Buscar

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação:  CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	PAULO JOSE ADENES JUNIOR
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 21/11/2015 
	
	 1a Questão (Ref.: 201308215519)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O que é consolidação de balanços?
		
	
Resposta: Consolidação de balanços é uma forma de duas empresas juntarem seus BP para que só haja uma demonstração, como por exemplo entre controladas e controladoras.
	
Gabarito: É uma ferramenta da contabilidade gerencial quando o grupo empresarial é constituído de empresas distintas juridicamente. É uma técnica contábil onde aglutinamos o patrimônio e os resultados de um conglomerado de empresas que tem o mesmo controle societário e administrativo. O objetivo básico é apresentar os resultados como se fossem de uma única empresa.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): É uma ferramenta da contabilidade gerencial quando o grupo empresarial é constituído de empresas distintas juridicamente. É uma técnica contábil onde aglutinamos o patrimônio e os resultados de um conglomerado de empresas que tem o mesmo controle societário e administrativo. O objetivo básico é apresentar os resultados como se fossem de uma única empresa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308875884)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual o limite para a constituição da Reserva Legal?
		
	
Resposta: É de no máximo até 20% do valor do capital social.
	
Gabarito: 20% do capital social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308264286)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a opção correta: I-A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. II-A Fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. III-A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida.
		
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente a I está correta
	 
	I e III estão erradas
	
	I e II estão erradas
	
	Todas estão erradas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308820419)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Alfa e Beta estão sob controle comum. Alfa não tem participação em Beta. Os acionistas decidem que Alfa incorpore Beta. O aumento do capital social em Alfa representará:
		
	
	O montante do acervo liquido de Alfa a valor contábil.
	
	O montante do acervo liquido de Alfa a valor justo.
	 
	O montante do acervo liquido de Beta a valor contábil.
	
	Nenhuma das outras alternativas.
	 
	O montante do acervo liquido de Beta a valor justo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308842793)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Odebrecht e a Petrobras anunciaram a compra da Qauttor pela Braskem, criando um gigante com faturamento de R$ 30,4 bilhões, capacidade anual de produção de 15,6 milhões de toneladas de produtos petroquímicos e químicos intermediários e 6,6 mil funcionários. A nova empresa será apresentada ao mercado com um discurso parecido com o ouvido em outras megafusões: é preciso criar campeões nacionais para competir com os gigantes estrangeiros. Com referência ao texto acima e ao tema que ele aborda, assinale a opção correta:
		
	
	Em uma aquisição de uma empresa por outra, o goodwill será dado pela diferença entre o valor total pago na aquisição contra o valor contábil líquido dos ativos e passivos constantes da empresa adquirida.
	 
	Nas operações de fusão, realizadas entre partes independentes e vinculadas à efetiva transferência de controle, os ativos e passivos da sociedade decorrente da fusão terão de ser contabilizados pelo seu valor justo.
	
	Quando se incorpora uma empresa, ocorre aumento do capital da incorporadora igual ao valor dos bens e diretos recebidos da incorporadora.
	
	As normas contábeis brasileiras não admitem o reconhecimento de uma combinação de negócios, por tratar-se de uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios. Independentemente da forma jurídica da operação.
	 
	No método de compra (purchase method), os ativos adquiridos e as obrigações assumidas são registrados por seus valores históricos corrigidos, e a diferença entre esses valores e o valor pago é registrado como goodwill.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308762979)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com o CPC 15, uma das condições a serem observadas no caso de combinação de negócios é a identificação do adquirente. Em cada combinação de negócios, uma das entidades envolvidas na combinação deve ser identificada como o adquirente. A propósito, a operação na qual o adquirente é, para a contabilidade, o adquirido e vice-versa denomina-se:
		
	 
	Incorporação reversa.
	 
	Aquisição reversa.
	
	Combinação de negócios.
	
	Aquisição por emissão de ações.
	
	Incorporação de capital.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308712970)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A propósito das transações com partes relacionadas, identifique nas alternativas abaixo aquela que NÃO SE CARACTERIZA como uma transação com parte relacionada:
		
	 
	Aumento do capital social.
	
	Transferências não remuneradas.
	
	Avais, fianças, depósitos, penhores ou outras formas de garantia, prestadas.
	
	Prestação de serviços administrativos e/ou de qualquer forma de utilização da estrutura física ou de pessoal de uma empresa pela outra, com pagamento.
	
	Empréstimos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308355831)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa W está iniciando suas atividades e em seu Contrato Social apresenta um Capital de $200.000. O sócio A realiza um depósito de $ 50.000 no Banco Alfa referente à integralização de 50% de sua participação no Capital da empresa. Por sua vez o sócio B realiza a integralização de 100% de sua participação no Capital com um Imóvel no valor de $100.000. De acordo com os dados apresentados o valor do Capital Subscrito é de:
		
	
	150.000
	
	100.000
	
	50.000
	
	250.000
	 
	200.000
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308356874)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as afirmativas abaixo quanto a avaliação de Investimentos pelo Método de Equivalência Patrimonial.
I- O valor do investimento será apurado mediante a aplicação da porcentagem de participação da sociedade investidora no capital social da sociedade investida, sobre o valor do patrimônio líquido desta, diminuído dos resultados não realizados.
II- O valor do investimento na data do balanço deverá ser ajustado ao valor de patrimônio líquido, mediante lançamento da diferença a débito ou a crédito da conta de investimento.
III- Há situações que, em face de prejuízos acumulados apurados pela coligada ou controlada, o valor de seu Patrimônio Líquido passe a ser negativo, acarretando um "Passivo a Descoberto". Nesta situação, o procedimento contábil, na investidora, é registrar normalmente a equivalência patrimonial, diminuindo-se o valor do investimento, até que este esteja "zerado", não se registrando, portanto, qualquer parcela a título de investimento negativo.
IV- Mas, para fins de controle, pois o investimento não deve ser baixado (a não ser que a respectiva participação seja integralmente alienada ou liquidada), sugere-se criar uma conta redutora da conta investimento respectivo, de forma que o valor contábil do investimento seja anulado.
Estão Corretas:
		
	 
	somente I, III e IV
	 
	todas as afirmativas
	
	somente I, II e III
	
	somente I e IV
	
	somente II, III e IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308818179)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alfa comprou a vista 100% do capital social de Beta pelo valor de $ 45.000. O Acervo líquido de Beta a valor contábil era de $ 40.000,representado por ativos de $ 55.000 e passivos de $ 15.000. O acervo líquido de Beta a valor justo era de $ 47.000, representado por ativos de $ 62.000 e passivos de $ 15.000. Com base nestas informações pode-se afirmar:
		
	
	A empresa ALFA registrou um ágio no ativo não circulante de $ 7.000,00;
	 
	A Empresa ALFA registrou uma mais valia de ativos no valor de $ 7.000,00 no ativo não circulante;
	
	A Empresa ALFA registrou um investimento no ativo circulante de $ 40.000,00;
	
	A Empresa ALFA registrou uma mais valia de ativos no valor de $ 5.000,00 no ativo não circulante;
	
	A empresa ALFA registro um ganho em compra vantajosa de $ 2.000,00 no Ativo Circulante;

Outros materiais