Buscar

APOL 4 Marketing de Varejo/Industrial

Prévia do material em texto

Questão 1/5 – Nota 100!
O comportamento do comprador industrial diz respeito mais especificamente a um processo do que a um ato de compra isolado, pois essas compras envolvem diversas etapas, e cada uma destas termina em um processo de decisão. O departamento responsável pela tomada de decisões das compras organizacionais da empresa compradora é chamado de Centro de Compras, sendo formado pelos funcionários da organização que desempenham qualquer um dos seguintes cinco papéis no processo de decisão de compra (Kotler; Armstrong, 2003): Usuários; Influenciadores; Compradores; Decisores e Filtros.
Desta forma, assinale a alternativa que indica o tipo de comprador para o respectivo conceito apresentado abaixo:
 
“São os colaboradores que detêm o poder formal ou informal para selecionar ou aprovar os fornecedores. Em compras rotineiras, sem complexidade, o papel de decisor compete também ao comprador.”
	
	A
	Influenciadores
	
	B
	Usuários 
	
	C
	Decisores
	
	D
	Filtros
Questão 2/5
O termo e-business foi originalmente utilizado durante uma apresentação em Wall Street em novembro de 1996 por alguns executivos da IBM. A partir dessa data e com uma massiva campanha de marketing, essa denominação passou a ser referência no mercado. Entretanto, a comunicação por meios eletrônicos não é algo novo. Segundo Kalakota e Robinson, citados por Costa (2007, p. 59), a utilização da internet pelas organizações passou por três fases. Desta forma, assinale a alternativa que indica a Fase para o seguinte conceito abaixo:
 
“Foco na realização de operações de compra e venda por meio digital. Nessa fase, o comércio eletrônico começou a despontar como uma solução viável pela internet.”
	
	A
	Primeira fase
	
	B
	Segunda fase
	
	C
	Terceira fase
	
	D
	Quarta fase
Questão 3/5
Aprendemos  que o departamento responsável pela tomada de decisões das compras organizacionais da empresa compradora é chamado de Centro de Compras, sendo formado pelos funcionários da organização que desempenham qualquer um dos seguintes cinco papéis no processo de decisão de compra (Kotler; Armstrong, 2003): Usuários; Influenciadores; Compradores; Decisores e Filtros. Desta forma, assinale a alternativa que indica o tipo de comprador para o respectivo conceito apresentado abaixo:
 
“São os funcionários que têm autoridade formal para selecionar o fornecedor e determinar as condições da compra. Podem auxiliar na formulação das especificações do produto, mas a sua função principal no processo é selecionar os fornecedores e negociar com eles. Em casos de compras que tenham maior complexidade, eles podem solicitar a participação da alta gerência nas negociações.”
	
	A
	Influenciadores
	
	B
	Compradores
	
	C
	Decisores
	
	D
	Filtros
Questão 4/5
Aprendemos que, quando o cliente entra em um estabelecimento para efetuar uma compra, é necessário que se tenha a preocupação em obter alguns dados, como telefone para contato, endereço e e-mail. As pessoas podem ser incentivadas a fornecer essas informações por meio de algum benefício àqueles que preencherem o formulário, como, por exemplo:
	
	A
	não agradecer verbalmente, mas somente de forma superficial.
	
	B
	ignorar sua presença no estabelecimento.
	
	C
	solicitar uma doação em espécie.
	
	D
	concorrer a um prêmio em determinada data
Questão 5/5
De acordo com Oliveira, Ferreira e Chauvel, citados por Costa (2007, p. 57), “O termo e-business foi originalmente utilizado durante uma apresentação em Wall Street em novembro de 1996 por alguns executivos da IBM”. A partir dessa data e com uma massiva campanha de marketing, essa denominação passou a ser referência no mercado. Entretanto, a comunicação por meios eletrônicos não é algo novo. Segundo Kalakota e Robinson, citados por Costa (2007, p. 59), a utilização da internet pelas organizações passou por três fases, sendo a primeira fase (1994-1997) caracterizada por:
	
	A
	caracterizada pela preocupação com a presença da internet; embora muitas empresas ainda não soubessem muito bem como poderiam obter retorno com essa iniciativa, havia uma preocupação em estar presente nesse novo ambiente.
 
	
	B
	caracterizada pela falta de preocupação com a presença da internet; embora muitas empresas soubessem muito bem como poderiam obter retorno com essa iniciativa, não havia uma preocupação em estar presente nesse novo ambiente.e.
	
	C
	caracterizada pela preocupação com a presença da internet; embora muitas empresas soubessem muito bem como poderiam obter retorno com essa iniciativa, havia uma preocupação em estar presente nesse novo ambiente.
	
	D
	caracterizada pela ausência de interesse pela internet, pois muitas empresas já sabiam muito bem como poderiam obter retorno com essa iniciativa, ainda que não houvesse uma preocupação em estar presente nesse novo ambient

Outros materiais

Perguntas Recentes