Buscar

Teorias_da_Instrução_e_do_Ensino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teorias da Instrução e do Ensino
José Carlos Libâneo
Didática: é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Ela funciona como o elemento transformador da teoria na prática.
Didática como atividade pedagógica escolar
Os temas fundamentais da didática são: 
1. Os objetivos sócio-pedagógicos; 
2. Os conteúdos escolares; 
3. Os princípios didáticos; 
4. Os métodos de ensino aprendizagem; 
5. As formas organizadas do ensino; 
6. Aplicação de técnicas e recursos; 
7. Controle e avaliação da aprendizagem.
Didática como atividade pedagógica escolar
o processo didático está centrado na relação entre ensino e aprendizagem. Podemos daí determinar os elementos constitutivos da Didática: 
Conteúdos das matérias; 
Ação de ensinar (processo social, implicando nas dimensões políticas, ideológicas, éticas, pedagógicas, pautado em objetivos, conteúdos e métodos);
Ação de aprender.
Os componentes do processo didático
O autor afirma que a didática e sua história estão ligadas ao aparecimento do ensino. Desde a Antiguidade clássica ou no período medieval já temos registro de formas de ação pedagógicas em escolas e mosteiros. Entretanto, a didática aparece em obra em meados do século XVII, com João Amos Comênio, ao escrever a primeira obra sobre a didática “A Didática Magna”.
Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas
* A finalidade da educação é conduzir a felicidade eterna com Deus. 
* O homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é de acordo com suas características de idade e capacidade. 
* A assimilação dos conhecimentos não se dá de forma imediata. 
* O ensino deve seguir o curso da natureza infantil, por isso as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez.
Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas
Já mais adiante, Jean Jacques Rousseau (1712-1778) propôs uma nova concepção de ensino, baseado nas necessidades e interesses imediatos da criança. 
Porém, este autor não colocou suas ideias em prática, cabendo mais adiante a outro pesquisador fazê-lo, Henrique Pestalozzi (1746-1827), que trabalhava com a educação de crianças pobres. 
Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas
Estes três teóricos influenciaram muito Johann Friedrich Herbart (1776-1841), que tornou a verdadeira inspiração para pedagogia conservadora, determinando que o fim da educação é a moralidade atingida através da instrução de ensino. Estes autores e outros tantos formam as bases para o que chamamos modernamente de Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada.
Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas
Duas grandes correntes: as de cunho liberal e as de cunho progressivista. 
A tradicional vê a didática como uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar no professor e usando a palavra (transmissão oral) como principal recurso pedagógico. 
Nas progressivista a Didática é entendida como direção da aprendizagem, o aluno é o sujeito deste processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos; por esta razão os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensina, antes, ajuda o aluno a aprender.
Tendências pedagógicas no Brasil e a Didática
• Pedagogia liberal
Tradicional
Renovada progressivista
Renovada não-diretiva
• Tecnicista
• Pedagogia Libertadora
• Pedagogia Libertária
• Crítico-Social dos Conteúdos.
Tendências Pedagógicas
A expressão liberal não significa “avançado”, “democrático”, como geralmente é usado.O princípio liberal surgiu como desculpa do sistema capitalista que, ao argumentar o prevalecimento da liberdade e interesses individuais da sociedade, institui um modo de organização social fundamentado na doutrina privada dos processo de produção, também intitulado sociedade de classes.
Tendências Pedagógicas
A pedagogia liberal defende a posição de que a função da escola é preparar o indivíduo no desempenho de papéis sociais de acordo com suas habilidades específicas, dessa forma precisa aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, embora haja uma divulgação da ideia de igualdade de oportunidades, não se considera a desigualdade de condições.
Tendências Pedagógicas
Na tendência liberal tradicional a escola desempenha o papel de preparar os alunos no aspecto moral e intelectual para assumir sua posição na sociedade. O conhecimento é o mesmo para todos, desde que haja um esforço pessoal. Os indivíduos que encontram dificuldades devem trabalhar para superar essas dificuldades e garantir seu lugar ao lado dos mais capazes. Em casos de não superação, devem procurar o ensino profissionalizante.
Tendência liberal tradicional
Papel da Escola: Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, compromisso com a cultura, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes.
Conteúdos de Ensino: Valores sociais acumulados pelos antepassados. As matérias preparam o aluno para a vida. Conteúdos separados das realidades sociais.
Tendência liberal tradicional
A finalidade da escola na tendência liberal renovada progressivista é de proporcionar assimetria entre as necessidades específicas do indivíduo ao meio social. A escola deve proporcionar meios que permitiam ao aluno educar-se, em um processo ativo de construção e reconstrução do objeto, havendo uma interação entre a estrutura cognitiva do indivíduo e a estrutura do ambiente.
Tendência liberal renovada progressivista
Os conteúdos são elaborados em função da experiência que o educando vivencia frente aos desafios e problemáticas de seu cotidiano, pois o conhecimento resulta da ação a partir dos seus interesses e suas necessidades. A metodologia parte do princípio de “aprender fazendo”. A solução de problemas, pesquisas, estudo dos meios naturais e sociais, descobertas, tentativas experimentais são extremamente valorizados. O trabalho em grupo é enfatizado não mais como a técnica, e sim como necessidade básica do desenvolvimento mental.
Tendência liberal renovada progressivista
O professor não tem uma posição privilegiada nesta proposta, sua função é auxiliar o desenvolvimento espontâneo da criança, quando a intervenção é para orientar, dar forma ao raciocínio. A consciência dos limites da vida em grupo é que da origem à disciplina, dessa forma aluno disciplinado não é o aluno mudo, estático, e sim o solidário, participante, respeitador das normas do grupo.
O relacionamento harmônico entre professores e alunos é indispensável para garantir um clima positivo e dessa forma instaurar um “vivência democrática”.
Tendência liberal renovada progressivista
Nesta tendência a escola se preocupa mais com as questões psicológicas do aluno do que com as pedagógicas e sociais, pois a escola atua de forma mais acentuada na formação de atitudes.
O objetivo do ensino é criar mecanismos para que o aluno procure chegar ao conhecimento por si mesmo.
Tendência liberal renovada não-diretiva
O perfil do professor “facilitador” consiste em aceitar a pessoa do aluno, aptidão de ser confiável, receptivo e ser convicto na capacidade do autodesenvolvimento do educando.
O trabalho de educador é levar o estudante a organizar-se, através de técnicas de sensibilização para que os sentimentos de cada um seja explicitados, sem coação. A motivação nasce na busca da auto-realização pessoal e ao buscar essa auto-realização o indivíduo aprende e modifica suas percepções de mundo. Partindo desse princípio, a avaliação escola perde sua razão de ser, prevalecendo então a auto-avaliação.
Tendência liberal renovada não-diretiva
A educação é centrada no aluno. O professor é um especialista em relações humanas.
Pressupostos: A motivação resulta do desejo de adequação pessoal da auto-realização, aprender
é modificar suas próprias percepções, daí se aprende o que tiver significado.
Tendência liberal renovada não-diretiva
É um sistema social funcional e harmônico. A escola atua através de técnicas específicas como escultora do comportamento humano, com o objetivo de integrar os indivíduos à máquina dos sistemas social global.Fica a cargo da educação escolar administrar o processo de obtenção de conhecimentos úteis, necessários e específicos, atitudes e habilidades do educando.
Tendência Liberal Tecnicista
Papel da Escola: modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas;
integração à máquina social. A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente.
Conteúdos: Informações, princípios e leis, numa sequência lógica e psicológica.
Material instrucional = sistematizado nos livros didáticos.
Tendência Liberal Tecnicista
Métodos: De transmissão e recepção de informações. É a aplicação sistemática de princípios.
Emprega a tecnologia comportamental com o objetivo de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Os princípios científicos, leis etc. são organizadas e estabelecidas numa sequência lógica e psicológica por especialistas. Somente o que é observável e medido faz parte do conhecimento apresentados nas matérias de ensino, tendo como conteúdo a ciência objetiva e eliminando-se qualquer aspecto de subjetividade.
Tendência Liberal Tecnicista
Há uma sistematização encontrada nos módulos de ensinos, livros didáticos,manuais etc.Nessa pedagogia o professor é simplesmente um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno.
O aluno não participa da elaboração do programa educacional.
A eficácia da transmissão do conhecimento o educador e educando tem uma comunicação estritamente técnica.
Tendência Liberal Tecnicista
Parte da análise crítica das realidades sociais que sustentam as finalidades sociopolíticas da educação.
Não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista, por isso se constitui num instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. 
Tendência Progressista
Manifesta-se em três:
 Libertadora, também conhecida como pedagogia de Paulo Freire;
Libertária, ligada diretamente aos defensores da autogestão pedagógica
Crítico social dos Conteúdos, que prioriza os conteúdos na confrontação com as realidades sociais de maneira diferenciada das pedagogias anteriores.
Tendência Progressista
A atuação dessa proposta é “não-formal”, sendo assim não é próprio dela falar em ensino escolar.
O ponto crucial dessa pedagogia é fazer surgir uma nova maneira da relação com as experiências vividas, não se preocupando com a transmissão de conteúdos específicos. São extraídos dos educandos assuntos de sua vida cotidiana, sendo denominados temas geradores.
Tendência Progressista Libertadora
Os professores orientam os alunos na redação de textos que depois serão utilizados como textos de leitura se forem necessários.
Papel da Escola: Atuação não formal. Consciência da realidade para transformação social. Questionar a realidade. Educação crítica.
Conteúdos: Geradores são extraídos da prática, da vida dos educandos. Caráter político.
Método: Predomina o diálogo entre professor e aluno. O professor é um animador que por princípio deve chegar ao nível dos alunos.
Tendência Progressista Libertadora
 A metodologia utilizada fundamenta-se no autêntico diálogo entre educando e educador, o que proporciona ao processo de alfabetização de adultos maior facilidade de interação entre os mesmos, facilitando assim a aquisição do conhecimento. A motivação da aprendizagem vem da própria problematização social, pois o aprender e conhecer a realidade vivida de forma crítica para levar a uma transformação.
Tendência Progressista Libertadora
O princípio fundamental é iniciar mudanças institucionais, tendo como população alvo os níveis mais empobrecidos que irão se expandindo até atingir todo o sistema exercendo, assim, uma transformação na personalidade do aluno.
Papel da Escola: Transformação do aluno, modificações institucionais à partir dos níveis subalternos.
Conteúdos: Matérias são colocadas à disposição dos alunos, mas não são cobradas. Vai do interesse de cada um.
Método: É na vivência grupal, na forma de autogestão que os alunos buscarão encontrar as bases mais satisfatórias.
Tendência Progressista Libertária
A pedagogia libertária tem um sentido expressamente político quando coloca o sujeito como produto do meio social e que a aquisição do conhecimento individualizado só ocorre na coletividade, tendo como ideia principal e mais conhecida entre nós a “pedagogia institucional”,objetivando a resistência contra o sistema burocrático que atua na ação de dominação do Estado, retirando a autonomia do processo educacional como um todo.
Tendência Progressista Libertária
O conhecimento sistemático não é de grande importância para esta pedagogia, já que a matéria é apresentada para o aluno, porém não lhe é exigida. O que realmente importa são as experiências vividas pelo grupo social principalmente ocorrida de forma crítica, esse sim é o verdadeiro conhecimento, é ele que proporciona respostas necessárias e condizentes às exigências sociais.
Tendência Progressista Libertária
Papel da Escola: Ensinar conteúdos abstratos, mas vivos, concretos. A escola é a parte integrante do todo social, a função é uma atividade mediadora no seio da prática social.
 Conteúdos: São os culturais e universais que se constituíram ao longo da história da humanidade.
Método: O que favoreça a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos.
Tendência Progressista Críticossocial dos Conteúdos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais