Buscar

FILOSOFIA DA CIÊNCIA - AULA 5

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	  FILOSOFIA DA CIÊNCIA
	
	Exercício: SDE0640_EX_A5_201301015849 
	Voltar 
	Aluno(a): CATIA BATISTA DE SOUZA
	Matrícula: 201301015849 
	
	Data: 10/05/2014 23:39:53 (Não Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301163883)
	5a sem.: Althusser, Gramsci, Lucáks
	
	A vertente marxista que traz à consciência os signatários do Serviço Social é de origem um tanto criticada dada a tamanha ênfase às abordagens reducionistas dos marxismos de manual, assim como pela influência do cientificismo e do formalismo metodológico (estruturalista) presente no "marxismo" deste filósofo. De que filósofo faz-se tal crítica? 
		
	
	Jean Paul-Sartre, filósofo françês, que advoga sermos inteiramente responsáveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro. 
	
	Emannuel Mounier, filósofo françês, priorizou as concepções de pessoa, diálogo e transformação social. 
	
	Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão, que propõe uma sua teoria discursiva. 
	
	Louis Althusser, filósofo françês, cuja leitura da obra de Marx vai influenciar a proposta marxista do Serviço Social nos anos 60/70. 
	
	Georg Lukács, filósofo húngaro, que empreendeu o conceito de reificação na teoria da constituição da realidade social. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301211664)
	5a sem.: ESCOLA DE FRANKFURT
	
	Na sociedade da total administração, segundo a expressão de Horkheimer e Adorno, os conflitos existentes foram dissimulados, não havendo oposição porque o homem perdeu sua dimensão de critica. Daí, poderem dizer que "não queremos assumir a posição ingênua da critica gratuita à técnica, mas é preciso preocupar -se com a absolutização do "espírito da técnica" (a razão instrumental, a que já nos referimos). Onde a técnica se torna o principio motor, o homem se encontra mutilado, porque é reduzido ao anonimato, às funções que desempenha, e nunca é um fim, mas sempre meio para qualquer coisa que se acha fora dele,daí
		
	
	prevalecerem as funções divididas do homem que pensa e do homem que só executa, será impossível evitar a dominação, pois sempre existirá a ideia de que só alguns sabem e são competentes e portanto decidem; a maioria que nada sabe é incompetente e obedece.
	
	introduzirem a noção de essência ou significação como um conceito que permite diferenciar internamente uma realidade de outras, encontrando seu sentido, sua forma, suas propriedades e sua origem. 
	
	implementarem as medidas necessárias para o desenvolvimento social mas, ao mesmo tempo, uma sociedade civil forte e ativa, igualmente realizadora e capaz de mobilizar-se e moderar e fiscalizar o Estado. 
	
	adotarem essa perspectiva e o resultado é a afirmação de um humanismo radical. Esse humanismo afirma a capacidade humana de desenvolver seu altruísmo inato, de viver pacificamente (regulando e resolvendo pacificamente seus conflitos), 
	
	permitirem uma metodologia que chega às leis dos fatos humanos, sem que seja necessário imitar ou copiar os procedimentos das ciências naturais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301260578)
	sem. N/A: Escola de Frankfurt
	
	O modelo antropocêntrico parece trazer uma espécie de cegueira..., no que diz respeito às questões da responsabilidade moral do homem pelo seu meio ambiente. (HABERMAS, Jürgen. Comentários à Ética do Discurso. Trad. de Gilda Lopes Encarnação. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p.212.) É correto afirmar que para Habermans a ética do meio ambiente: 
		
	
	defende uma conduta humana de acordo com a vida natural, observando as leis da natureza e sua regularidade. 
	
	compreende o emprego dos avanços tecnológicos visando a redução da poluição. 
	
	significa o modo como o homem planeja construir e realizar integralmente a sua existência no planeta. 
	
	implica em uma conduta conservadora que o modelo econômico adota no que diz respeito ao meio ambiente. 
	
	reflete sobre as ações isoladas dos indivíduos buscando adaptar-se às mudanças climáticas e às catástrofes naturais. 
		
	
	Voltar          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Continue navegando