Buscar

Avaliação parcial met.prat.de alfa.e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407472108)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia e pense sobre as afirmativas que se seguem: Em entrevista ao Diário do Grande ABC , SP, A autora Magda Soares ressaltou que ¿Como no filme Central do Brasil ¿ alguns personagens conheciam a carta, mas não podiam escrevê-la por serem analfabetos. Eles ditavam a carta dentro do gênero, mesmo sem saber escrever.(...)¿ . Outros apresentavam noção de escrita , sabiam endereços , mas optavam por solicitar à Dora a escrita da carta..... porque O conceito de analfabeto funcional é utilizado para designar pessoas incapazes de utilizar a leitura e a escrita de forma pragmática no seu cotidiano, sendo que estas têm uma história de escolarização. A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta que complementa o comentário da primeira
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta que complementa o comentário da primeira
	
	Tanto a primeira como a segunda são asserções falsas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407315933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das frases abaixo, qual concebe a leitura como uma interação entre subjetividades? Marque a resposta correta.
		
	
	Ler é descobrir na grafia dos signos uma sequência ordenada de sons. Émile Genouvier.
	
	Ler é ser capaz de transformar uma mensagem escrita numa mensagem sonora segundo certas leis precisas. Gaston Mialaret.
	
	Ler significa, estando-se diante de um signo escrito, encontrar a sua sonorização. BorelMasonny.
	
	Designa-se por leitura o ato ou habilidade de reagir por meio de certos sons ao estímulo visual do sistema de símbolos alfabéticos¿. Rafael Grisi
	 
	Ler não é (....) um ato solitário, é interação verbal entre indivíduos e indivíduos totalmente determinados. Magda Becker Soares.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407315946)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque (M) para modelo mecanicista e (D) para modelo dialógico no que se refere às práticas utilizadas na formação de leitores e escritores na fase da alfabetização.
(__) Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
(__) A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
(__) O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
(__) Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
Como ficou a ordem correta?
		
	
	D M D D
	 
	M D M M
	
	M M D D
	
	D D M D
	
	M M M M
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407315945)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marlene Carvalho (2001) ressalta que a crise que se instalou no método mecanicista de ensinar a leitura se deu por conta problemas causados pela separação entre decodificação e produção de significado. Qual argumento pode ser contrário ao método mecanicista e, portanto, criticá-lo?
		
	
	A leitura precisa ser amadurecida, por isso, um bom ambiente alfabetizador trabalha a memória dos sons para amadurecer a detenção dos fonemas para a criança.
	
	O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
	 
	A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
	
	Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
	
	Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407315923)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Relacione as características da concepção de conhecimento, sua influência na alfabetização e as práticas propostas.
(1) Concepção Empirista
(2) Concepção Construtivista
(3) Concepção Interacionista
(a) O conhecimento é construído socialmente. A escrita é concebida como uma prática interdiscursiva, pois apresenta tem relação com as enunciações.
(b) A criança constrói seu conhecimento na interação com o meio. Desta forma, a escrita é construção e não treino, inclusive no que se refere a ortografia.
(c) A criança é concebida como um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio. Sua escrita é um mecanismo de codificar a língua.
A ordem correta da relação entre as categorias foi:
		
	 
	1c 2b 3a
	
	1a 2b 3c
	
	1c 2a 3b
	
	1b 2a 3c
	
	1a 2c 3b
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407288669)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marlene Carvalho faz uma dura crítica às práticas de leitura que são realizadas em muitas escolas brasileiras. Segundo ela: "Aprender a ler como se fosse um ato mecânico, separado da compreensão é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita" (CARVALHO, M. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001, p. 11). Qual modelo de leitura a autora está criticando? Marque a resposta correta.
		
	 
	Modelo de decodificação porque ele é fundamentado na sonorização das palavras que se alcança lendo textos cujo reconhecimento dos fonemas é mais importante que a construção dos significados e da compreensão do texto.
	
	O modelo interativo, pois ele propõe um diálogo que coloca em segundo plano a decodificação do texto que é um processo fundamental para o exercício da leitura.
	
	Modelo interativo, pois a criança não aprende a decodificar o texto e fica apenas lendo sílabas sem sentido para treinar os fonemas.
	
	O modelo psicolinguístico porque ele utiliza a semelhança sonora dos fonemas para apresentar novas palavras que devem ser copiadas várias vezes a fim de serem aprendidas como norma culta.
	
	O método interativo de leitura, pois as crianças precisam primeiro aprender a decodificar para depois aprender a compreender.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407288839)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existe uma frase que sintetiza um pouco da contribuição que Emília Ferreiro trouxe para a alfabetização: "A criança aprende a ler lendo, a criança aprende a escrever escrevendo". Das práticas abaixo, qual está em desacordo com a premissa citada? Marque a reposta correta.
		
	
	Pedro todos os dias escolhe um dos gibis que existem na gibiteca da sala para brincar de ler. Já conhece alguns dos personagens da Turma da Mônica e se identifica bastante com o Cebolinha.
	
	Pedro, aos 4 anos de idade, lê o seu nome e o nome dos amigos na chamadinha diária. Quando um colega falta, Pedro é o primeiro a pegar seu nome e colocar do outro lado na sala, numa parede cujo nome é SAUDADE.
	
	Pedro, aos 4 anos de idade participou da feira de literatura do colégio e escolheu para a leitura um livro cuja capa trazia escrita a palavra pipoca. Abriu o exemplar e tentou encontrar a palavra em cada uma das folhas.
	 
	Pedro leu todo o silabário da palavra PETECA, depois que a professora trabalhou os brinquedos que fazem parte da nossa cultura, ele repetiu 2 vezes cada uma das sílabas que forma a palavra PETECA.
	
	Pedro leva para casa toda a semana 2 livros, de sualivre escolha, e lê com a família. Após a leitura, escolhe uma forma de interpretá-lo: ou desenha ou narra a história para seus colegas na rodinha. Cada dia 2 crianças apresentam os resultados de sua leitura aos colegas e explicam o porque daquela representação.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407955964)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O aprendizado sempre esteve associado a métodos, teorias, perspectivas e experimentos ao longo da história.
Podemos afirmar que de acordo com a teoria Construtivista
		
	
	  Há um distanciamento entre conteúdos ensinados e a vida prática, logo a dificuldade apresentada pelos alunos só pode ser resolvida pelo método Construtivista.
	 
	 Os seres vivos são inteligentes o suficiente para construírem seu próprio conhecimento na medida que trabalham a sua relação com o meio físico e social.
	
	Um sujeito aprende mediante a apresentação de conhecimentos prontos, como um prato feito.
	
	Um indivíduo cresce apresenta um ótimo desenvolvimento intelectual independente das condições do meio no qual está inserido.
	 
	O ser humano é o construtor de seu próprio conhecimento.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407288139)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos educadores se percebem duvidosos no momento em que precisam planejar uma atividade cotidiana para alfabetização. Das atividades abaixo, qual NÃO se refere à concepção de alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
		
	
	Trabalho com diferentes textos que ensinem à criança a criar expectativas em relação ao que vai ler e a obra de determinados autores.
	
	Trabalho com rótulos, embalagens, mapas cartográficos, previsão do tempo e quaisquer outros textos que ajudem a criança a se organizar na sociedade e obter informações importantes.
	
	Trabalho com jornais em suas diferentes sessões para a criança compreender a sua função social e as possibilidades de extração de informações importantes para ao dia-a-dia.
	 
	Trabalho com cópias em caderno de caligrafia para criança construir uma boa coordenação motora fina que é a condição fundamental para a boa escrita.
	
	Trabalhos com diferentes linguagens que permitem diferentes interpretações e produções em outras linguagem sobre o tema.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407294086)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Qual das afirmativas abaixo NÃO se relaciona à aplicação das ideias de Vygotsky?
		
	 
	Os programas de preparação para a leitura e a escrita devem ficar centrados na discriminação das formas audiovisuais e auditivas: observa-se, apenas, a natureza da escrita.
	
	Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras.
	
	A ação educativa só tem sentido se estiver adequada à criança, sua idade e seu contexto de vida.
	
	A leitura e a escrita são práticas discursivas que devem ser entendidas dentro de um contexto sócio-cultural.
	
	A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura. Isto deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização.

Outros materiais