Buscar

Atos Institucionais

Prévia do material em texto

Atos Institucionais
- A-I 1
- A-I 2
- A-I 3
- A-I 4
- A-I 5
Economia Brasileira – ADM1410
Professor: Rui Ronald Caldas Marinho
Aluno: Pedro Igor Ferrão
Matrícula: 1220985
 Atos Institucionais
Introdução: 
Foram normas e decretos elaborados entre 1964 e 69, durante o período militar no brasil. Foram editadas pelos Comandantes-em-Chefe do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ou pelo Presidente da República, com o respaldo do Conselho de Segurança Nacional. Todas essas normas estavam acima de qualquer outra, até mesmo da Constituição. Porém foram derrubados junto com o Regime Militar.
Os AI’s foram utilizados como mecanismo de legitimação e legalização das ações políticas militares, fazendo com que tivessem diversos poderes extraconstitucionais. Foram decretados 17 atos, porém citarei apenas os 5 mais importantes.
A-I 1:
O AI-1 dava ao governo militar o poder de alterar a constituição, cassar leis legislativos, suspender direitos políticos por dez anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que tivesse atentado contra a segurança do país, o regime democrático e a probidade da administração pública. 
A-I 2:
	 O ato instituiu a eleição indireta para presidente da República, dissolveu todos os partidos políticos existentes desde 1945, aumentou o número de ministros do Supremo Tribunal Federal de 11 para 16, reabriu o processo de punição aos adversários do regime, estabeleceu que o presidente poderia decretar estado de sítio por 180 dias sem consultar o Congresso, intervir nos estados, decretar o recesso no Congresso, demitir funcionários por incompatibilidade com o regime e baixar decretos-lei e atos complementares sobre assuntos de segurança nacional.
A-I 3:
	Nas eleições estaduais de 1965, o governo militar é pego de surpresa: a oposição venceu as eleições em estados populosos, como Minas Gerais e Guanabara (mais tarde, incorporada ao atual Rio de Janeiro), com isso, em 5 de fevereiro de 1966, o presidente Castelo Branco editou o Ato Institucional Número Três, ou AI-3, que estabelecia que os governadores e vices seriam eleitos indiretamente por um colégio eleitoral, formado pelos deputados estaduais. Também estabeleceu que os prefeitos das capitais seriam indicados pelos governadores, com aprovação das assembleias legislativas. Estabeleceu o calendário eleitoral, com a eleição presidencial em 3 de outubro e para o Congresso, em 15 de novembro.
	Portanto, com a pressão do governo, somada às cassações de deputados estaduais, a ARENA elegeu 17 governadores. No dia 3 de outubro foi eleito o marechal Artur da Costa e Silva, ministro da Guerra de Castelo Branco, e para vice, Pedro Aleixo, deputado federal eleito pela UDN e então na Arena. O MDB se absteve de votar nas eleições em protesto e no dia 12 de outubro foram cassados, por um período de dez anos, seis deputados do MDB, entre os quais Sebastião Pais de Almeida, do antigo PSD, e Doutel de Andrade, do antigo PTB.
No dia 20 de outubro, foi editado o AC 24 estabelecendo recesso parlamentar até 22 de novembro. Em 15 de novembro foram feitas as eleições legislativas, ficando a Arena com 277 assentos contra 132 do (MDB).
A-I 4:
	Editado por Castelo Branco em 7 de dezembro de 1966, o Ato Institucional Número Quatro, ou AI-4, convocou ao Congresso Nacional o estabelecimento de uma nova carta constitucional, a Constituição de 1967, que revogaria de forma definitiva a Constituição de 1946.
A-I 5:
	 Devido a um discurso do deputado Márcio Moreira Alves que chamou os quartéis militares de "covis de torturadores", pediu à população que boicotasse os desfiles de 7 de setembro e, às moças, que não dançassem com os cadetes nos bailes dos clubes militares e a recusa do Congresso Nacional de aceitar a exigência das forças armadas de quebrar a imunidade parlamentar do deputado e instalar um processo criminal contra ele , o regime reage de forma violenta. Em 13 de dezembro de 1968, o então Ministro da Justiça, Luís Antônio da Gama e Silva, edita o Ato Institucional n° 5, considerado o mais autoritário ato institucional baixado durante o Regime Militar.
	O AI-5, em apenas 12 artigos concedia ao Presidente da República, dentre outros, os poderes de cassar mandatos, intervir em estados e municípios, suspender direitos políticos de qualquer pessoa e, o mais importante, decretar recesso do Congresso e assumir suas funções legislativas no ínterim. O AI-5 também suspendeu o Habeas Corpus para crimes políticos. Por consequência, jornais oposicionistas ao regime militar foram censurados, livros e obras "subversivas" foram retiradas de circulação e vários artistas e intelectuais tiveram que se exilar no estrangeiro.
Conclusão:
	Os Atos Institucionais foram decretos covardes que deixavam a população totalmente a mercê dos militares. Todos os cidadãos se encontravam de mãos atadas e rendidos ao governo. 
	Foi um modo de totalizar da forma mais completa o poder na mão do Regime Militar.

Outros materiais

Materiais relacionados

4 pág.
Constituições Brasileiras: 1824 e 1891

Instituto Federal De Educacao Ciencia E Tecnologia Sul Rio Grandense Campus Avancado Jaguarao

User badge image

Letícia Zancan

Perguntas Recentes