Buscar

Aula Seis Sigma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
O Programa Seis Sigma
*
*
*
O que é Seis Sigma?
É uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar drasticamente a lucratividade das empresas, por meio: 
da melhoria da qualidade de produtos e processos e
do aumento da satisfação da clientes e consumidores.
O programa tem como meta chegar muito próximo a zero defeito – 3,4 defeitos para cada milhão de operações realizadas, defendendo a melhoria contínua dos processos.
*
*
*
O que é Seis Sigma?
O Benchmarking é utilizado para comparar o nível de qualidade de produtos, operações e processos.
Utiliza-se a estatística para a avaliação do desempenho das características críticas par a qualidade em relação às especificações.
A estratégia é baseada no relacionamento existente entre projeto, fabricação, qualidade final e entrega de um produto e a satisfação dos consumidores.
O programa visa levar a empresa a ser a melhor em seu ramo.
*
*
*
Comparação entre o padrão Quatro Sigma e o Seis Sigma
*
*
*
 O custo da não-qualidade para 
a empresa
*
*
*
O Programa Seis Sigma
O Seis Sigma começou a ser difundido por volta de 1987 ao se fazerem conhecer os resultados obtidos pela Motorola e os ganhos obtidos pela General Eletric (GE), dentre outras empresas de grande porte.
A partir de 1987 vários trabalhos foram publicados em revistas (como a Quality Progress, Quality Engineering e Journal of Quality Technology) e em livros mostrando o funcionamento do Programa Seis Sigma e fazendo com que o funcionamento do programa ficasse mundialmente conhecido.
*
*
*
O Programa Seis Sigma
O programa Seis Sigma promove uma mudança na cultura de uma empresa – após sua implementação ele modifica o posicionamento da empresa perante os seus problemas e também a forma de identificá-los e tratá-los.
Algumas das mudanças ocorridas com a implantação do Programa Seis Sigma:
A atuação da empresa se voltará principalmente ao atendimento das necessidades dos clientes;
*
*
*
O Programa Seis Sigma
Algumas das mudanças ocorridas com a implantação do Programa Seis Sigma:
Toda meta ou projeto a ser desenvolvido deve trazer um retorno monetário mínimo;
Todos os funcionários da empresa devem procurar se aperfeiçoar ao longo do tempo ao conduzir o seu trabalho, além de procurar eliminar as operações que não agregam valor ao produto;
Os problemas da empresa são problemas de todo o seu staff;
A forma de condução de uma solução de um problema (de alcance de uma meta), em qualquer setor da empresa, é padronizada.
*
*
*
O Programa Seis Sigma
A estrutura de implementação e condução do programa Seis Sigma deve conter uma:
Metodologia de solução de problemas e de desenvolvimento de novos produtos/serviços e/ou processos;
Estrutura de responsabilidade e funções;
Estrutura dos treinamentos;
Política de pessoal.
*
*
*
Metodologias de Solução de Problemas e de Desenvolvimento de Novos Produtos/Serviços e/ou Processos 
As duas metodologias mais utilizadas no programa Seis Sigma são: PDCA e DMAIC:
PDCA (Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar), Action (agir)) – método mundialmente conhecido e utilizado para manutenção, melhoria e inovação de produtos, serviços e processos.
DMAIC (Define (definir), Measure (medir), Analyse (analisar), Improve (melhorar), Control (controlar)) – utilizada pela maioria das companhias americanas que empregam o Seis Sigma – objetivo: realizar melhorias em produtos, serviços e processos e também projetá-los ou reprojetá-los.
*
*
*
DMAIC e PDCA
O DMAIC foi desenvolvido com base no PDCA e como ele pode tomar formatos diferentes de acordo com a utilização.
Empresas que já utilizaram ou utilizam o PDCA de melhorias não precisam mudar de metodologia de solução de problemas para implementar o programa Seis Sigma (o mesmo vale para o DMAIC).
*
*
*
O método DMAIC
*
*
*
Processos de melhoria Seis Sigma
*
*
*
Processos de melhoria Seis Sigma
*
*
*
Processos de melhoria Seis Sigma
*
*
*
O Programa Seis Sigma
Durante a implantação e condução do programa Seis Sigma tem-se como diferencial o fato de que o método padrão de solução de problemas (PDCA, DMAIC ou outro) é transformado em cultura da empresa.
Há um aumento na eficiência da solução de problemas na medida em que se integra as ferramentas da qualidade e o conhecimento técnico ao método de solução de problemas utilizado.
É necessário que a alta administração “compre a ideia” do Programa Seis Sigma, que se sinta responsável por ele e acompanhe o seu desenvolvimento para a obtenção do sucesso desejado.
*
*
*
Os treinamentos no programa 
Seis Sigma
Os treinamentos devem ser dados para todo o staff da empresa, independentemente do nível de conhecimento/experiência deles e das suas funções. 
Base para determinar o foco dos treinamentos e sua profundidade: função das pessoas na empresa e nível de expectativa /conhecimento delas.
É comum serem realizados os seguintes tipos de treinamentos:
Workshop para a alta administração;
Workshop gerencial;
Curso de formação para: Master Black Belts; Black Belts; Green Belts; White Belts.
*
*
*
Os treinamentos no programa 
Seis Sigma
Master Black Belts – é o membro do staff que deve ter o maior conhecimento do método, da integração das ferramentas ao método e uma grande experiência no desenvolvimento de projetos.São os assessores dos líderes dos projetos.
Black Belts – deve ser feito pelos líderes dos projetos, durando de 3 a 4 semanas.
Green Belts – membros das equipes dos projetos que irão auxiliar os Black Belts no desenvolvimento destes e também na manutenção dos bons resultados obtidos a partir do projeto. Duração aproximada: uma semana.
White Belts – curso para membros do staff de nível mais baixo, usualmente os que trabalham no chão de fábrica. Utilização e integração das ferramentas – somente as utilizadas na realização de suas funções. Duração aproximada: dois dias.
*
*
*
A implantação do programa 
Seis Sigma
Importante que a empresa interessada em implantar o Seis Sigma seja assessorada por uma consultoria.
No que diz respeito à política de pessoal é importante que ela seja adequada para se alcançar uma sensibilização o sentido de realizar uma mudança na cultura da empresa:
Adequação à nova cultura se dá com a realização dos treinamentos necessários a todos os funcionários da empresa, avaliando-se a partir disto a evolução e assimilação da Cultura Seis Sigma, bem como os resultados obtidos no que diz respeito a produtividade e crescimento pessoal.
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais