Buscar

Vitaminas e suas funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Luterana do Brasil
Pró-Reitoria de Graduação
Área da Saúde e Bem-Estar Social
	
Atividade semipresencial
	Curso: Fonoaudiologia
	Disciplina: Estudos em Fisiologia Humana
	Data: novembro/2015
	Turma: 0353
	Professor (a): Ângelo Estevão Prando
	
	Aluno: Felipe de Oliveira Goulart
	
Atividade de Estudos em Fisiologia Humana – Bioquímica:
1. Vitamina A:
A) Citar fontes: Abacate, abóbora, acelga, brócolis, broto de alfafa, caju, cenoura, etc.
B) Função: A vitamina A (Caroteno ou Retinol) desempenha um importante papel na nutrição do globo ocular e também na manutenção do equilíbrio da pele e mucosas. Atua também na proteção contra doenças infecciosas.
C) Como adquirir: Nós não somos capazes de produzi-la por conta própria, portanto precisamos obtê-la a partir de diferentes fontes alimentares na dose certa.
2. Vitamina C:
A) Cinco fontes e percentuais presentes: 
Morango: A vitamina C contida em 100 gramas de morangos é de 59 mg (98% VD).
Laranjas: A vitamina C contida em 100 gramas de laranja é de 59 mg (99% VD).
Mamão: A vitamina C contida em 100 gramas de mamão é de 62 mg (103% VD).
Kiwi: A vitamina C contida em 100 gramas de kiwi é de 93 mg (155% VD).
Goiabas: A vitamina C contida em 100 gramas de goiaba é de 228 mg (381% VD).
b) Cuidado para não inativa-las: Quando exposto a luz torna-se de coloração amarelada, o que indica um processo de oxidação do produto.
3. Vitamina B:
A) Funções em Geral: As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal.
Facilita a digestão e absorção dos hidratos de carbonos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimularão a liberação e controlarão a ação do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentarão a eficácia de sua dieta. Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com complexo B é indicada.
B) Funções particular da B8 e da B12:
B8: A biotina auxilia no normal metabolismo produtor de energia e contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso. Esta vitamina tem um papel no normal metabolismo dos macronutrientes e ajuda numa normal função psicológica . A biotina contribui para a manutenção de um cabelo normal, de mucosas normais e de uma pele normal.
B12: Metabolismo de proteínas, combate a anemia.
4. Vitamina E:
A) Fontes: A vitamina E pode ser encontrada em diversos alimentos e óleos. Nozes, sementes e óleos vegetais contêm altas quantidades de alfa-tocoferol e quantidades significativas também estão disponíveis em vegetais de folhas verdes e cereais enriquecidos.
B) Ação: A vitamina E é lipossolúvel e tem como principal função no organismo a sua forte ação antioxidante
C) Importância na proteção contra o câncer: Algumas pesquisas apontam que a vitamina E pode ajudar a prevenir e até a diminuir o crescimento dos tumores dependentes da testosterona, como é o caso do câncer de próstata. Contudo, os estudos ainda são controversos. Uma pesquisa publicada no Journal of The National Cancer Institute observou que em casos de homens fumantes a suplementação com vitamina E ajudaria a prevenir o câncer de próstata. Contudo, os próprios pesquisadores admitem que o estudo não proporciona resultados suficientes para que a vitamina E seja recomendada a toda a população com este fim. 
5. Vitamina D:
A) Fontes: Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, estas comidas não possuem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.
B) Ação: A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças. 
C) Condição para desempenhar sua ação: A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar. 
d) Traz quais consequências: A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer.
6. Vitamina K:
A) Fontes: A vitamina K pode ser encontrada em diferentes alimentos. Boas fontes dela são o brócolis, couve-flor, o agrião, a rúcula, o repolho, o nabo, a alface, o espinafre e outros vegetais verdes. É preciso ingerir apenas 50 gramas destes vegetais para ter a quantidade diária recomendada de vitamina K. Os óleos vegetais, como o azeite, também contam com o nutriente. As oleaginosas, o abacate, o ovo e o fígado também possuem boas quantidades de vitamina K.
B) Função: A vitamina K é lipossolúvel e se divide em k1, k2 e k3. A vitamina K1 é encontrada em alimentos de origem vegetal, a k2 é produzida pela nossa flora intestinal e a k3 é produzida em laboratório. Esta última versão é utilizada nos suplementos e é bem absorvida pelo organismo. 
A vitamina K é essencial para o organismo. Ela ajuda na coagulação sanguínea, contribui para a saúde dos ossos e pode ser utilizada em bebês prematuros.
C) Formas pelas quais podemos provocar uma vitaminose K: Através de anticoagulantes e problemas no fígado.

Outros materiais