Buscar

APOL 4 - Cadeia de suprimentos e logistica reversa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O conceito de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) apresentado no material de apoio da disciplina foi do autor Christopher que explica que “é um processo que permite integrar os diversos planos existentes na organização, de tal forma que a administração da cadeia de abastecimento seja mais efetiva, trazendo vantagens competitivas, onde o objetivo é balancear a demanda e os recursos disponíveis considerando as diferentes variáveis existentes no processo”. Entretanto, para alcançar essa efetividade alguns obstáculos precisam ser transpostos pela Cadeia.
A partir disso, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa que complementa adequadamente a afirmação:
 
“Uma das dificuldades desse alinhamento é que algumas organizações ainda mantêm metas departamentais (modelo verticalizado de gestão) o que impede”...
	
	A
	A compra e venda de mercadorias para empresas estabelecidas no exterior devido a diferença cultural.
	
	B
	a contratação de colaboradores que não tenham experiência com sistemas informatizados de vendas e operações.
	
	C
	a execução do plano de previsão de demanda que foi estabelecida para o próximo período.
	
	D
	a implementação de metodologias integradas, as quais exigem mudança de paradigmas no modelo de gestão.
Você acertou!
A alternativa D está correta porque implementar metodologias integradas exige mudança no modelo de gestão das organizações, e para Cadeia de Abastecimento isso ainda é uma dificuldade de transpor. 
Questão 2/5
O mundo contemporâneo tem exigido legislações que favoreçam diversificados aspectos ligados ao melhor aproveitamento do ciclo de vida dos produtos desde o uso das matérias-primas virgens ao produto final. A partir de tais princípios foram criados instrumentos que identificam as empresas que se diferenciam pela incorporação de variáveis ambientais em seus processos de produção e relação com o mercado identificado como:
	
	A
	Selo rosa;
	
	B
	Selo Limpo;
	
	C
	Empresas Sociais;
	
	D
	Selos Verdes;
Você acertou!
Comentários: Os selos verdes são ferramentas voltadas à prevenção do meio ambiente e o atendimento às leis aplicáveis, contribuindo com o ciclo de vida dos produtos quanto aos aspectos ambientais.
Questão 3/5
O planejamento em uma cadeia tem como objetivo propiciar uma visão ampla do negócio, bem como trazer a luz da discussão os pontos fortes e fracos dos envolvidos. O recomendado é que o planejamento seja realizado de forma integrada para que todos possam contribuir. Isso é necessário para os elos buscarem soluções de melhoria em conjunto. Um exemplo, se a empresa foco da cadeia deseja expandir seu negócio todos os elos precisam dessa informação para avaliar se tem capacidade já instalada ou se investimentos são necessários.
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina existem alguns passos básicos para iniciar um processo de planejamento das ações de uma cadeia de abastecimento. Assinale a alternativa que corresponde ao setor que deve inicialmente ser consultado.
	
	A
	Departamento financeiro.
	
	B
	Departamento logístico.
	
	C
	Departamento de gestão de pessoas.
	
	D
	Departamento de marketing
Você acertou!
Resposta esperada: Departamento de marketing
Questão 4/5
Sabe-se que o gerenciamento de uma Cadeia de Abastecimento é bastante complexo devido ao número de elos envolvidos e também dos objetivos individuais de cada companhia, dessa forma compete a Dona da Cadeia equilibrar os interesses. Entre os fatores dificultadores apresentados no material de apoio da disciplina, encontram-se: Muitos produtos novos ou inovadores; Terceirização de processos chaves da logística e os riscos das Estratégias de offshore sourcing.
A partir desse exposto é preciso refletir o que as organizações podem fazer para reduzir os impactos desses pontos.
Analise as sentenças a seguir e marque a  alternativa que apresenta pressupostos que minimizem esses fatores dificultadores.
	
	A
	Investir em inovações quando o mercado assim exigir para evitar dispêndios financeiros sem garantias de retorno.
	
	B
	Buscar parcerias de longo prazo e acompanhamento efetivo dos processos de fornecimento.
Você acertou!
A alternativa correta é a B porque retrata ações que efetivamente auxiliam a minimizar os riscos dos fatores críticos.
	
	C
	Comprar tecnologia da informação quando o sistema  que a empresa possui se tornar insuficiente para a gestão dos negócios.
	
	D
	Buscar formas individuais de reduzir os custos das operações logísticas em busca de resultados mais imediatos.
Questão 5/5
Analisando-se diante do foco estratégico do negócio, a logística reversa no macroambiente empresarial agrupando sociedade, comunidades locais governos e ambiente concorrencial, visa desenvolver um ambiente que favoreça o aumento da competitividade e sustentabilidade das empresas nos eixos econômico e ambiental, por meio do alcance de diversos objetivos, sendo correto afirmar estarem entre eles:
	
	A
	Recuperação de bens e serviços; Seguimento de modismo; Mitigação de riscos e imagem de modernidade; Demonstração de empresa oportunista;
	
	B
	Recuperação de valor financeiro; Seguimento de legislações; Mitigação dos riscos ou reforço de imagem de marca corporativa; Demonstração de Responsabilidade social;
Você acertou!
Comentários: Por eliminação a alternativa B se enquadra dentro dos parâmetros estratégicos para o sucesso da LR nos ambientes organizacionais.
	
	C
	Recuperação de perdas; Seguimento de técnicas de modismo corporativo; Mitigação de riscos de retrabalho; Demonstração de redução de retrabalho;
	
	D
	Prestação de serviços a clientes; Seguimento de legislações; Mitigação dos riscos de processos por perdas e danos; Demonstração de empresa de marketing social;

Outros materiais