Buscar

Simulados de Legislação Tributária #EstácioNovaAmerica 2015.02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407624821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com as normas do Código Tributário Nacional que regulam a obrigação tributária, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Quando extinto o crédito tributário, a obrigação tributária que lhe deu origem também se extingue.
	
	A obrigação tributária refere-se a pagamento de tributo e de penalidade pecuniária.
	 
	A obrigação de fazer ou de não fazer disposta na legislação tributária configura obrigação tributária principal.
	
	A obrigação tributária principal surge sempre com a ocorrência do fato gerador previsto em lei.
	
	Quando não observada a obrigação tributária acessória, ela converte-se em obrigação principal no tocante à multa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407073817)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que tange à responsabilidade por infrações à legislação tributária, assinale a alternativa correta:
		
	
	(b) jamais poderá ser imputada à pessoa jurídica.
	 
	(d) somente se configurará se dela resultar tributo devido.
	 
	(a) independe da intenção do agente.
	
	(c) independe de previsão legal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407054382)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Constituição atribui aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios uma parcela da arrecadação tributária da União, assim como, aos Municípios, uma parcela da arrecadação dos Estados. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem;
		
	 
	Pertence ao Estado da Bahia todo o produto da arrecadação do imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza, retido na fonte, incidente sobre os vencimentos dos servidores da administração direta estadual.
	 
	Se a União instituir taxa não prevista na Constituição - não cumulativa e com base de cálculo e fato gerador diversos dos tributos ali disciplinados -, vinte por cento do produto da arrecadação pertencerão aos Estados e ao Distrito Federal.
	 
	Pertence ao Município de Tiradentes - MG - todo o produto da arrecadação do imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza, retido na fonte, incidente sobre os vencimentos dos servidores da administração direta municipal.
	 
	A Constituição, fundamentada no princípio do federalismo, não admite que a União imponha, como condição à entrega de recursos do fundo de participação a um Estado, que este efetue o pagamento de créditos de uma autarquia federal.
	 
	A União deverá entregar aos fundos de participação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios quarenta e sete por cento do total nacional da arrecadação do imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407051135)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação ao lançamento tributário, analise as afirmativas a seguir. I. De acordo com a redação do CTN o lançamento por homologação é aquele efetuado com base na declaração do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação. II. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo pode ser alterado a qualquer tempo em virtude da caracterização de erro de direito. III. Aplica-se ao lançamento a legislação que, posteriormente à ocorrência do fato gerador da obrigação, tenha instituído novos critérios de apuração ou processos de fiscalização, ampliado os poderes de investigação das autoridades administrativas ou outorgado ao crédito maiores garantias ou privilégios, exceto, neste último caso, para o efeito de atribuir responsabilidade tributária a terceiros. Assinale:
		
	
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	 
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa III estiver correta.
	 
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407051239)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A respeito do direito tributário, julgue os itens subsequentes.
		
	 
	No direito tributário, por força do princípio da igualdade tributária, não se admite a fixação, na lei, de tratamento diferenciado entre contribuintes ou responsáveis com base em critérios referentes às condições pessoais dos destinatários da norma.
	 
	Por força do princípio constitucional da estrita legalidade em matéria tributária, tanto a isenção quanto a imunidade tributárias têm de ser necessariamente estabelecidas em lei stricto sensu; por outro lado, se determinada situação for alvo de norma instituidora de imunidade tributária, não poderá haver isenção para a mesma situação.
	 
	A solidariedade, no direito tributário, não se pode presumir, mas tem de derivar da lei; por outro lado, ela não admite benefício de ordem entre os co-obrigados.
	 
	No direito civil, usa-se o termo pagamento, em sentido amplo, para designar o adimplemento de todo tipo de obrigação, e, em sentido restrito, para significar o adimplemento de obrigação pecuniária; o Código Tributário Nacional (CTN), ao empregá-lo no capítulo que cuida da extinção do crédito tributário, usa-o em sentido amplo.
	 
	Como decorrência da regra constitucional que estabelece a não cumulatividade do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS), os custos em que a empresa incorre, como o preço de serviço ou bem, seja ele destinado, por exemplo, à revenda ou a emprego como matéria-prima, produto intermediário ou embalagem, que se tenham sujeitado a esse tributo darão causa a crédito do imposto; essa sistemática é conhecida como regime de crédito financeiro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes