Buscar

FILOSOFIA DA CIÊNCIA - AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	  FILOSOFIA DA CIÊNCIA
	
	Exercício: SDE0640_EX_A1_201301015849 
	Voltar 
	Aluno(a): CATIA BATISTA DE SOUZA
	Matrícula: 201301015849 
	
	Data: 06/03/2014 09:56:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301211667)
	1a sem.: Neotomismo
	
	"Como foi dito acima, o homem foi posto por Deus no seu estado primitivo de modo que o corpo estivesse totalmente submisso à alma. Por sua vez, havia subordinação entre as partes da alma, de modo que as forças inferiores se submetessem, sem oposição, à razão, e que a própria razão humana também fosse submetida a Deus. (...) Por conseguinte, isso acontecia devido à interferência de uma força superior, isto é, Deus, o Qual, como juntou ao corpo a alma racional, que transcende toda proporção do corpo e das forças corpóreas às quais pertencem as forças sensíveis, assim também concedeu à alma racional a força que pudesse conter o corpo acima de sua condição corpórea, e as forças sensíveis exigidas pela alma racional. Para que a razão mantivesse submetida a si, firmemente, as forças interiores, também ela deveria ficar firmemente submetida ao domínio de Deus, de Quem recebia a virtude excedente à sua condição natural, de que acima falamos." Poderíamos dizer que tal citação foi feita na obra
		
	
	ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Trad. de Valter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1985. 
	
	MARX, Karl. FRIEDRICH, Engels. Manifesto Comunista. Comentado por Chico Alencar. Rio de Janeiro: Garamond, 1998. 
	
	BENJAMIN, W. (1979). Correspondance II (1929 -1940). Paris, Aubier Montaigne.
	
	de TOMÁS DE AQUINO. Compêndio de Teologia. 2ª ed. Trad. Odilão Moura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. I, II, CLXXXVI, 1 e 2. 
	
	LÉVI-STRAUSS, C. (1986). A oleira ciumenta. São Paulo, Brasiliense.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301250617)
	sem. N/A: Neotomismo
	
	Nas aulas sobre Neotomismo aprendemos que a família é o espaço privilegiado da ação católica. Por ela pensamos a sociedade, a fábrica, o mundo do trabalho, daí podermos aferir que 
		
	
	o "mundo industrializado" se refere às relações sociais implicadas no uso generalizado da força material e do maquinário nos processos de produção. 
	
	há momentos que julgamos com base em dados históricos e conceitos, tais como "indústria cultural" e "cultura de massa"para começara entender as relações sociais.
	
	as relações de trabalho e produção de que o homem participa alteram o mundo natural sem, contudo, interferir em suas relações sociais. 
	
	necessitamos salvaguardá-la como núcleo necessário para que não haja situações que possam oferecer comportamentos desviantes, incidindo nas relações sociais.
	
	o conceito de amor está ligado à Humanidade, exigência fundamental da moral positiva, progrediremos em direção à ordem. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301245400)
	sem. N/A: Neotomismo
	
	Existe um tipo de pensamento que é crítico, analítico e rigoroso a partir de uma metodologia racional. Contudo ele não se confunde com o pensamento científico embora com ele tenha afinidade contumaz. De certo que o pensamento científico busca determinar a verdade objetiva acerca do real, enquanto esse outro tipo de pensamento busca determinar as possibilidades racionais que poderão tornar uma coisa verdadeira ou não. Nesse caso, assinale a única alternativa CORRETA que diz respeito ao outro tipo de pensamento anterior à ciência que lhe deu origem: 
		
	
	Todas as respostas estão incorretas. 
	
	Pensamento crítico. 
	
	Pensamento religioso. 
	
	Pensamento filosófico. 
	
	Pensamento mítico. 
		
	
	Voltar          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Outros materiais