Buscar

caso concreto 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
AULA: 2
Caso 1
 –
Tema: Aplicabilidades das normas constitucionais. Numa audiência no Juizado Especial Cível, em cujo processo o autor pleiteava uma indenização por danos morais no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), o advogado da empresa demandada, com amparo no art. 133 da Constituição da República, pleiteou a extinção do processo sem apreciação de mérito (CPC, art. 267, IV), sob o fundamento de que o advogado é essencial à administração da justiça. O autor, mesmo não tendo formação jurídica, ofereceu defesa alegando que a Lei n.º9.099/95 lhe garantia a possibilidade de postular em juízo sem assistência de defensor técnico. Diante de tal hipótese, considerando a aplicabilidade do art. 133, CRFB, seria correto afirmar que a Lei n.º 9.099/95 padece de vício de inconstitucionalidade?
CONSIDERANDO A APLICABILIDADE DO ART. 133/CF, QUE CONFORME INTERPRETAÇÃO DO STF É UMA NORMA DE EFICÁCIACONTIDA, A LEI Nº 9099/95, QUANDO DISPENSA A PRESENÇA DE ADVOGADO EM DETERMINADAS SITUAÇÕES NÃO FERE OART DA CF/88, QUE PERMITE TAL LIMITAÇÃO DE SUA POR UM ATO NORMATIVO (LEI) POSTERIOR.
Caso 2
 –
Tema: Recepção A Emenda Constitucional nº 1/69 permitia a criação, em sede de Lei infraconstitucional, de monopólios estatais. Com o advento da Constituição da República de 1988, a possibilidade de criação de monopólios por lei não foi mais contemplada. À luz da teoria da recepção, é possível sustentar a manutenção de monopólios estatais criados em sede infraconstitucional pelo ordenamento pretérito e não reproduzidos pela Constituição de 1988?
A QUESTÃO TRATA DA LEGISLAÇÃO INFRACONSTITUCIONAL QUE DELEGA DE FORMA PRETÉRITA AO ESTADO, O MONOPÓLIO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO POSTAL, QUE SE CONSIDERADO COMO ATIVIDADE ECONÔMICA, REALMENTE NÃO PODERIA SER RECEPCIONADA PELA NOVA CF DE 1988, QUE PROÍBE MONOPÓLIOS ESTATAIS, POIS QUANTO A ATIVIDADE ECONÔMICA,SERIA MATERIALMENTE INCOMPATÍVEL.
NO ENTANTO, O STF JULGOU A QUESTÃO E INTERPRETOU NO SENTIDO DE QUE SERVIÇO POSTAL NÃO CONFIGURAATIVIDADE ECONÔMICA E SIM SERVIÇO PÚBLICO, PORTANTO, A LEI FOI RECEPCIONADA PELA CF NOVA TENDO SIDO REVOGADA PARCIALMENTE SOMENTE NO QUE TANGE A ENTREGA DE PACOTES.
João Carlos Stogmuller
Matricula 2014.08.292424

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes