformado novamente para o receptor. 
A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e é líder no segmento de pré-pago. Atualmente, possui mais de 74 milhões de clientes e 26,91% de market share. O desempenho positivo é fruto da inovação da companhia, que liderou movimentos importantes no setor para tornar os serviços móveis acessíveis a toda população. 
2
.
 
Metas Corporativas
Aumentar a quantidade de clientes, aumentar o seu faturamento, estabilidade do serviço, e controle de custos operacionais.
A EMPRESA
Missão
Conectar e cuidar de cada um para que todos possam fazer mais.
Visão
Ser a escolha número um dos clientes, oferecendo serviços inovadores e de alta qualidade, tornando-se referência de rentabilidade do mercado de telecomunicações no Brasil.
Valores
Cuidar do Cliente
Transparência
Inovação
Comprometimento
Agilidade
Valores
Cuidar do Cliente
•	Fazemos perguntas legítimas aos clientes para identificar suas necessidades. 
•	Ouvimos os clientes com atenção e curiosidade.
•	Levamos em consideração a experiência do cliente em cada uma das decisões.
•	Orgulhamo-nos de poder contribuir para uma vida melhor dos nossos clientes. 
 Transparência
•	Estabelecemos relações claras e francas, com todos. 
•	Geramos confiança pela integridade e transparência em nossas ações. 
 Inovação
•	Inovamos criando novas formas para fazer as coisas. 
•	Usamos a criatividade de cada um para fazermos mais. 
Comprometimento
•	Somos responsáveis 
•	Reconhecemo-nos como parte de um projeto comum. 
•	Colaboramos colocando nossos talentos e nossa dedicação em cada gesto.
Agilidade
•	Fazemos mais, melhor e mais rápido num mundo cada vez mais complexo e dinâmico. 
•	Planejamos, decidimos e executamos, rapidamente, facilitando o dia-a-dia de todos.
3
Organização (sede): Rio de Janeiro e São Paulo.
Matriz: Rio de Janeiro, Barra da Tijuca - TIM Headquarter. Os prédios e andares são divididos por áreas e setores. (Foto à esquerda)
Call Center: São Cristovão:
 
Pontos de venda: Loja online, lojas próprias e lojas com revendas autorizadas presentes em todos os estados brasileiros. 
Rio de Janeiro: 44 lojas espalhadas por todos os bairros, sendo elas lojas de rua, e em centros comerciais.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Estrutura: Como organização (sede) a mesma possui pontos em estados brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, sua matriz é no Rio de Janeiro, especificamente, na Barra da Tijuca, onde é chamada TIM Headquarter, e possuem dois prédios, onde os prédios e andares são divididos por áreas e setores. Além desses, a mesma também conta com uma sede em São Cristovão, onde estão presentes outros diversos funcionários, principalmente, os consultores de relacionamento (Call Center). 
Em relação aos seus pontos de venda, a empresa possui uma loja online, onde seus clientes podem comprar diversos produtos que a empresa fornece, como celulares e tablets, fazer recargas online, e ter acesso a sua conta, gestor web, entre outros serviços. Além desta, TIM também possui lojas próprias e lojas com revendas autorizadas presentes em todos os estados brasileiros. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, ela conta com 44 lojas espalhadas por todos os bairros, sendo elas lojas de rua, e em centros comerciais.
4
Indivíduos - Perfil dos Colaboradores:
Idade: De 30 a 45 anos.
Sexo: Ambos os sexos estão presentes na organização. Sem predominância. Em relação a isto a empresa é mista, e oferece a mesma oportunidade para todos.
Renda: Em relação a cargos de gerência e até mesmo cargos mais baixos, como analistas, a referência está entre as classes A e B. 
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Indivíduos - Perfil dos Colaboradores:
Idade: De 30 a 45 anos.
Sexo: Ambos os sexos estão presentes na organização. Sem predominância. Em relação a isto a empresa é mista, e oferece a mesma oportunidade para todos.
Renda: Em relação a cargos de gerência e até mesmo cargos mais baixos, como analistas, a referência está entre as classes A e B. 
5
Administrativo: RH, Marketing, Financeiro, Branding, Patrocínios, T.I, entre outros.
Lojas: Lojas padronizadas. Evidências físicas - Paredes azuis, banners, degustação de aparelhos, etc. Funcionários treinados e uniformizados para atender e orientar com empatia, segurança e presteza cada cliente.
Contact Center: Call Center. Funcionários de baixa renda que trocam de turno, diariamente, para proporcionar um atendimento 24 horas. 
Equipe de Manutenção: Resolve desde problemas como ar condicionado, até falhas em antenas nas cidades, logística e desenvolvimento de portais e sites. Problemas internos - Service Desk. 
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Administrativo: Nesse setor encontramos diversas áreas que compõem a empresa como RH, Marketing, Financeiro, Branding, Patrocínios, T.I., entre outros.
Lojas: Lojas padronizadas com diversas evidências físicas como paredes azuis, banners, degustação de aparelhos, etc. Essas estão presentes em todos os estados brasileiros com funcionários devidamente treinados e uniformizados para atender e orientar com empatia, segurança e presteza cada cliente.
Contact Center: Esse setor, mais conhecido como Call Center, contam com diversos funcionários de baixa renda que trocam de turno, diariamente, para
proporcionar um atendimento 24 horas. Onde esse serve para orientar o cliente em qualquer problema, reclamação ou dúvidas, proporcionar informações, e oferecer diversas vantagens.
Equipe de Manutenção: A empresa possui uma equipe de manutenção para diversas ocasiões. Desde problemas como ar condicionado, até falhas em antenas nas cidades, logística e desenvolvimento de portais e sites, como o Portas Abertas, site disponível para auxiliar os clientes em relação a sinais e antenas disponíveis, informações sobre a empresa e seus serviços, além de um canal disponível para efetuarem reclamações. Internamente, para contatarem qualquer tipo de erro e ajuda necessária a empresa conta com uma área chamada Service Desk. O interessado deve efetuar a ligação para a mesma relatar sua necessidade ou problema, e assim a área irá lhe orientar a resolvê-lo ou lhe encaminhar para alguma área específica do problema em questão, como por exemplo, algo relacionado a alguma questão mais profunda de informática, onde a empresa conta com especialistas para isto. 
6
Avaliação do grupo sobre outros grupos em tabela:
 “Medo” de seus gestores.
 Não se sentem ouvidos.
 Gestão formal e hierarquizada. 
 Segmentando os por áreas, setores e níveis de hierarquia na empresa.
 Cultura de urgência dos problemas.
 Falta de autonomia dos funcionários. 
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Avaliação do grupo sobre outros grupos em tabela: 
Fazendo uma análise geral sobre os grupos presentes na organização podemos perceber que grande parte dos colaboradores tem “medo” de seus gestores, não se sentem a vontade em os contatarem para eventuais dúvidas, ajudas ou até mesmo reclamações e sugestões. Poucos se sentem ouvidos, pois a empresa em si mantém uma gestão formal e hierarquizada, como por exemplo, diretores formam um grupo, os demais formam outro grupo, segmentando os por áreas e níveis de hierarquia na empresa. Outra questão percebida é a questão da urgência dos problemas. A empresa, ao longo do tempo, acabou estabelecendo uma cultura de que tudo é urgente e precisa ser resolvido naquele momento. O que atrapalha o desempenho dos funcionários ao serem dispersos de suas tarefas para executarem outras em cima da hora. Por fim, outro ponto analisado é a questão de que tudo tem que “passar” pelo gestor ou diretor antes. Na organização existe uma burocracia enorme para diversos processos, até os mais simples, como por exemplo, a disponibilidade de um login e senha na máquina. O que acaba os prejudicando em relação à otimização de tempo e demanda, pois, diversos processos e questões da empresa já poderiam ser resolvidos por demais colaboradores, porém, precisam da credibilidade e aprovação de seus superiores antes de qualquer ação. 
7
AGRESSIVIDADE
Concepção Básica: 
 Competitividade no ambiente externo. Stakeholders devem estar alinhados com a existência dessa agressividade.
 A natureza do negócio se compõe em relação a ser mais uma empresa de telecomunicações no mercado entre tantas opções, com serviços e atributos, na maioria, semelhantes aos concorrentes, além da má reputação que as operadoras, em geral, possuem no Brasil. Portanto, deve buscar novas estratégias e ações para garantir sua estabilidade no mercado e ultrapassar a concorrência. 
 TIM: Segundo lugar no Marketshare -26,21% ficando atrás, apenas, da Vivo - 29,08%.
Valores: 
Os funcionários da empresa e demais stakeholders entendem e compartilham a cultura proposta de competitividade entre as concorrências e agregam este valor no seu dia-a-dia de trabalho. Há o sentimento de responsabilidade compartilhada pela evolução e prestação do serviço para os clientes, que, refletirá na superação da concorrência.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Agressividade
Concepção Básica: Neste ponto em relação a ambiente interno não consideramos a empresa agressiva. Porém, em relação ao ambiente externo, é indiscutível o nível de competitividade entre as concorrências de empresas de telecomunicações. Desta forma os demais stakeholders da empresa devem estar alinhados em relação à existência de uma agressividade externa, para que todos possam agregar nesta questão. A natureza do negócio se compõe em relação a ser mais uma empresa de telecomunicações no mercado entre tantas opções, com serviços e atributos, na maioria, semelhantes aos concorrentes, além da má reputação que as operadoras, em geral, possuem no Brasil. Assim, a TIM como uma organização que está em segundo lugar no marketshare das operadoras de celular, no ano de 2015, com 26,21% ficando atrás, apenas, da Vivo, com 29,08%, deve estar sempre buscando novas estratégias e ações para garantir sua estabilidade no mercado e ultrapassar a concorrência. 
Valores: Os funcionários da empresa e demais stakeholders entendem e compartilham a cultura proposta de competitividade entre as concorrências e agregam este valor no seu dia-a-dia de trabalho. Há o sentimento de responsabilidade compartilhada pela evolução e prestação do serviço para os clientes, que, refletirá na superação da concorrência.
8
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
 Artificialidades Observáveis: 
 Competitividade nas campanhas propostas pela maioria das operadoras. 
Ambiente interno da TIM: 
 Corporativismo.
 Inovações.
 Treinamentos e melhorias com seus funcionários: Workshops.
 Campanhas internas: “Nas ondas da retenção”.
 Evoluir além do seu serviço e suas tecnologias, o desempenho e satisfação dos funcionários, os incentivando profissionalmente, e assim, atingirão melhores resultados em relação à concorrência. 
 Redes de comunicação para analisar a eficiência de determinada área e suas ações.
 Padronização de estruturas físicas existentes.
 Scripts de atendimento ao cliente: “Matriz de Retenção”.
 Artificialidades Observáveis: Por fim, neste ponto, em relação à concorrência é visível a presença de competitividade nas campanhas propostas pela maioria das operadoras, querendo sempre demonstrar seus atributos e diferenciais em relação às demais. Analisando o ambiente interno da TIM, apesar do ambiente formal e hierarquizado, a empresa investe tempo e dinheiro em corporativismo, inovações, e exerce diversos tipos de treinamentos e melhorias com seus funcionários, como workshops com os fabricantes de aparelhos, campanhas internas para incentivar o desempenho dos funcionários, como a campanha chamada “Nas ondas da retenção” onde o foco são os consultores de relacionamento e o aumento do percentual de retenção. A empresa tem o objetivo de não evoluir, somente, o seu serviço e suas tecnologias, mas também o desempenho e satisfação dos funcionários, os incentivando profissionalmente, e assim, atingirão melhores resultados em relação à concorrência. 
 A empresa também conta com redes de comunicação para analisar a eficiência de determinada área e suas ações, direcioná-los tecnicamente e contextualizar o ambiente de negócios. Além, da padronização de estruturas físicas existentes, como a predominância do azul, com banners, móbiles, entre outras características, e scripts de atendimento ao cliente, contando com uma ferramenta chamada “Matriz de Retenção” onde por essa, o funcionário pode analisar a situação do cliente, seu plano, e oferecer demais benefícios para este.
9
Pesquisa de Clima Anual:
2014 - A pesquisa de clima realizada ficou abaixo da média, ou seja, muitos não percebem qualidade no ambiente organizacional da empresa, o que pode influenciar negativamente no desempenho de cada um. 
	Atributos positivos e negativos:
CLIMA ORGANIZACIONAL
Salário, benefícios, comunicação, treinamento, relacionamentos interpessoal, relacionamento empresa/sindicato, pagamento, segurança, objetivos organizacionais, disciplina, ética e responsabilidade social, direção e estratégias, modernidade, planejamento organizacional.
Integração entre os departamentos da empresa, supervisão estilo Gerência/Gestão, estabilidade de emprego, condição física de trabalho, participação, imagem da empresa, qualidade e satisfação
do cliente, reconhecimento, valorização, comprometimento, e trabalho em equipe. 
Anualmente a TIM realiza uma pesquisa de clima com os membros da empresa para avaliar diversos atributos e o grau de satisfação destes, em relação a diferentes aspectos. No ano de 2014, a pesquisa de clima realizada ficou abaixo da média, ou seja, muitos não percebem qualidade no ambiente organizacional da empresa, o que pode influenciar negativamente no desempenho de cada um. Porém, a organização se preocupa em relação ao clima reconhecido pelos seus membros, então, busca entender e analisar os resultados e suas insatisfações para, assim, buscarem ações de melhoria, além de tentar passá-los a importância da pesquisa e da seriedade nas respostas, entre outras formas de incentivá-los, para que, alcancem um melhor resultado.
	
Buscando uma percepção sobre os atributos avaliados referentes ao clima organizacional que uma empresa deve seguir/ atingir, consideramos presentes (de forma positiva), na TIM: Salário, benefícios, comunicação, treinamento/desenvolvimento, possibilidades de progresso profissional, relacionamentos interpessoal, processo decisório, relacionamento empresa/sindicato, pagamento de salário, segurança do trabalho, objetivos organizacionais, disciplina, ética e responsabilidade social, direção e estratégias, modernidade, e planejamento organizacional. 
Já os atributos avaliados presentes (de forma negativa), na TIM são: O trabalho realizado pelo funcionário, integração entre os departamentos da empresa, supervisão (liderança) estilo Gerência/Gestão, estabilidade de emprego, condição física de trabalho, participação, imagem da empresa, qualidade e satisfação do cliente, reconhecimento, vitalidade organizacional, valorização dos funcionários, envolvimento/comprometimento, e trabalho em equipe. 
10
REDES FORMAIS
Cadeia: Diretor de Customer Development - Gestor de Fidelização e Retenção Consumer - Membros da sua equipe.
Roda: Reunião de demonstração de resultados do trimestre/ Reunião semanal que ocorre por equipe/ Reuniões em que um diretor reúne os gestores e equipes do seu setor e exerce uma dinâmica com temas importantes para o desempenho de todos.
Todos os canais: Essa rede não é utilizada, por conta da hierarquização de cargos e funções proposta pela empresa, onde também os grupos e setores são segmentados, sem proporcionarem interação entre os mesmos.
Em relação à compatibilidade com a cultura e clima exercido pela empresa:
Agressiva e com diversos pontos negativos em relação a fatores que comprometem o clima, como supervisão (liderança), e valorização dos funcionários.
Predominância de cadeia, onde, de forma hierarquizada a informação é repassada, ou roda, onde um fala para todos. Mantendo o valor de que os funcionários tem “medo” de fazer certos contatos, como críticas e sugestões. 
CLIMA ORGANIZACIONAL
Redes formais: 
Cadeia: Quando ocorrem eventuais situações, em que um superior, como por exemplo, um diretor passa alguma informação para um gestor (de forma formal e hierárquica) para que ele repasse para a sua equipe. Como por exemplo, quando o diretor de Customer Development tem uma demanda para determinada área, ele a passa para o gestor da mesma, nesse caso, gestor de Fidelização e Retenção Consumer, para que ele repasse a demanda e oriente os membros da sua equipe para executar determinada tarefa.
Roda: Acontece quando um fala para todos. Como por exemplo, reunião de demonstração de resultados do trimestre, onde após a transmissão dos resultados, perguntas e respostas dos jornalistas, entre outros acontecimentos, o diretor de Customer Development aborda assuntos e especificações, correlacionadas com o assunto em questão, para demais áreas, seus gestores e funcionários, transmitindo um único discurso para todos. 
Outro exemplo, é a reunião semanal que ocorre por equipe. No final da semana, o gestor se reúne com a sua equipe para avaliar a efetividade da semana, ouvindo seus pontos e lhes oferecendo feedbacks. Por fim, um exemplo mais específico são reuniões em que um diretor reúne os gestores e equipes do seu setor e exerce uma dinâmica em que há diversos temas em que as equipes, mescladas, devem abordar e discutir e depois, no final, repassam publicamente, as reclamações e sugestões de cada tema, para os gestores e o diretor, e até para um membro de RH presente na reunião. 
Todos os canais: Essa rede não é utilizada, por conta da hierarquização de cargos e funções proposta pela empresa, onde também os grupos e setores são segmentados, sem proporcionarem interação entre os mesmos.
Em relação à compatibilidade com a cultura e clima exercido pela empresa podemos avaliar que pela empresa ser agressiva e com diversos pontos negativos em relação a fatores que comprometem o clima, como supervisão (liderança), valorização dos funcionários, entre outros, podemos concluir que a interação entre áreas, setores e hierarquia de funções são bem segmentadas impossibilitando redes formais como todos os canais de serem exercidos e agregarem a organização. Assim, havendo predominância de cadeia, onde, de forma hierarquizada a informação é repassada, ou roda, onde um fala para todos. Mantendo o valor de que os funcionários tem “medo” de fazer certos contatos, como críticas e sugestões. 
11
Área específica para Comunicação Interna estruturada junto ao RH que vai do gestor até o estagiário.
Objetivo: Viabilizar toda interação possível entre a organização e seus funcionários, possuindo um planejamento anual.
Ações: Ações de interação entre os funcionários e a organização.
Não ocorre com frequência, e com muita força, trazendo poucos resultados referentes a suas estratégias, como por exemplo, mudanças de comportamento. 
COMUNICAÇÃO INTERNA
Veículos:
Intranet
TVs corporativas interna
E-mail Marketing
Canal de Segurança e Saúde no Trabalho
A empresa conta com uma área específica para Comunicação Interna que é estruturada junto ao RH. Essa conta com gestor até estagiário, focada em viabilizar toda interação possível entre a organização e seus funcionários, possuindo um planejamento anual, com campanhas e veículos de Comunicação Interna.
O real histórico da área é de Comunicação Interna. A TIM promove, apenas, ações de interação entre os funcionários e a organização. Trata-se de todos os temas, voltado para todos os funcionários. 
Os que exercem essa função não tem autonomia para usarem ferramentas de RH, como uma possível contratação, etc. Apesar da comunicação interna está presente nessa organização, ela não ocorre com frequência, e com muita força, trazendo poucos resultados referentes a suas estratégias, como por exemplo, mudanças de comportamento. 
A TIM conta com diversos veículos referentes à Comunicação Interna. Um dos principais é a sua Intranet. Essa é de uso exclusivo da empresa e reúnem diversas informações e novidades, conteúdo institucional e sistemas fundamentais ao dia-a-dia de trabalho dos funcionários. Desde sua missão, visão e valores, políticas de engajamento, sustentabilidade e responsabilidade social, a e-mail e telefones de todos os membros da empresa, portal com notícias externas referentes à TIM, vídeo institucionais, Power Point disponíveis para apresentações, dados referentes aos resultados do trimestre, entre outras informações disponíveis na mesma. A empresa também conta com TVs corporativas interna, onde repassam campanhas publicitárias da TIM e depoimentos do presidente, por exemplo. Outro veículo disponível é o E-mail Marketing, onde possuem destaques informativos, comunicados em nome do presidente da empresa, ou informações importantes de outras áreas, setores, e da empresa em geral. E por fim, a empresa também utiliza um Canal de Segurança e Saúde no Trabalho, o mesmo é um e-mail disponível para contato dos membros da empresa sobre questões referentes à segurança e saúde no trabalho. 
12
Fortalecer os valores e cultura da empresa.
Apoiar/concordar com uma matéria na Intranet e tentar reproduzi-la
aos demais. 
Incentivar outros funcionários à praticas sustentáveis da empresa, como o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos.
COMUNICAÇÃO INTERNA
E-mail Marketing.
TV Corporativa interna.
Intranet.
Reuniões como as de demonstração de resultado do trimestre.
Comunicado informais, em roda nos andares da área feitos pelo diretor de Chief.
Marketing Officer.
Pesquisas de satisfação.
Website Fale Conosco na Intranet.
COMUNICAÇÃO
ASCENDENTE
COMUNICAÇÃO
DESCENDENTE
COMUNICAÇÃO
LATERAL
Comunicação Ascendente: Em relação à comunicação ascendente, que acontece do funcionário para a empresa, a TIM possui reuniões dinâmicas como as entre o diretor, seus gestores e equipe, para abordar diversos temas. Ocorrendo com as equipes mescladas, abordando e discutindo esses temas, para que, no final, repassem publicamente, as reclamações e sugestões de cada tema, para os gestores e o diretor, e um membro do RH. Além disso, a empresa possui pesquisas de satisfação, assim, disponibilizando um meio dos funcionários expressarem sua opinião. E por fim, através da Intranet tem uma website Fale Conosco para comunicados relevantes sobre a organização. 
Comunicação Descendente: Está acontece da empresa para o funcionário. A TIM conta com campanhas e comunicados via e-mail marketing, TV Corporativa interna, e intranet. Como por exemplo, um material institucional com dados sobre a companhia que está disponível na intranet com informações sobre os cenários globais e de telecomunicações, além de dados gerais, operacionais e financeiros da companhia. A empresa também possui reuniões como as de demonstração de resultado do trimestre, e com outros comunicados e temas importantes. Por fim, conta, também, com comunicados mais informais, porém, em roda, nos andares da área feitos pelo diretor de Chief Marketing Officer, por exemplo. 
Comunicação Lateral: Já em relação à Comunicação Lateral, a mesma ocorre do funcionário para o funcionário. Nessa o funcionário reproduz o discurso passado pela empresa. Como por exemplo, fortalecer aos seus colegas de equipe os valores e cultura da empresa ou apoiar/concordar com uma matéria na Intranet e tentar reproduzi-la aos demais. Outro exemplo é um funcionário incentivar outro em relação aos programas de práticas de sustentáveis que a empresa fornece, como o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos que tem como objetivo evitar impactos ao meio ambiente decorrentes de uma eventual destinação inadequada, além de estimular a participação de todos os funcionários com a questão ambiental, e contribuir para a responsabilidade social e reversão da renda obtida com a venda de resíduos recicláveis para instituições.
13
Atingir as metas corporativas: 
 Comunicação interna voltada para a satisfação do funcionário no trabalho. O ambiente de trabalho na TIM é hierarquizado e pesado, o que acaba prejudicando o rendimento do funcionário.
 Um funcionário satisfeito - ambiente de trabalho bom e agradável - trabalha melhor - melhora seus serviços e atinge as metas mais facilmente.
 A TIM realiza pesquisas anualmente com os funcionários para saber o que os membros pensam da empresa e, a partir disso, cria temas para a comunicação interna. 
 Não é possível ver dentro da TIM quais são os indicadores de mudança de comportamento como resultado das campanhas internas bem-feitas, pois o histórico da TIM deixa a desejar nesse quesito.
COMUNICAÇÃO INTERNA
Para que as metas corporativas sejam atingidas, é preciso que haja uma comunicação interna voltada para a satisfação do funcionário no trabalho. Pois, como já dito anteriormente, o ambiente de trabalho na TIM é hierarquizado e pesado, o que acaba prejudicando o rendimento do funcionário.
Um funcionário satisfeito, em um ambiente de trabalho bom e agradável, trabalha melhor, sendo assim, consegue melhorar seus serviços e atingir as metas mais facilmente.
A TIM realiza pesquisas anualmente com os funcionários para saber o que os membros pensam da empresa e, a partir disso, cria temas para a comunicação interna. Esses temas variam entre treinamento de funcionário e melhoria do ambiente de trabalho.
Não é possível ver dentro da TIM quais são os indicadores de mudança de comportamento como resultado das campanhas internas bem-feitas, pois o histórico da TIM deixa a desejar nesse quesito, porque as suas campanhas internas não são bem desenvolvidas e não chegam a atingir os seus funcionários, que continuam insatisfeitos.
14
TEMA ESCOLHIDO
Minimizar o receio existente na relação dos funcionários com seus superiores.
15
O tema em questão é de extrema importância para a empresa já que, para melhorar a relação entre os grupos, é necessária maior aproximação entre eles. Os seus superiores devem ser transparentes ao máximo e deixar seus funcionários por dentro de tudo que está acontecendo dentro da empresa, como por exemplo: possíveis demissões por causa da crise, realizar uma comunicação mais próxima para acalmá-los, apresentar resultados atuais, realizar feedbacks para os funcionários se sentirem inteirados do que está acontecendo, etc.
Iremos criar uma campanha de Comunicação Interna para hierarquizar menos estes grupos e aproximá-los mais – maior contato entre superiores e funcionários, não deixando que o silêncio gere medo entre os funcionários e que isso afete em suas respectivas tarefas, fazendo-os se sentirem parte da empresa e não apenas mais um. 
RELEVÂNCIA DO TEMA
PRECISA ARRUMAR!!!!!!!!!!!!!!!!
16
Medo e receio dos funcionários dentro da empresa em interagir com seus gestores
HISTÓRICO DO TEMA NA ORGANIZAÇÃO
Desestímulo para trabalhar dentro da empresa.
Não há transparência por parte dos diretores
Campanhas de comunicação interna da empresa de telefonia não alcançal o real objetivo
A TIM apresenta em seu histórico o medo e receio dos funcionários dentro da empresa em interagir com seus gestores, isso implica ao fato de possuir uma hierarquização muito grande, onde cada funcionário sabe exatamente o seu lugar que pertence, fato que passou a fazer parte da cultura da organização. Dentro desta, não há transparência dos diretores com os demais funcionários sobre a situação da TIM, informações tais como o bloqueio de serviços, demissões, etc. O fato das campanhas de comunicação internas da empresa de telefonia não alcançarem seu real objetivo agride ainda mais esse cenário. Em suma, o tema escolhido não é bem explorado pela empresa pois não existe nenhum tipo de aproximação entre os funcionários das demais áreas e seus superiores, acarretando em medo, receio e até desestímulo para exercer o seu trabalho dentro da empresa.
17
Nesse caso, não existe histórico da comunicação sobre o tema que desejamos abordar. Nunca foi feito antes nenhuma estratégia que diminuísse essa sensação de medo ao fazer contato com os superiores ou em relação ao tratamento, relação e divisão conforme setores e hierarquias.
Público-alvo: Funcionários de todas as áreas da empresa.
HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO SOBRE O TEMA E PÚBLICO-ALVO
18
Resultado esperado: Em 1 ano, melhora média de 20% nos quesitos relativos a comunicação da liderança.
Métodos de Avaliação de Resultado: Pesquisa de clima anual.
Comportamento esperado: O gestor deve preparar suas conversas com a equipe com antecedência, solicitar sugestões e valorizar a participação de seus funcionários e oferecer autonomia para que eles possam realizar suas tarefas com excelência. 
RESULTADO ESPERADO
19
Gestores não veem ganho profissional em mudar de comportamento em relação aos seus funcionários;
Nao permitirem que as informacoes importantes da empresa sejam compartilhadas entre os setores;
Se sentirem ofendidos em conceder poder e autonomia aos funcionários visto que este é centralizado apenas nos cargos superiores;
Gestores se recusarem a buscar integração com funcionários de outros setores e cargos inferiores.
RESISTÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
C1
C2
C3
C4
20
Gestores não conseguirem se adaptar
a nova forma de gestão horizontal onde inclui a participação dos funcionários, visto que a cultura da organização é hierarquizada (vertical);
Gestores não veem necessidade de serem transparentes com seus funcionários devido a cultura estabelecida dentro da organização;
Não considerar a opinião dos funcionários importante para buscar novas soluções dentro da empresa, ou seja, não achar a participação deles fundamental.
RESISTÊNCIAS TÉCNICAS
T1
T2
T3
21
ETAPA 01 - “Lançamento”
A1. É importante que o gestor entenda que precisa conceder aos seus funcionários liberdade e autonomia para inovar e buscar novas soluções para a empresa, visto que todos terão ganho profissional; (C1/ C3)
A2. É necessário que o gestor entenda a necessidade que existe em se integrar com os outros setores e incluir a participação dos funcionários nos projetos e nas decisões da empresa, visto que esse método melhora o desenvolvimento da organização; (T1/C4)
A3. Gestores deverão confiar nos funcionarios para compartilhar as informações importantes da empresa, pois para a participação dos mesmos ser positiva, é indispensável o conhecimento sobre a organização onde trabalham. (C2/T3)
APRENDIZADO
22
 Etapa 02 – “Engajamento”
A4. Aumentar a transparência do gestor em relação aos seus funcionários para minimizar o receio destes em participar das decisões da empresa, e como consequência, obter maior integração entre os setores da organização; (T2/C2/C4) 
A5. Conceder espaço para os funcionários exporem suas opiniões sem gerar qualquer constrangimento ou ressentimento dentro da empresa, usando para isto, transparência por parte dos gestores pois novas ideias agregam valor a organização; (T2/T3)
A6. Oferecer para os funcionários autonomia para realizar suas tarefas sem precisar de uma constante supervisão, para minimizar a hierarquia da empresa e mudar a cultura existente. (C3/ T1)
APRENDIZADO
23
Etapa 03 – “Satisfação”
A7. Os gestores devem mostrar para os funcionários a importância do trabalho de cada setor no desempenho geral da empresa, para que estes alcancem uma participação mais ativa e satisfatória dentro da organização. (T3/C4)
A8. Gestores devem se preocupar com o diferencial competitivo da corporacao, extraindo o maximo de produtividade dos diferentes setores, ao contar com a participacao e empenho de todos os funcionarios, assim obterao ganho e satisfacao profissional; (C1/ T3)
APRENDIZADO
24
Etapa 01
Nesta etapa, a ação de Comunicação Interna será lançada na empresa direcionada para os gestores através de palestras explicativas, organizadas pelo RH, com informações sobre a campanha. As palestras acontecerão no último dia útil de cada semana, com uma duração de 3 semanas, para deixar todos os gestores da empresa por dentro do que será realizado. O objetivo principal será mostrar a importância de incorporar uma nova gestão na corporação, a gestão horizontal, onde todos os funcionários são participativos, e conscientizar os supervisores e incentivá-los a valorizar a opinião dos colaboradores, que sentem receio de se posicionar devido à hierarquização.
 
SATISFAÇÃO E REAÇÃO
25
Argumentos de Aprendizado relacionados na Peça
A1. É importante que o gestor entenda que precisa conceder aos seus funcionários liberdade e autonomia para inovar e buscar novas soluções para a empresa, visto que todos terão ganho profissional; (C1/ C3)
A2. É necessário que o gestor entenda a necessidade que existe em se integrar com os outros setores e incluir a participação dos funcionarios nos projetos e nas decisões da empresa, visto que esse método melhora o desenvolvimento da organização; (T1/C4)
A3. Gestores deverao confiar nos funcionarios para compartilhar as informações importantes da empresa, pois para a participação dos mesmos ser positiva, é indispensável o conhecimento sobre a organização onde trabalham. (C2/T3)
SATISFAÇÃO E REAÇÃO
Etapa 01
Peças
 Emails com peças de incentivo para o lançamento da campanha;
 Reuniões informativas;
 Palestras explicativas (Realizadas pelo RH)
Tempo de Comunicação
Duração: 1 mês
26
Etapa 02
Para deixar todos os colaboradores por dentro de tudo que está ocorrendo dentro da empresa, durante 10 meses, os gestores da TIM irão realizar diversas ações internas para diminuir o receio existente na relação funcionário-gestor. Em primeiro lugar, será implementado um banco de sugestões e ideias aberto aos os funcionários, que será direcionado ao presidente, mostrando a relevância da opinião de ambos. Em seguida, haverão workshops orientando aos colaboradores a dominarem as atividades do seu setor e palestras incentivando os funcionários a serem colaboradores mais ativos na empresa, com, pelo menos, um gestor da área presente e reuniões ao final de cada semana para análise de resultados.
A realização do “café com o presidente” será um tipo de premiação e estímulo para os funcionários se dedicarem às suas tarefas; os funcionários que mais se dedicarem ao longo de um período de 3 meses (aconteceria trimestralmente) poderão ganhar um encontro direto com seu presidente para conversas abertas.
SATISFAÇÃO E REAÇÃO
Obs: A duração será de 10 meses devido ao fato de que, uma ação complexa e que exige muito de uma empresa, não pode ser realizada em poucas semanas ou meses. A empresa irá testar as ações internas durante esse tempo para ver o balanço no final do ano.
27
Argumentos de Aprendizado relacionados na Peça
A4. Aumentar a transparência do gestor em relação aos seus funcionários para minimizar o receio destes em participar das decisões da empresa, e como consequência, obter maior integração entre os setores da organização; (T2/C2/C4) 
A5. Conceder espaço para os funcionários exporem suas opiniões sem gerar qualquer constrangimento ou ressentimento dentro da empresa, usando para isto, transparência por parte dos gestores pois novas ideias agregam valor a organização; (T2/T3)
A6. Oferecer para os funcionários autonomia para realizar suas tarefas sem precisar de uma constante supervisão, para minimizar a hierarquia da empresa e mudar a cultura existente. (C3/ T1)
SATISFAÇÃO E REAÇÃO
Etapa 02
Peças
 Implementação de banco de sugestões e ideias;
 Palestras motivacionais;
 Workshops;
 Reuniões entre gestores com funcionários de cada área;
 “Café com o presidente”;
Tempo de Comunicação
Duração: 10 meses.
28
Etapa 03
Para concluir a campanha, após os funcionários sentirem-se engajados com os gestores e com a organização, iremos focar na importância individual de cada cargo dentro da empresa visando o alcance das satisfações profissionais de todos. 
Ao início do último mês de campanha será distribuido dentro da empresa folders com conteúdo motivacional, mostrando de forma dinâmica e criativa, a importância dos diferentes cargos no dia a dia da empresa, e como eles contribuem no desenvolvimento geral. E por fim será organizada uma convenção, divulgada através de mídia impressa e anúncios na intranet, nomeada “Decolando sua carreira com a TIM”. A convenção terá como principal foco entrevistas e palestras com funcionários e gestores que obtiverem uma carreira bem sucecida dentro da TIM, o caminho pelo qual percorreram, e suas contribuições com a empresa. Esperamos que ao fim desse processo, ao veicular um vídeo com os principais momentos da convenção, os funcionários sintam orgulho e satisfação em se integrar com empresa, e tanto gestores, quanto colaboradores, entendam que para que haja sucesso, devem se empenhar e trabalhar em conjunto, buscando um mesmo objetivo.
SATISFAÇÃO E REAÇÃO
29
Argumentos de Aprendizado relacionados na Peça
A7. Os gestores devem mostrar para os funcionários a importância do trabalho de cada setor no desempenho geral da empresa, para que estes alcancem uma participação mais ativa e satisfatória dentro da organização. (T3/C4)
A8. Gestores devem se preocupar com o diferencial competitivo da corporacao,
extraindo o maximo de produtividade dos diferentes setores, ao contar com a participacao e empenho de todos os funcionarios, assim obterao ganho e satisfacao profissional; (C1/ T3)
SATISFAÇÃO E REAÇÃO
Etapa 03
Peças
 Folders com conteúdo motivacional
 Convenção “Decolando sua carreira com a TIM”
 Mídia impressa no Mural
 Anúncio na intranet 
 Vídeo da convenção
Tempo de Comunicação
Duração: 1 mês.
30
OBRIGADA!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais