Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		Entre os modelos de Desenho Organizacional, estudados como: Organograma, Estrutura Matricial, Adhocracia e Estrutura em Rede podemos afirmar:
		
	
	
	
	
	A Estrutura Matricial é uma decorrência da complexidade e da incerteza que reinam no ambiente externo da empresa, enquanto que a Estrutura em rede é uma estrutura rígida e sem mobilidade.
	
	 
	A Estrutura Matricial precisa ajustar-se e responder cada vez mais rapidamente às solicitações externas do seu ambiente, enquanto que o organograma apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências.
	
	
	O Organograma representa a organização informal sem levar em consideração a escala hierárquica, enquanto que a Adhocracia representa um novo tipo de estrutura altamente maleável, flexível e mutável.
	
	
	A Adhocracia representa um novo tipo de estrutura altamente rígido enquanto que a Estrutura em rede é altamente flexível, mobilidade, horizontalidade e conectividade que permite a virtualização do negócio.
	
	 
	O Organograma apresenta os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências além de escala hierárquica, comunicações, vinculação e subordinação.,enquanto a Estrutura em rede é uma estrutura rígida e sem mobilidade.
	
		2.
		A organização para atender as demandas do mercado e optar pela melhor alternativa para atingir os objetivos e apresentar resultados positivos aos seus acionistas, adota um tipo de estrutura, onde não haverá necessidades de contratar gerentes excepcionais. Dessa forma, os gestores podem dispor em qualquer nível hierárquico de uma estrutura de aconselhamentos tornando a organização mais ágil e dinâmica no processo decisório. Essa estrutura é conhecida como:
		
	
	
	
	
	Circular
	
	
	Holding
	
	 
	Staff ou assessoria
	
	
	Matricial
	
	
	Funcional
	
		3.
		O José recentemente aceitou um trabalho como auditor interno em uma empresa de seguros de grande dimensão. José descobriu que seu novo trabalho é bem diferente do que teve no estágio em uma empresa de consultoria contábil. A empresa de seguros tem definido estritamente responsabilidades de trabalho e linhas de comunicação. Parece que para cada decisão que José precisa tomar, a aprovação deve ser obtida a partir de gerência superior! Em geral, lhe parece que o ambiente de trabalho é bastante formal, em comparação com o estágio. José corretamente concluiu que uma das seguintes opções, caracterizava a organização da empresa de seguros:
		
	
	
	
	
	uma equipa de gestão ineficaz
	
	
	autoridade descentralizada
	
	
	um desenho organizacional matricial
	
	
	uma grande amplitude de controle
	
	 
	um elevado grau de centralização
	
		4.
		A função organização retrata a configuração estrutural da empresa e seu funcionamento e tem o objetivo de:
		
	
	
	
	
	Estabelecer uma forma ideal de gestão
	
	
	Estabelecer as metas globais da empresa
	
	
	Estabelecer uma forma democrática de gestão
	
	
	Conduzir a gerência em situações de risco
	
	 
	Conduzir a organização ao alcance dos seus objetivos
	
	
		5.
		A quebra do produto em partes sequenciais é um modelo de departamentalização.
Assinale abaixo a alternativa que retrata esse modelo: 
		
	
	
	
	
	Ambiental e Funcional
	
	
	Por Clientes e Projetos
	
	 
	Por Processos
	
	
	Por Projetos
	
	
	Por Clientes
	
	
		6.
		Ele representa a organização formal, configurada na estrutura que foi delineada, apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, além de escala hierárquica, comunicações, vinculação e subordinação. Esse modelo de desenho organizacional é o (a):
		
	
	
	
	 
	Organograma.
	
	
	Motivação.
	
	
	Planejamento.
	
	
	Liderança.
	
	
	Controle.

Outros materiais