Buscar

Material Complementar Direito Constitucional - Aula 05 (19.09.2011)_Questões ADI (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ADI – Objeto
*
UnB / CESPE – Juiz Federal Substituto da 5. Região. 2005: 66. Conforme assentado pelo STF, havendo confronto entre normas constitucionais originárias, a solução do caso concreto não pode ser encontrada no âmbito do controle de constitucionalidade, mas pode ser dada por critérios hermenêuticos, inclusive pela ponderação de valores. Resp.: Correto
*
27 É possível a declaração de inconstitucionalidade de norma constitucional originária incompatível com os princípios constitucionais não escritos e os postulados da justiça, considerando-se a adoção, pelo sistema constitucional brasileiro, da teoria alemã das normas constitucionais inconstitucionais.
 Resp.: Errado.
*
TRF 2° Região – Juiz Federal Substituto – V Concurso – 44ª Questão: É admissível o controle concentrado de constitucionalidade de lei municipal em face de Constituição Estadual quando se tratar de norma de reprodução de preceito constitucional federal de observância obrigatória pelos Estados? Justifique a resposta de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em vigor.
*
QUESTÃO 56 - Assinale a opção correta com relação ao controle de constitucionalidade em âmbito estadual e municipal.
A Não se admite controle de constitucionalidade de direito estadual mediante a propositura de arguição de descumprimento de preceito fundamental, mesmo porque existe procedimento diverso para o exercício do seu controle de constitucionalidade.
B Segundo jurisprudência pacífica do STF, na hipótese de propositura simultânea de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual perante o STF e o TJ, o processo no âmbito do STF deverá ser suspenso até a deliberação final do TJ estadual.
*
C De acordo com a CF, o monopólio do exercício do controle abstrato de normas estaduais e municipais perante as cortes estaduais é do chefe do MP estadual.
D A jurisprudência do STF é pacífica no sentido de que os TJs estaduais poderão exercer o controle de constitucionalidade de leis e demais atos normativos municipais em face da CF.
E Segundo jurisprudência majoritária do STF, a decisão proferida em sede de recurso extraordinário interposto contra decisão de mérito proferida em controle abstrato de norma estadual de reprodução obrigatória da CF possui eficácia erga omnes.
Resp.: E
*
95- Assinale qual dos instrumentos abaixo não pode ser meio de controle de constitucionalidade em abstrato no Supremo Tribunal Federal:
a) Recurso extraordinário
b) Ação declaratória de constitucionalidade
c) Argüição de descumprimento de preceito fundamental
d) Ação rescisória
e) Ação direta de inconstitucionalidade proposta por Confederação Sindical
Resp.: d
*
UnB/CESPE – TRF 5.ª Região / Cargo: Juiz Federal Substituto da 5.ª Região: No controle difuso de constitucionalidade, o Poder Judiciário, ao solucionar um litígio, incidentalmente, deve analisar a constitucionalidade da lei no caso concreto. Nesse tipo de controle, por via de exceção ou defesa, não se faz necessária a indicação do dispositivo constitucional violado pela norma considerada incompatível, porque toda e qualquer declaração de inconstitucionalidade possui causa de pedir aberta, que permite examinar a questão por fundamento diverso daquele alegado por qualquer dos litigantes. 
Questão Incorreta 
*
TRF 2° Região – Juiz Federal Substituto – IX Concurso – 33ª QUESTÃO: Lei federal instituidora de tributo cobrado ao longo de dois anos tem sua constitucionalidade questionada perante o Supremo Tribunal Federal, por meio de ação direta. Aponte, de forma objetiva, as consequências jurídicas das duas hipóteses a seguir: (i) revogação da lei tributária antes do julgamento da ação (ii) reconhecimento, pelo STF, da inconstitucionalidade da lei.
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais