Buscar

CORRENTE FARÁDICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
CORRENTE FARÁDICA
*
Definição
É uma corrente de baixa freqüência, conhecida também como corrente alternada, usada com fins terapêuticos e de diagnóstico.
*
Características
Intensidade: máxima- 80 mA; ideal- tolerável.
Tempo de duração do pulso: varia de 0,1 a 1 milissegundo (mais comum é 0,3ms). 
Forma de onda (pulso emitido e pulso reverso). Triangular e polarizada.
Tempo de repouso do pulso: fixo de 20 milissegundos; freqüência é menor que 100Hz.
 
 
 
*
Tempo de aplicação: o suficiente para que ocorram em torno de 100 contrações; descansa-se por 2 minutos e torna-se a aplicar mais 100 contrações.
*
Ação da corrente: a principal é o efeito excitomotriz (excitação motora), porém, esta excitação só ocorre em musculatura com inervação íntegra, pois o tempo de duração do pulso é muito pequeno, não dando tempo para que haja estímulo suficiente para desencadear um potencial de ação num músculo desnervado. Quando a musculatura tem esta característica, ela só responde com pulso elétrico que apresente uma duração bem maior, com ocorre com a corrente exponencial.
 
 
 
*
EFEITOS FISIOLÓGICOS
Sobre os nervos sensitivos: quando se estimula com a corrente farádica, experimenta-se uma sensação similar a "picadinhas suaves". Isto se deve à estimulação dos nervos sensitivos que esta corrente produz, devido à sua baixa freqüência e intensidade.
 
 
 
 
 
 
 
*
Sobre os nervos motores: ela é capaz de estimular nervos motores, e, se tiver intensidade suficiente, provocará contração dos músculos inervados por eles. E para que não se leve o músculo à fadiga rapidamente, ela deve permitir o relaxamento muscular. Para que a contração ocorra de forma mais potente, é só aplicar a corrente no ponto motor do músculo desejado, porque é neste local que o nervo se insere no músculo.
*
Sobre a contração muscular: provoca trocas celulares, causando mudanças nos músculos, de forma similar às que ocorrem na contração muscular voluntária. 
Sobre as fibras musculares: a contração que ocorre, devido à corrente, leva ao aumento do número de fibras musculares atuantes, o que acarreta à elevação do volume muscular (hipertrofia), ao melhoramento da força e da resistência deste.
*
Sobre a circulação venosa e linfática: a contração e o relaxamento muscular produzem, sobre os vasos venosos e linfáticos, uma ação de bombeamento, que irá facilitar o retorno que trabalha contra a gravidade. 
Sobre a circulação: quando a contração muscular ocorre, há um aumento do metabolismo, com um aumento da demanda de oxigênio e aumento da liberação de catabólitos, que provocam dilatação das arteríolas e capilares, aumentando, consideravelmente, o fluxo sangüíneo no músculo.
*
INDICAÇÕES
Reeducação da ação muscular 
Aprendizagem de uma ação muscular nova 
Exercícios para músculos paralizados
Hipertrofia e aumento da potência muscular
Prevenção e eliminação de aderências
 
 
 
*
Contra-indicações
Estados febris, extremos de idade, paralisia espástica, degeneração ou secção de axônio, perda de sensibilidade, paralisia flácida com reação de degeneração. 
 
 
 
*
ELETRODOS
Bipolar: é o par de eletrodos que tem mesma forma e tamanho, sendo que o pólo positivo é colocado na origem ou no ventre do músculo e o negativo, na inserção. Este tipo de eletrodo é indicado para ser utilizado em grupos musculares e em músculos grandes ou médios.
*
Unipolar: é o par de eletrodos que têm formas e/ou tamanhos diferentes, sendo que o positivo deve ser posto próximo do segmento a ser estimulado (tem a forma de um eletrodo clássico) e o negativo, no ponto motor do músculo (tem a forma de uma canetinha e, na ponta desta, deve haver algodão ou gaze, embebido em água morna ou solução salina, se possível).
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais