Buscar

DARWINISMO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DARWINISMO SOCIAL
Descreve o uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos, para justificar políticas que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a si e aqueles incapazes de se sustentar. Esse conceito motivou as ideias de eugenia,racismo, imperialismo , fascismo, nazismo e na luta entre grupos e etnias nacionais. 
O termo foi popularizado em 1944 pelo historiador americano Richard Hofstadter, mas atualmente, por causa das conotações negativas da teoria do darwinismo social, especialmente após as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, poucas pessoas se descrevem como social-darwinistas, e o termo é geralmente visto como pejorativo.
A teoria de Darwin diz também que no mundo sobrevive o mais adaptado, por isso há a evolução; que os seres vivos evoluem para continuarem vivos, e exemplo disso seria o homem.
Pensadores sociais começaram a transferir os conceitos de evolução e adaptação para a compreensão das civilizações e demais práticas sociais. A partir de então o chamado “DARWINISMO SOCIAL” nasceu desenvolvendo a ideia de que algumas sociedades e civilizações eram dotadas de valores que as colocavam em condição superior às demais.
Na prática, essa afirmativa acaba sugerindo que a cultura e a tecnologia dos europeus eram provas vivas de que seus integrantes ocupavam o topo da civilização e da evolução humana. Em contrapartida, povos de outras regiões (como África e Ásia) não compartilhavam das mesmas capacidades e, por tal razão, estariam em uma SITUAÇÃO INFERIOR ou mais próxima das sociedades primitivas.
De fato, o darwinismo social criou métodos de compreensão da cultura impregnados de equívocos e preconceitos. 
Descreve o uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos, para justificar políticas que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a si e aqueles incapazes de se sustentar. Esse conceito é muito usado no contexto da competição entre os indivíduos no CapitalismoLaissez-faire; mas motivou, de forma similar, as ideias de eugenia, racismo, imperialismo1 , fascismo, Nazismo e na luta entre grupos e etnias nacionais.
Segundo o DARWINISMO SOCIAL, as sociedades se modificam e se desenvolvem como seres vivos. As transformações sociais representariam a passagem de um estágio social inferior para um estágio social mais evoluído, adaptado e complexo. Portanto, sociedades mais evoluídas prevaleceriam sobre sociedades em um estagio de evolução inferior, baseado no conceito da sobrevivência do mais apto.
Como vimos anteriormente, isso também foi entendido ao mundo CAPITALISTA dos negócios, como JUSTIFICATIVA PARA O CONTROLE DOS MEIOS DE PRODUÇÃO POR INDIVÍDUOS MAIS BEM SUCEDIDOS e, conseqüentemente, mais aptos. Por fim, isso também se traduziu no estabelecimento da DOUTRINA DE RAÇAS SUPERIORES E INFERIORES. Onde as raças superiores (brancos europeus) deveriam DOMINAR OS MAIS FRACOS E GUIAR ESSAS RAÇAS INFERIORES ao desenvolvimento econômico, político e cultural (que seria o modelo econômico, político e cultural europeu).

Outros materiais