Buscar

Resenha música O Rappa (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA
Turno: 	Manhã
Professora: 	Ana Cristina
Aluna: 	Jucelia Clementino Brito Trindade
A Violência Urbana: Uma Pesquisa de Opinião
A realidade exposta no clipe da música do grupo O Rappa, "A Minha Alma", é fiel ao que acontece, não só na cidade do Rio de Janeiro, onde o clipe é ambientado, mas em todo o país, revelando esta proximidade das duas realidades existentes e seus conflitos decorrentes: a Cidade e a Favela.
Tensão esta muito bem explicitada nas expressões dos ditos "civilizados": o desconforto gerado pelo grupo de jovens de um morro próximo circulando pelas ruas de um bairro nobre, garotos que simplesmente, como todo o cidadão tem direito, resolveram aproveitar o tempo livre e desfrutar das belezas que sua cidade oferece.
O temor dos moradores da cidade se reflete através das grades que circundam os condomínios e casas, dando a impressão de que o cidadão está encarcerado, isolado em seus próprios temores e inseguranças.
Tal tensão chega ao seu clímax, quando um gesto de bondade é confundido com um ato de delito, acarretando na morte de um dos garotos.
O clipe em seu epílogo exemplifica o conflito capital x trabalho na cena em que populares descem da favela para protestar de modo violento, promovendo um quebra-quebra, demonstrando assim toda a violência contida em seu modo de vida, que devido às formas de controle social, não podem ser sublimadas no dia a dia.

Outros materiais

Outros materiais