Buscar

Avaliando o Aprendizado ( Aula 10 ) - CEL0284 TÓPICOS EM LIBRAS Surdez e Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEL0284_EX_A10_201410068961
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: ANDRESSA SOARES OLIVA
	Matrícula: 201410068961
	Disciplina: CEL0284 - TÓPICOS EM LIBRAS 
	Período Acad.: 2015.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A ideia de criar legendas ocultas (closed caption) surgiu há cerca de trinta anos, nos Estados Unidos, com a intenção de auxiliar os surdos a acompanharem os programas de televisão e, a partir de 1997, percebeu-se no Brasil um crescente uso dessas legendas. Com relação às legendas ocultas (closed caption), marque a afirmativa INCORRETA .
		
	
	
	
	
	Há duas formas de legendas ocultas: a on-line, que é feita em tempo real pela estenotipia ou software de reconhecimento de voz, e a off-line, pós-produzida em programas gravados, utilizando computadores com softwares específicos.
	
	
	As legendas são desnecessárias tendo em vista que os surdos apresentam grandes dificuldades com a Língua Portuguesa.
	
	
	Com as legendas, as pessoas surdas se mantêm bem informadas e têm acesso à cultura, como é direito de todo cidadão.
	
	
	Closed caption é uma legenda oculta que foi criada para permitir aos surdos e às pessoas com dificuldades auditivas o acesso a programas, comerciais e filmes veiculados na televisão e em vídeo.
	
	
	Para os surdos, são muito importantes as legendas em todos os canais da TV, para que esses indivíduos se mantenham em dia com os noticiários nacionais e internacionais.
	
	
		2.
		A internet é um fator de inclusão social, oferecendo para os surdos vários recursos, possibilitando-lhes independência e melhor acesso à informação e à comunicação. Analisando os benefícios da internet na vida dos surdos, é CORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	
	Os surdos não sabem a Língua Portuguesa, por isso não conseguem acessar a internet.
	
	
	Os surdos não se sentem confortáveis com o uso do computador e da internet.
	
	
	A internet não é nada visual, por isso os surdos não se adaptaram.
	
	
	Há uma grande adesão dos surdos à internet, de forma natural e com domínio da tecnologia.
	
	
	A surdez é uma deficiência que impede o uso da internet.
	
	
		3.
		Com o objetivo de promover acessibilidade, as legendas ocultas de televisão (closed captions) tornaram-se obrigatórias nos principais meios de comunicação. No Brasil, há duas leis que embasam essa obrigatoriedade. Marque a ÚNICA alternativa em que as descrições dos documentos abordam diretamente sobre acessibilidade em tecnologia e sistemas de comunicação:
		
	
	
	
	
	Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade e Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010 que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de LIBRAS.
	
	
	Decreto de lei 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade no Capítulo VI - Do Acesso à Informação e Comunicação; Lei 10.098, de 19 de Dezembro de 2000 no Capítulo VII - Da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização.
	
	
	Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que dispõe sobre acessibilidade e Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
	
	
	Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010 que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de LIBRAS.
	
	
	Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 e Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
	
	
		4.
		A tecnologia trouxe consigo uma gama de vantagens para a sociedade e, principalmente, para as pessoas com deficiência. Os avanços tecnológicos tem promovido acessibilidade e facilitado a comunicação dos surdos. Dentre as alternativas a seguir, marque a opção que apresenta exemplos de acessibilidade para o público surdo:
		
	
	
	
	
	Closed caption, Projeto tlibras - tradutor português x libras, leitor de tela, mouse adaptado.
	
	
	Aplicativos para envio de mensagens e vídeos, torpedos em telefone celular, closed caption, Projeto tlibras - tradutor português x LIBRAS.
	
	
	Leitor de tela, teclado em Braille, impressora em Braille, closed caption.
	
	
	Impressora em Braille, MSN, redes sociais, teclado adaptado.
	
	
	Impressora em Braille, telefone para surdos, leitor de tela, aplicativos para envio de mensagens e vídeos.
	
	
		5.
		A tecnologia assistiva é muito importante na Educação Inclusiva. O trabalho da Sala de Recursos Multifuncional é avaliar a melhor alternativa de tecnologia assistiva, produzir material para o aluno e encaminhar esses recursos e materiais produzidos, para que eles sirvam ao aluno na escola comum, junto à família e nos demais espaços que frequentam. Fonte:http://www.assistiva.com.br/aee.html). Marque a ÚNICA concepção INCORRETA sobre tecnologia assistiva:
		
	
	
	
	
	A tecnologia assistiva promove a ruptura de barreiras que impedem ou limitam a participação dos alunos com deficiência e surdos nos desafios educacionais.
	
	
	A tecnologia assistiva é usada somente na área da saúde para reabilitação de pessoas com deficiência e surdas, não é usada na Educação.
	
	
	A tecnologia assistiva encontra sentido quando favorece os alunos com deficiência e surdos no contexto escolar comum, apoiando a sua escolarização.
	
	
	A tecnologia assistiva está focada numa educação para autonomia.
	
	
	A tecnologia assistiva é usada como conhecimento aplicado para resolução de problemas funcionais enfrentados pelos alunos com deficiência e surdos.
	
	
		6.
		A companhia de Teatro Mãos Livres é um exemplo de luta para quebrar as barreiras de comunicação e integrar os dois mundos, surdos e ouvintes. Algumas considerações podem ser feitas baseando-se nesse exemplo e em outros tipos de manifestações artísticas inclusivas. Das opções a seguir, marque a opção INCORRETA em relação às manifestações artísticas voltadas para os surdos:
		
	
	
	
	
	A arte é capaz de quebrar barreiras e unir os diferentes povos.
	
	
	A linguagem artística funciona como estímulo às relações interculturais.
	
	
	A arte só pode ser realizada através da língua oral.
	
	
	A companhia de teatro citada se preocupa com o desenvolvimento integral dos alunos surdos.
	
	
	Os surdos também podem se expressar através da arte.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 11/11/2015 16:44:57. 
Gabarito
1-B 2-D 3-B 4-B 5-B 6-C

Outros materiais