Buscar

Fichamento Marshall Sahlins - Ilhas de História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fichamento – Disciplina de Antropologia e História
Docente Elias Barreiros
Discente Vanessa Caroline Mauro
SAHLINS, Marshall. Introdução. In: _____. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2004.
Em sua introdução, Marshall Sahlins trata da relação entre antropologia e história, e das relações culturais – estrutura, ação, evento – e suas interrelações. Na relação entre antropologia e história, um pensamento que o autor defende incansável e profundamente é o sentido de que cada cultura tem sua historicidade, e que cada momento histórico acontece em um contexto cultural completamente distinto e único.
Começa falando sobre estrutura, que ele define como “as relações simbólicas de ordem cultural”. Diz que as estruturas são objeto histórico, e que a forma cultural é a junção da estrutra com a ação. Nesse ponto, defende que existam as chances de haver duas ocorrências: a relação criando a ação, e a ação criando a relação. Diz que em sociedades cujas relações são construídas através de escolhas não têm menos estrutura do que as sociedades cujas relações são predeterminadas e imutáveis.
Adiante, Sahlins descreve o evento: “é a relação entre um acontecimento e a estrutura (ou estruturas)”. Diz que só quando um evento é situado num esquema cultural é que adquire significância histórica. Diz que não devemos tomar os eventos como proporção um de outro, já que cada um tem sua importância e valor únicos dentro da cultura e na história. 
Sobre história, o autor fala frases que definem seu pensamento sobre a disciplina e suas variantes: “a história é construída da mesma maneira geral tanto no interior de uma sociedade quanto entre sociedades”, “culturas diferentes, historicidades diferentes”, “os próprios acontecimentos históricos têm assinaturas culturais distintas”, “a antropologia tem algo a contribuir para a disciplina histórica. E o inverso é igualmente válido.”. Se vê, então, que a visão da história, feita pelo antropólogo, situa a história dentro do contexto de culturas, e, mesmo dizendo que ela se constrói de uma maneira geral, é única e acontece em momentos e contextos culturais igualmente únicos.

Outros materiais