Buscar

Atps Educação Lúdica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP-PÓLO DE APOIO
PRESENCIAL/PIACATU 
PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE/EDUCAÇÃO LÚDICA 
Ana Maria da Silva Altoé – 412074
 Cristiane Altoé Zandoná – 412098
 Luciane Altoé Custódio – 412257
 Tatiane Elisa Altoé Lazareto - 412220
O BRINCAR NO COTIDIANO ESCOLAR
Tutor Presencial: Maria Emília P. Soares
PIACATU – SP – 06/11/2014
1.INTRODUÇÃO
 Brincar é algo inerente ao ser humano, tão natural que até os bebês já nascem sabendo. Na infância, ele assume papel de destaque, uma vez que permeia todas as relações da criança com o mundo.
 Estudos sobre o assunto revelam, inclusive, que as crianças que brincam torna-se mais ajustadas e preparados para a vida.
 O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades para que a criança se constitua como sujeito da cultura.
 Segundo Piaget(1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. É, pois, por meio do lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos, explora o mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar ás crianças atividades que promovam estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. Desde modo lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento global do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
 A criança adquire experiências brincando, desenvolvendo assim área afetiva, emocional, intelectual e social.
2.O QUE A CRIANÇA REVELA AO BRINCAR 
 2.1.Descrição da brincadeira
 
 jogo das Cinco Maria
Brincadeira: Cinco Maria. http://crianças.hsw.uol.com.br/cinco-marias1html.
 Com uma mão só. 
Pegando no chão, Zigue-Zague, faca, chuvinha.
 Modo de brincar: Cinco pedrinhas ou saquinhos cheios de arroz são o material necessário para a brincadeira . O jogo tem diferentes fases e regras, com graus de dificuldades maiores ou menores, que variam de acordo com a região do país.
 A idéia é jogar um saquinho para cima, pegar um que estão no chão e pegar novamente o que está no ar sem deixar cair.
Importante:
 Você não pode encostar nas outras peças enquanto faz isso.
Regras Gerais
 Joga uma pessoa por vez. Se errar, perde a vez para o próximo.Quando o outro errar ou chegar ao fim do jogo, o primeiro volta a jogar de onde parou.
Para decidir quem começa, os jogadores tiram a sorte.
 Você também pode jogar cinco Maria com as duas mãos :
 O túnel, cinco Maria muro alto, cinco Maria muro baixo, conchinha, bico de pato, cinco Maria aranha-viva(ao alto) e cinco Maria aranha-morta.
3.A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E EMCIONAL
 No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa além daquilo que aparentam ser. Ao brincar, as crianças recuam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando. 
 
 
 
 www.filosofiaeducacao.tumbh.com 
 O ato de brincar é uma das principais linguagens da criança pequena e ajuda o desenvolvimento de capacidades importantes, como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação, além de ser uma das formas de desenvolvimento da função simbólica da criança. 
 
 
 www.leandro.blogspot.com
No brincar, se casam-se espontaneidade e a criatividade, com progressiva aceitação das regras sociais e morais.
 Acervo da escola EMEF. Maria Conceição de Souza..
 jogo mobiliário
 
 
 
4.RELEVÂNCIA DO BRINCAR PARA A FORMAÇÃO SOCIAL, PESSOAL E COGNITIVO DAS CRIANÇAS
 A brincadeira de faz de conta é um passo importante no desenvolvimento do pensamento da criança, e em geral, está ligado ao início do uso da linguagem. Brincadeira de faz de conta é quando a crianças conseguem representar coisas por meio de símbolos e têm a habilidade de pensar sobre o mundo em que habitam quando não estão vivenciando diretamente.
 
 www.revistacrescer.com.
 
 
 
Estimular e mexer braços e pernas: móbiles coloridos, sonoros, que se movimentam encantam os bebês, que se envolvem, prestando atenção e evidenciando prazer pelo movimento dos braços e pernas. O móbile acessível ao bebê e ao seu toque deve ter uma estrutura resistente, que não desmonte ou quebre. Esse tipo de brinquedo estimula visão, tato e audição.
 www.pelauts.com.
6
 
As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura. Através dela da-se conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre outras coisas. 
 www.pelauts.com.
 
Atividades lúdicas de manipulação ajudam em grande parte do desenvolvimento motor fino, como na coordenação olho-mão, bilateralidade e na força da mão, assim com as habilidades conceituais e espaciais. Você pode ajudar a criança a entenderem conceitos de distancia, peso, forma, e textura. 
www.edesenhos.com
7
5.INTEGRANDO OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS AS EXPERIENCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS
 
 www.juizdeforaonline.wordepress.com
 Antigamente a vida das famílias era mais simples e tranqüila, não existia a correria que vemos hoje em dia.
 As pessoas andavam a pé, pois quase não existia carros. As ruas eram de terra ou paralelepípedos. As crianças podiam brincar nas ruas e calçadas, pois não havia perigo de acidentes . 
 As brincadeiras da época eram: pega-pega,esconde-esconde, passa anel,barra manteiga, pular corda,bolinha de gude, etc. Mas tudo isso mudou.
 Nos dias atuais, devido aos pais trabalharem fora de casa, as crianças começam a frequentar a pré escola ainda muito cedo, na maioria das vezes antes de completar um ano.Desta forma o ensino que antes era somente dado pelos pais, tem se dividido com as escolas e com os meios de comunicação , principalmente a televisão.
 Devido ao grande período que a criança fica em frente á televisão, esta acaba por substituir as brincadeiras, leituras e jogos que estimulam a criatividade da criança. Neste contexto a televisão acaba tornando conselheira e até mesmo uma companheira para a criança.
 Desta forma, este meio de comunicação tem sido informalmente chamado de “babá eletrônica” . Só que neste período que as crianças estão em frente a televisão estão expostas a várias programações, como
 Exemplo noticiários que trazem temas de violência e sexo, e dependendo da idade ela não sabe discernir corretamente essas informações e também tem a publicidade feita exclusivamente para criança.
 Cada vez mais cedo á criança esta querendo suas coisas e influenciando
no poder de decisão dos pais. Elas querem quase tudo que é mostrado na televisão. Estão amadurecendo precocemente, gerando assim a desinformação da criança.
 A mídia é muito atrativa para as crianças, por ser divertida, colorida, interessante e convidativa. Além do mais faz com que as crianças sintam-se incluídas na sociedade ou seja, fazendo parte do grupo.
 www.sounoticia.com.br
 Os meios de comunicação estão por toda a parte, cada vez mais temos muita informações chegando ao mesmo tempo, devido o fácil acesso a todos os tipos de mídia. O volume de informações veiculado através das novas tecnologias de comunicação continua se expandindo e os lares cada vez mais têm acesso aos meios de comunicação.
 Já os jogos de vídeo game e de computador estão cada vez mais reais e violentas, muito diferente do que existia antes, e estão se difundindo muito desde 1988, o setor de jogos de vídeo game e de computador transformou-se na atividade econômica de maior crescimento, transformou-se no emocionante entretenimento de crianças.
 Podemos perceber que os meios de comunicação influenciam e muito no desenvolvimento da personalidade de uma criança, e sendo assim, podemos analisar que os meios de comunicação fazem parte de nossas vidas, e a criança tem que aprender a lidar com ela desde cedo, com ajuda dos pais colocando limites e dizendo o que é bom ou ruim.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O grupo conclui que a brincadeira é uma ação natural da vida infantil, no momento em que brinca a criança trabalha com diversos aspectos como físico, emocional, social e cognitivo, se constituindo um importante elemento no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
 Neste mundo complexo, com seres únicos que convivem com tanta diversidade em vários contextos e com tantas informações ao seu dispor, com tantas facilidades tecnológicas, não se pode ignorar que as relações estão diferentes. No entanto as brincadeiras continuam a fazer parte na vida de todos os seres humanos, seja por meio das tradicionais brincadeiras de roda ou das mais tecnológicas como os. vídeo-game.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Casa.hsw.uol.com.br/cinco-marias.html.Acesso em 19/10/2014.
http://crianças.hsw.uol.com.br/cinco-marias1.html.
www.dariovatentante.blogspot.com.Acesso em 19/10/2014.
www.edesenho.com.Aceso em 19/10/2014.
www.filosofiaeducacao.tumbh.com.-acesso em 19/10/2014.
www.juizdeforaonline.wordepress.com.
 www.leandro.blogspot.com.Acesso em 19/10/2014.
www.pelauts.com. Acesso em 19/10/2014.
www.portal3.com.br.Acesso em 19/10/2014.
www.redeeducacaoemfoco.blogspot.com.Acesso em 19/10/2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais