Buscar

Simulados - cont, pol. atmosférica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202190218)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A poluição ambiental é um problema com que nos deparamos frequentemente, seja o rio próximo a nossa residência visualmente poluído, seja a fumaça na saída dos escapamentos de veículos com que cruzamos no trânsito, ou o lixo urbano despejado, muitas vezes, em local inadequado.
		
	 
	Diante desse quadro, observamos que a poluição ambiental é um tema amplo que atinge os três elementos: solo, água e ar e todas as formas de vida do planeta.
	 
	A poluição pode ser vista de forma local, regional ou global, dependendo do mecanismo que ela utiliza para se propagar.
	 
	Diante desse quadro, observamos que a poluição ambiental é um tema amplo que atinge o solo e a água somente.
	 
	Raramente ela ocorre em um ponto isolado, muitas vezes, observamos um efeito dominó (um efeito ser a causa de outro gerando uma série de acontecimentos semelhantes de média, longa ou infi nita duração) ou um efeito borboleta (emissão de gases em um país pode causar chuva ácida em outros países).
	 
	A poluição pode ser vista de forma apenas local.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202190185)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com os tratamentos de resíduos, qual seria o mais adequado para lodo galvânico (resíduo proveniente da galvanização de peças metálicas, rico em metais pesados)? Das alternativas abaixo, assinale aquelas que na sua opinião são Falsas ou Verdadeiras:
		
	 
	O ideal seria a Co-incineração, devido às altas temperaturas, que vitrifica resíduos inorgânicos como os metais pesados, tornando-os inertes.
	
	O ideal seria a compostagem, devido às altas temperaturas, ele vitrifica resíduos inorgânicos como os metais pesados, tornando-os inertes.
	
	O ideal seria o plasma térmico, devido às baixas temperaturas, ele vitrifica resíduos inorgânicos como os metais pesados, tornando-os inertes.
	 
	O ideal seria o plasma térmico, devido às altas temperaturas, ele vitrifica resíduos inorgânicos como os metais pesados, tornando-os inertes.
	
	Compostagem seria o ideal pois é um processo natural de decomposição biológica da matéria orgânica de origem vegetal ou animal pela ação de microrganismos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202190210)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os principais poluentes causam os seguintes fenômenos: efeito estufa, chuva ácida e redução da camada de ozônio. Das alternativas abaixo, assinale aquelas Falsas ou Verdadeiras quanto a descrição e as implicações desses fenômenos na humanidade.
		
	 
	Efeito estufa:meio ambiente e a população estão mais expostos aos raios UV solares, podendo aumentar a incidência de câncer de pele.
	 
	Redução da camada de ozônio: clorofluorcarbonos
	 
	Chuva ácida: dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio
	 
	Efeito estufa: dióxido de carbono e gás metano.
	 
	Efeito estufa: aumento da temperatura global, provocando mudanças climáticas e grandes catástrofes ambientais, como furacões e inundações.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202190211)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os principais poluentes causam os seguintes fenômenos: efeito estufa, chuva ácida e redução da camada de ozônio. Das alternativas abaixo, assinale aquelas Falsas ou Verdadeiras quanto a descrição e as implicações desses fenômenos na humanidade.
		
	 
	Redução da camada de ozônio: clorofluorcarbonos.
	 
	Chuva ácida: dióxido de carbono e gás metano.
	 
	Efeito estufa: dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio.
	 
	Redução da camada de ozônio: aumento da temperatura global.
	 
	Chuva ácida: acidez do solo, que prejudica a sua fertilidade, interferindo na produção de alimentos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202190280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A demografia, a densidade populacional e o processo de industrialização alteraram profundamente a relação sociedade/meio, fazendo-se necessários vários mecanismos para recuperação do equilíbrio daquilo que se convencionou chamar de meio ambiente. Para estudar e avaliar o problema, primeiro há que analisar as vias pelas quais se afeta o meio ambiente. Os diversos impactos negativos provocados sobre o meio se agrupam em diferentes fatores, denominados vetores contaminantes: Assinale, das alternativas abaixo, quais podem ser consideradas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	Resíduos: são o último degrau de qualquer atividade, seja agrícola, industrial ou doméstica; por exemplo, a água residuária, uma vez tratada, deixa um resíduo denominado lodo; a finalidade básica é transferir o poluente de um meio muito difundível (água) para outro mais controlável (lodo);
	 
	Utilização da energia: o nível de desenvolvimento de um país independe da energia, embora ela intervenha na maioria dos processos (transporte, climatização, etc);
	 
	Água: a poluição hidrosférica pode provir de atividades agrícolas, urbanas, industriais, etc.; as águas não precisam de maiores cuidados antes de serem lançadas ao mar ou nos rios em razão dos seus altos volumes;
	 
	Água: a poluição hidrosférica pode provir de atividades agrícolas, urbanas, industriais, etc.; as águas devem ser tratadas antes de serem lançadas ao mar ou nos rios, em razão de sua alta carga poluente;
	 
	Ar: é um dos parâmetros com os quais se avalia a qualidade de vida; engloba poluentes emanados pelo tráfego, pela indústria, pelas calefações...
	1a Questão (Ref.: 201202190223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A acumulação de lixos é a causa de uma grande quantidade de inconvenientes: Assinale, das alternativas abaixo, aquelas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	
	São exemplos de incovenientes, somente as águas por lixiviação de resíduos líquidos.
	
	São exemplos de incovenientes, somente as fumaças tóxicas;
	
	São exemplos de incovenientes, somente os incêndios;
	 
	São exemplos de incovenientes: - fumaças tóxicas; - incêndios; - maus odores; - contaminação de solos e águas por lixiviação de resíduos líquidos.
	
	São exemplos de incovenientes, somente os maus odores;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202262110)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observe o gráfico a seguir:
Com base nele, assinale a alternativa correta:
 
		
	
	Se fosse apresentado um gráfico de localização da rarefação da camada de ozônio, encontraríamos uma completa semelhança com o gráfico figurado nesta questão.
	 
	O gráfico apresenta uma relação direta do grau de industrialização dos continentes e sua dependência do uso de combustíveis fósseis.
	
	A emissão antropogênica encontrada no gráfico diz respeito à emissão de CO2 por decomposição de matéria orgânica em lixões
	
	Gases estufas, como vapor d¿água, CO2 e NO, são os responsáveis pelo aquecimento global, que é consequência da emissão apresentada no gráfico.
	
	O gráfico apresenta uma nítida relação entre a área geográfica dos continentes e a sua potencial capacidade de contribuir com a emissão de CO2 na atmosfera
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202722727)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os gases responsáveis pelo aquecimento global conhecidos como GEE - Gases do efeito estufa são:
		
	
	Nitrogênio e oxigênio
	
	dióxido de enxofre e oxigênio
	 
	Metano e dióxido de carbono
	
	oxigênio e gás hélio
	
	gás hélio e dióxido de enxofre
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202190213)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo os estudos feitos, qualidade é um conceito relativo, o que é de boa qualidade para uma pessoa pode não ser para outra. No geral, qualidade é aquilo que caracteriza uma pessoa ou coisa e que a distingue das outras. Sendo assim, de que forma pode ser medida ou avaliada a qualidade do ar? Assinale as alternativas Falsas ou Verdadeiras abaixo:
		
	 
	O índice de qualidade do ar é calculado baseadoem sete parâmetros, dentre eles: -partículas inaláveis (MP10). -fumaça (FMC).
	 
	O índice de qualidade do ar é calculado baseado em sete parâmetros, dentre eles: -ozônio (O3). -dióxido de nitrogênio (NO2).
	 
	A qualidade do ar pode ser avaliada pelo cálculo do índice de qualidade do ar (IQA) estabelecido pela CETESB.
	 
	O índice de qualidade do ar é calculado baseado em sete parâmetros, dentre eles: -dióxido de enxofre (SO2). -partículas totais em suspensão (PTS).
	 
	O índice de qualidade do ar é calculado baseado em sete parâmetros, dentre eles: -monóxido de carbono (CO). -metano.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202190225)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para evitar problemas de emanação de maus odores, fumaça e contaminação, foram criados os aterros sanitários. Os aterros para deposição de resíduos perigosos são conhecidos como aterros de segurança. Assinale das alternativas abaixo, aquelas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	De qualquer forma, os aterros sanitários continuam coexistindo com os lixões a céu aberto.
	 
	O despejo é o processo mediante o qual são depositados os resíduos sólidos em um aterro.
	 
	Os aterros sanitários eliminaram os lixões a céu aberto.
	 
	O despejo inclui a supervisão do fluxo de resíduos entrantes, a disposição, a compactação dos resíduos e instalações para controle e supervisão ambiental.
	 
	Todas as respostas anteriores são Falsas.
	1a Questão (Ref.: 201202268755)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A poluição do ar acompanha a humanidade desde tempos remotos. No entanto, passou a ser sentida de forma mais acentuada a partir do momento que as pessoas se concentraram em ambientes urbanos, de grande densidade demográfica. Em relação à poluição atmosférica, considere as seguintes afirmativas:
1. O dióxido de carbono é um gás importante para a manutenção da temperatura da atmosfera (efeito estufa). Somente pode ser considerado poluente no momento em que excede os níveis considerados normais, tornando a atmosfera susceptível ao aumento de sua temperatura. Outros gases poluentes principais de efeito estufa são o monóxido de carbono, os clorofluorcarbonos e o óxido nitroso.
2. A determinação dos níveis de referência para os efeitos indesejáveis dos poluentes pode ser estabelecida a partir de testes toxicológicos e/ou epidemiológicos, por uso de bioindicadores ou por relatos de episódios ocorridos em diversas regiões do planeta. Esses níveis resultaram, no Brasil, nos Padrões de Qualidade do Ar, definidos pela Resolução CONAMA n° 03, válidos para todo o território nacional.
3. Os gases e vapores podem ser classificados em poluentes primários, emitidos diretamente sob a forma de poluentes (ex.: monóxido de carbono e dióxido de enxofre) ou secundários, quando são formados na atmosfera por reações químicas ou fotoquímicas (ex.: ozônio).
4. O movimento dos poluentes na atmosfera é determinado, principalmente, pelas condições meteorológicas, como a turbulência mecânica resultante dos ventos e a turbulência térmica provocada por porções de ar aquecido, bem como pela topografia e rugosidade do terreno.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
	 
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202260682)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O efeito estufa resulta principalmente da absorção da radiação infravermelha, proveniente da radiação solar, por moléculas presentes na atmosfera terrestre. A energia absorvida é armazenada na forma de energia de vibração das moléculas. Uma das condições para que uma molécula seja capaz de absorver radiação infravermelha é que ela seja polar. Com base apenas neste critério, dentre as moléculas O2, N2 e H2O, geralmente presentes na atmosfera terrestre, contribuem para o efeito estufa:
 
		
	
	H2O e N2, apenas.
 
	
	N2, apenas.
	 
	H2O, apenas.
 
	
	O2 e N2, apenas.
 
	
	O2, apenas.
 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202276026)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Diversos são os meios para o controle e abatimento das emissões de poluentes para a atmosfera, sabendo-se que
		
	
	os precipitadores eletrostáticos são equipamentos eficientes para a remoção de material particulado, limitado,porém, à remoção das partículas finas, menores que 1 μm
	
	o separador ciclônico é o equipamento mais eficiente para a separação e remoção de gases, como, por exemplo, o dióxido de enxofre (SO2).
	 
	a queima do carvão sólido é mais eficiente no controle da emissão de material particulado que a queima de carvão liquefeito ou gaseificado
	
	a adsorção em carvão ativado ou em géis especiais é eficiente no controle de emissão de partículas, mas sua aplicação é contraindicada no controle da emissão de gases
	 
	os catalisadores veiculares são usados, principalmente, para a remoção de compostos de carbono e óxido de nitrogênio (NOx) oriundos da combustão nos motores
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202261850)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No controle da poluição algumas siglas são de importante interpretação no intuito de entendermos os conceitos e realizarmos a leitura correta de um projeto. A identificação correta para a sigla VLE é:
		
	
	Ventilação Local Extrema.
	
	Ventilação Local Eletrônica.
	
	Ventilação Local Elétrica.
	
	Ventilação Local Externa.
	 
	Ventilação Local Exaustora.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201302217409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No controle da poluição algumas siglas são de importante interpretação no intuito de entendermos os conceitos e realizarmos a leitura correta de um projeto. A identificação correta para a sigla VGD é:
		
	 
	Ventilação Geral Diluidora.
	
	Vetor Gradual Diluidor.
	
	Vetor Gradual de Dispersão.
	
	Ventilação Gradual Diluidora.
	
	Vetor Geral Diluidor.
	
	 5a Questão (Ref.: 201202268697)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo a Resolução do CONAMA nº 03/1990, que fixa os padrões de qualidade do ar no Brasil:
		
	 
	ficam estabelecidos os níveis de Atenção, Alerta e Emergência, para elaboração do Plano de Emergência para Episódios Críticos de Poluição do Ar, visando a providências dos governos dos Estados e dos Municípios.
	
	o monitoramento da qualidade do ar é atribuição dos Municípios.
	
	deve-se determinar a parada obrigatória do funcionamento das indústrias poluidoras do ar no caso de atingimento do Nível de Alerta.
	
	as áreas sujeitas à poluição atmosférica são divididas em três classes.
	 
	padrões primários de qualidade do ar são as concentrações de poluentes abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
	1a Questão (Ref.: 201202190221)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As duas principais conseqüências, resultantes da Revolução Industrial, podem ser resumidas em: - aumento da população; - aumento da demanda energética. Assinale as alternativas Falsas ou Verdadeiras no contexto do problema apresentado:
		
	 
	Nos países de maior desenvolvimento econômico, a educação, os serviços sociais e a saúde são majoritariamente eficientes, assim como a preocupação com a preservação do meio ambiente, que se traduz em métodos de coleta seletiva, em tecnologias limpas de combustão, em maior educação ambiental, etc.
	 
	O consumo energético de 10% da população mundial atual resulta na perda de 3.000 m2 de mata por segundo e na expulsão para a atmosfera de 86 milhões de toneladas diárias de gases de efeito estufa.
	 
	O aumento da população está associado a uma maior produção de resíduos, em sua maioria RSU (ResíduosSólidos Urbanos).
	 
	Nos países de menor desenvolvimento econômico, a educação, os serviços sociais e a saúde são majoritariamente eficientes, assim como a preocupação com a preservação do meio ambiente, que se traduz em métodos de coleta seletiva, em tecnologias limpas de combustão, em maior educação ambiental, etc.
	 
	O fato de a maioria dos países em vias de desenvolvimento dispor de recursos naturais, ficando, entretanto, sua exploração a cargo das nações industrializadas, faz com que a única solução realista para a conservação do meio ambiente seja um desenvolvimento sustentável, pleno e eficaz, por parte de todos e de cada um dos países que compõem o planeta Terra.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202190218)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A poluição ambiental é um problema com que nos deparamos frequentemente, seja o rio próximo a nossa residência visualmente poluído, seja a fumaça na saída dos escapamentos de veículos com que cruzamos no trânsito, ou o lixo urbano despejado, muitas vezes, em local inadequado.
		
	 
	A poluição pode ser vista de forma local, regional ou global, dependendo do mecanismo que ela utiliza para se propagar.
	 
	A poluição pode ser vista de forma apenas local.
	 
	Diante desse quadro, observamos que a poluição ambiental é um tema amplo que atinge os três elementos: solo, água e ar e todas as formas de vida do planeta.
	 
	Raramente ela ocorre em um ponto isolado, muitas vezes, observamos um efeito dominó (um efeito ser a causa de outro gerando uma série de acontecimentos semelhantes de média, longa ou infi nita duração) ou um efeito borboleta (emissão de gases em um país pode causar chuva ácida em outros países).
	 
	Diante desse quadro, observamos que a poluição ambiental é um tema amplo que atinge o solo e a água somente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202728652)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um engenheiro ambiental foi contratado para supervisionar a construção de uma planta cujo objetivo consiste em controlar a poluição atmosférica de uma usina termoéletrica que utiliza bagaço de cana como insumo energético. Sabendo que as emissões geradas são basicamente constituídas por material particulado e NxOy, qual é a sequência de equipamentos indicada para a remoção destes poluentes?
		
	
	Câmara de sedimentação - filtro de magas
	 
	Lavador de gases - precipitador eletrostático
	
	Filtro de magas - lavador de gases
	
	Câmara de sedimentação - ciclone
	 
	Precipitador eletrostático - ciclone
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202383183)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O ar é constituído por uma mistura de gases, sendo de vital importância para a sobrevivência da maioria dos organismos daTerra. Que gases são esses?
		
	
	Oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, metano, gás sulfídrico e vapor de água.
	
	Metano, gás carbônico, nitrogênio, oxigênio e gás sulfídrico.
	
	Oxigênio, hidrogênio, gás carbônico, nitrogênio e clorofluorcarbono.
	 
	Oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, hélio, ozônio, hidrogênio, neônio e criptônio.
	 
	Oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, metano, hélio e neônio.
	 3a Questão (Ref.: 201302145825)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A reserva energética trata-se da "quantidade existente" de um determinado recurso, medida em unidades apropriadas, sendo a fonte de energia para mover o mundo. Assinale, das alternativas abaixo, quais podem ser consideradas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	O limite entre os recursos e as reservas é fixo, não varia com o tempo.
	 
	Os recursos energéticos constituem as quantidades globais estimadas de matérias ou fenômenos naturais que podem ser potencialmente aproveitados, mediante alguma tecnologia atual ou futura, para extração de energia em qualquer de suas formas.
	 
	Tal energia provém, em sua maior parte, dos combustíveis fósseis não renováveis: petróleo, carvão e gás natural
	 
	Não é necessário dizer que os combustíveis fósseis são finitos e que podem se esgotar em médio prazo.
	 
	Não é necessário dizer que os combustíveis fósseis não são finitos, o problema é a consequência da exploração gerando poluição ambiental.
	 5a Questão (Ref.: 201302217713)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, dentre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:
I. monumento Itamarati - Brasília (mármore).
II. esculturas de Aleijadinho - MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).
III. grades de ferro ou alumínio de edifícios.
A ação da chuva ácida pode acontecer em:
		
	
	I e II apenas
	
	I e III apenas
	
	I apenas
	
	d) II e III apenas
	 
	I, II, e III
	 1a Questão (Ref.: 201302231540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os poluentes atmosféricos são classificados em primários quando são lançados diretamente das fontes para a atmosfera e em secundários, quando se formam na atmosfera por meio de reações, em virtude da presença de certas substâncias. Nessa perspectiva, considere os poluentes que se seguem. I ¿ Peróxido de hidrogênio (H2O2) II ¿ Óxidos de nitrogênio (NOx) III ¿ Monóxido de carbono (CO) IV ¿ Ácido sulfúrico (H2SO4) V ¿ Ozônio (O3)
		
	
	I e V.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	III, IV e V.
	 
	II e III
	 2a Questão (Ref.: 201302163929)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os principais componentes da poluição fotoquímica atmosférica são:
		
	
	metano e sulfeto de hidrogênio
	 
	hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e ozônio.
	
	monóxidos de carbono e dióxidos de enxofre.
	
	sulfato e sulfeto de hidrogênio.
	
	metano e dióxido de carbono.
	 3a Questão (Ref.: 201302216226)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A qualidade da água que bebemos depende do saneamento básico; o ar que respiramos depende das medidas quanto ao transporte e à indústria; e a saúde do trabalhador depende de tecnologias limpas. O teor de enxofre no diesel serve para aumentar a má qualidade do ar que respiramos e acentua a urgência da adoção de medidas imediatas e de um plano nacional de qualidade do ar. Sobre esse assunto assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Para melhorar a qualidade do ar, com medidas muito além do teor de enxofre, há que investir pesado nos transportes sobre trilhos, como trens e metrô, na integração dos meios de transporte e no combate aos engarrafamentos.
	 
	Apesar de não haver comprovação científica, há suspeitas de que o dióxido de enxofre tenha provocado a morte de 3.000 mulheres e milhares de internações por doenças respiratórias, só na cidade de São Paulo.
	
	Um veículo desregulado emite até 40% a mais de poluição, devido à carburação imperfeita, e consome mais combustível. Isso representa um rombo no clima e nos pulmões. A emissão do gás metano nos lixões deve ser evitada e o metano convertido em energia.
	
	Nosso diesel é de péssima qualidade: no interior há o S2000 ¿ que tem duas mil partes por milhão (PPMs) de enxofre ¿ e nas regiões metropolitanas há o S500 ¿ com quinhentas PPMs de enxofre. Para termos uma base de comparação, na Europa já é obrigatório o S50 e, a partir de 2010, será permitido apenas o S10, com dez PPMs de enxofre.
	
	Em 2002, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou uma resolução (que tem força de lei) determinando que, a partir de 2009, os novos veículos a diesel, como caminhões e ônibus, deverão sair da fábrica com uma emissão atmosférica máxima correspondente à gerada pelo motor Euro 4 e pelo diesel S50 (com 50 partes por milhão de enxofre).4a Questão (Ref.: 201302216266)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A industrialização europeia teve como base energética o uso do carvão mineral. Até hoje, mesmo com a ampliação do uso de petróleo, da energia hidrelétrica e das usinas nucleares, o carvão permanece como importante fonte energética, principalmente nos países da Europa Oriental. Ocorre, porém, que a queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode provocar o aumento do volume do óxido de enxofre na atmosfera e, com isso, o fenômeno do(da):
		
	 
	chuva ácida.
	
	vento geotrópico.     
	
	formação do ozônio.    
	
	rarefação do ar
	
	redução da ionosfera   
	 5a Questão (Ref.: 201302145838)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir da Revolução Industrial, operou-se uma mudança, denominada progresso, que tem provocado transtornos no planeta. Globalmente obtiveram-se benefícios, embora também se tenham cometido muitos enganos. Assinale, das alternativas abaixo, quais podem ser consideradas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	A evolução da sustentabilidade requer mudanças e avanços na engenharia, devendo oferecer respostas em matéria de conservação do meio ambiente.
	 
	Com os benefícios, imagina-se que se possa alcançar um estado de bem-estar no futuro, apoiado em um desenvolvimento sustentável.
	 
	A Engenharia Ambiental se ocupa somente do tratamento das águas e da qualidade do ar.
	 
	A sustentabilidade é definida como a capacidade de satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades, por isso é obrigatório o equilibrado uso dos recursos.
	 
	A Engenharia Ambiental, em comparação com muitas ciências, é uma disciplina moderna (posterior à Segunda Guerra Mundial) que teve um grande eco nas últimas décadas do século XX.
	 2a Questão (Ref.: 201302231591)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os padrões de qualidade do ar têm como base estudos científicos dos efeitos produzidos por determinados poluentes. Tais padrões são fixados em níveis que possam propiciar uma margem de segurança adequada para a proteção da saúde e do meio ambiente. Os padrões nacionais foram estabelecidos por meio da Resolução Conama no 003/90, que determina que:
		
	
	o monitoramento da qualidade do ar é atribuição do governo federal, sendo coordenado atualmente pelo Ibama.
	
	o método do Infravermelho Não Dispersivo é definido como o adequado para a análise de fumaça.
	 
	os Padrões de Qualidade do Ar sejam verificados pelos seguintes parâmetros: partículas totais em suspensão;fumaça; partículas inaláveis; dióxido de enxofre;monóxido de carbono; ozônio e dióxido de nitrogênio
	
	uma das condições para se declarar Nível de Atenção é que a concentração de dióxido de enxofre (SO2), média de 24 horas, tenha atingido 2.100 μg/m3
	
	os Padrões Primários de Qualidade do Ar sejam as concentrações de poluentes, abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem-estar da população
	 3a Questão (Ref.: 201302660958)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São considerados equipamentos de controle gasosos.
		
	 
	Adsorvedores, Absorvedores e Incineradores.
	
	Lavador de Venturine, Ar-condicionado e Peneirador.
	
	Estocagem, Coletores secos e úmidos.
	 
	Adsorvedores, Biolavador e Secagem.
	
	Ventilador, Ar-condicionado e Irrigador.
	 5a Questão (Ref.: 201302141801)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No âmbito do Protocolo de Kyoto, cada parte visa limitar e reduzir a emissão de gases, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, buscando o aumento da eficiência energética em setores relevantes da economia nacional. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
		
	 
	O setor de transportes contribui com quota reduzida de emissão de gases, principalmente em razão da utilização de combustíveis limpos, com baixos níveis de emissão de dióxido de carbono.
	 
	O dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), os hidrofluorcarbonos (HFCs), os perfluorcarbonos (PFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6) são gases de efeito estufa.
	 
	Uma das formas sustentáveis de se promover a fixação de carbono são os projetos silviculturais ¿ florestamento e reflorestamento ¿, com práticas sustentáveis de manejo florestal, em áreas de florestas temperadas decíduas e de florestas de coníferas, de ocorrência natural nas grandes latitudes do hemisfério norte, onde ocorrem as maiores taxas de fixação de carbono.
	 
	Gases atmosféricos, especialmente o gás carbônico, causam o efeito estufa, pois funcionam como uma capa protetora que, durante a noite, impede a dispersão total, para o espaço exterior, do calor absorvido pela Terra durante o dia, evitando, assim, o resfriamento excessivo da Terra (troposfera) e tornando possível a vida no planeta.
	 
	A camada de ozônio encontra-se na exosfera ¿ acima de 500 km da superfície da Terra ¿ e é quebrada com a incidência de raios infravermelhos, do que resulta o superaquecimento da mesosfera ¿ entre 50 km e 80 km acima da superfície terrestre ¿, que é responsável pela manutenção da temperatura nas proximidades da superfície da Terra.
	 1a Questão (Ref.: 201302224260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca de algumas medidas mitigadoras e controladoras da poluição atmosférica, é incorreto afirmar que:
		
	
	a sobre-elevação do penacho ou pluma da emissão na chaminé é a distância entre a altura máxima atingida pelo penacho e a altura geométrica da chaminé (na sua garganta superior).
	
	para o cálculo da altura geométrica de uma chaminé isoladamente, a partir das equações de diluição da emissão na atmosfera, utiliza-se um artifício que é o de subtrair a contaminação de fundo da área onde vai ser construída a chaminé do valor máximo permitido de concentração de contaminante no nível do solo.
	 
	o cálculo da sobre-elevação do penacho, para controle da qualidade do ar, pode ser feito por meio das equações conhecidas pelos nomes de Sutton e de Bosanquet-Pearson.
	
	os equipamentos para tratamento de emissões localizadas, como os ciclones e filtros, podem ser instalados na garganta de saída das chaminés.
	
	o controle da poluição atmosférica pode ser realizado por meio da instalação de chaminés nos pontos localizados das emissões fixas, como em algumas indústrias.
	2a Questão (Ref.: 201302684228)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O equipamento utilizado para quantificação das lâminas de água formadas pelas chuvas, cuja escala de medição é dada em milímetros, utilizado para estimar indiretamente o volume de captação de água de chuva, recebe o nome de
		
	 
	Pluviômetro
	
	Proveta graduada
	
	fluviómetro
	
	termohigrômetro
	
	higrômetro
	 3a Questão (Ref.: 201302231562)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um problema ambiental muito sério e bastante discutido hoje é a poluição do ar em diferentes escalas espaciais, principalmente na escala global. Sobre esse problema ambiental, afirma-se que
		
	
	um resultado da poluição é a destruição da camada de ozônio, que tem sido constatada principalmente na Amazônia, onde as condições meteorológicas são favoráveis às reações químicas causadoras de sua destruição
	
	os poluentes primários, encontrados na atmosfera, são os formados por meio de reações químicas, destacando-se os oxidantes fotoquímicos, resultantes da reação entre os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio.
	
	o smog industrial é típico de cidades ensolaradas, quentes e de clima seco, onde os picos de poluição ocorrem em dias quentes, com muito sol, ao contrário do smog fotoquímico, típico de regiões frias e úmidas, com picos de concentração que ocorrem exatamente no inverno.
	 
	são exemplos de poluentes atmosféricos resultantes de fontes naturais a emissão de SO2 pelas erupções vulcânicas e a produção de NOx a partir do solo e da água, como resultado da desnitrificação do nitrato por bactérias.os CFC (clorofluorcarbonos) são extremamente instáveis na atmosfera e não podem reagir com o O3 (ozônio), pois uma vez lançados, permanecem por um longo período na atmosfera
	 2a Questão (Ref.: 201201823366)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É sabido que todo o resíduo deve ter uma disposição final adequada, porém, sabe-se que certos resíduos, extremamente perigosos, são jogados no meio ambiente sem nenhum tipo de tratamento, precisamente por serem tão danosos. Qual a forma adequada de o governo evitar episódios como esse? Conforme a pergunta, assinale aquelas alternativas que você considere Falsas ou Verdadeiras:
		
	 
	A fiscalização existe e é eficiente, o problema é que ela não é amparada pela Lei, daí o problema continua.
	 
	Não precisamos apenas de leis rígidas, mesmo porque elas já existem, precisamos é que elas se façam cumprir por meio de uma fiscalização eficiente.
	 
	Precisamos de leis ambientais porque elas inexistem.
	 
	O governo deveria ter uma fiscalização efetiva sobre as indústrias que produzem resíduos perigosos, assim como deveria forçar essas indústrias a recolher seu produto (quando apresentar características de periculosidade) após sua vida útil, como pilhas e baterias de celular que contêm metais pesados.
	 
	Precisamos é que as Leis se façam cumprir por meio de uma fiscalização eficiente.
	 2a Questão (Ref.: 201201822168)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Das alternativas abaixo, assinale aquelas Falsas ou Verdadeiras em relação a conformidade com o texto a seguir: Fatos maciçamente comentados pela mídia, como aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a chuva ácida e a inversão térmica são causados pela poluição atmosférica.
		
	 
	A poluição passou a ser um problema real ligado à saúde pública a partir da Revolução Industrial, quando começaram a ser adotadas técnicas baseadas na queima de grandes quantidades de carvão, lenha e, posteriormente, óleo combustível.
	
	Os principais problemas ambientais globais que envolvem poluição atmosférica são o efeito estufa, a redução da camada de ozônio, a inversão térmica e a chuva ácida.
	
	As principais tecnologias para tratamento de gases poluentes são: incineração, torres de absorção e adsorção e condensadores.
	
	É fundamental uma fiscalização efetiva das emissões pelas indústrias, fazendo-se cumprir o estabelecido pela legislação vigente, planos de educação ambiental e incentivos fiscais para empresas que tenham total controle de suas emissões são formas de controlar e, em alguns casos, evitar episódios de poluição atmosférica.
	
	No monitoramento da poluição atmosférica são adotados legislações e regulamentos locais, estaduais e federais para limitar a quantidade de poluentes no ar. Como resultado, medidas de controle são usadas para manter as emissões de poluentes dentro dos limites.
	 3a Questão (Ref.: 201201823408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ser humano é naturalmente poluidor, isso é um fato, pois ele produz resíduo e se utiliza de recursos naturais para sua sobrevivência. Sendo assim, por que apenas após a Revolução Industrial esse poder poluidor do homem ficou tão evidente? Das alternativas abaixo, assinale aquelas Falsas ou Verdadeiras:
		
	 
	As alternativas A, B e C são são Falsas
	 
	Foi na Revolução Indusrial que houve a aceleração dos processos de alteração ambiental, como resultado de um crescimento econômico aparentemente sem fronteiras em termos de disponibilidade de recursos.
	 
	Os elevados índices de produção e consumo, conjugados ao aumento populacional e à intensificação da urbanização, criaram um contexto de questões que se materializaram como problemas ambientais.
	 
	Porque a Revolução Industrial é o grande marco histórico do domínio do homem sobre a natureza;
	 
	As alternativas A, B e C são verdadeiras.
	 5a Questão (Ref.: 201201823446)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O avanço tecnológico transcorre a favor de uma maior eficiência produtiva, e os novos equipamentos já incorporam em princípio o conceito de minimização do impacto ambiental, sendo que sua incidência por tonelada produzida é progressivamente menor. No entanto, percebe-se um freio ao avanço tecnológico Assinale, das alternativas abaixo, quais podem ser consideradas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	Deve-se exigir uma mudança de comportamento por parte do setor industrial e comercial; este último, porque a embalagem nunca deve ser mais cara do que o conteúdo daquilo que se consome;
	 
	O freio ao avanço tecnológico provém do tipo just in time, que geram poluição com a mudança de produção;
	 
	É primordial que, a curto prazo, os cidadãos tomem consciência quanto à magnitude do problema gerado pelos resíduos.
	 
	O freio ao avanço tecnológico provém dos controles destrutivos para verificação da qualidade;
	 
	Deve-se exigir uma mudança de comportamento por parte do setor industrial e comercial; este último, porque a embalagem deve ser mais cara do que o conteúdo daquilo que se consome;

Outros materiais