Buscar

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROJETO: MUDANDO O DESTINO DO LIXO
Local desenvolvido: Escola M. Arminda Evangelista Ferreira UNIVERSIDADE DE ITAÚNA Série trabalhada: 8º ano Ciências biológicas /6º período
Tema tratado: Reutilização de resíduos sólidos Educação ambiental
Kátia Teles e Lucas Lima
Resumo
A educação ambiental quando aplicada de forma correta é uma forte ferramenta que se propaga além do espaço no qual foi desenvolvido. Foi com esse pensamento que construímos o nosso projeto a fim de fazer com que os conhecimentos e aprendizados não fiquem retidos somente no ambiente escolar e ultrapassem além do muro da escola, gerando comoção, conscientização, reflexão, e atuação quanto à geração, disposição, reutilização e reciclagem do lixo. 
Introdução
Lixo: É tudo que consideramos inútil, velho, sujo e sem valor; coisas que, do nosso ponto de vista, não servem para mais nada.
Materiais recicláveis: São aqueles que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas.
Reciclagem: Consiste na reintrodução do produto, dando origem a um produto diferente do inicial, mas com características similares ao do produto original, ou seja, serve apenas de matéria prima.
Reutilização: É o ato de usar um produto mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não.
Justificativa
Uma vez que na cidade não tem coleta seletiva e consequentemente não se tem a separação dos resíduos gerados para a reciclagem, se faz necessário trabalhar com técnicas que permitem a reutilização desses, a fim de diminui-los, uma vez que teriam como destino o lixo e não seriam reciclados.
Objetivo
O projeto tem como objetivo trabalhar em cima das várias formas de se reutilizar cada tipo de resíduos, estimulando a criatividade, e despertando nos alunos a responsabilidade social e ambiental a fim de transforma-los em cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.
Materiais e métodos 
Os materiais necessários para o desenvolvimento do projeto foram além dos próprios resíduos ou materiais recicláveis que os alunos juntaram em uma caixa; materiais que permitem que seja feito modificações em outros, como tesoura, cola, faquinha, tinta, pinceis, entre outros similares.
Resultados e discursões
O projeto foi muito bem recebido por parte dos professores, da diretora, e dos próprios alunos. Após o desenvolvimento positivo final do projeto a diretora sugeriu uma exposição dos materiais na escola, a fim de dar maior visibilidade aos objetos que foram criados, e expandir o objetivo ambiental do projeto para que toda a escola tenha o conhecimento das diversas formas possíveis de reutilização dos resíduos. 
Referências
http://www.ecycle.com.br/home/44-guia-da-reciclagem/116-guia-lixo.html (2/11/2015 às 15h30min)
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/reciclaveis.htm (2/11/2015 às 15h50min)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reutiliza%C3%A7%C3%A3o (2/11/2015 às 16h10min)

Outros materiais