Buscar

AV Gestao Poluicao(son,atm e solo)2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0657_AV_201411047061 » GESTÃO POLUIÇÃO (ATMOSF. SOLO E SONORA)
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201411047061 - HERIVELTO LUIZ MENDES DE SOUSA 
	Professor:
	MARCIO JORGE GOMES VICENTE
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,6        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2015 10:17:53 
	
	 1a Questão (Ref.: 201411293755)
	sem. N/A: Poluição Atmosférica
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	EM RELAÇÃO À POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA O QUE VOCÊ ENTENDE POR SMOG E QUAIS AS SUAS CONSEQUÊNCIAS?
		
	
Resposta: O SMOG É UM TIPO DE POLUIÇÃO DO AR CAUSADA PELA EMISSAO DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS TENDO COMO VETOR PRODUTOS QUE SE CONCENTRAM NA ATMOSFERA EM NÍVEIS ELEVADOS, PROVOCANDO DANOS NOS SERES HUMANOS, DOENÇAS COMO ASMA, CANCRO PULMONAR E CÂNCER, BEM COMO EFEITOS PREJUDICIAS A FAUNA E FLORA, EM GERAL AO BIOMA.
	
Gabarito: O SMOG É UMA MISTURA QUÍMICA DE GASES, OS ÓXIDOS DE NITROGÊNIO (NOX), COMPOSTOS VOLÁTEIS ORGÂNICOS, DIÓXIDO DE SULFURETO, AEROSSÓIS ÁCIDOS E GASES, BEM COMO PARTÍCULAS DE MATÉRIA, FORMAM PARTE DESTA BRUMA. QUANTO MAIS SMOG VOCÊ INALAR, MAIS PROBABILIDADES EXISTEM DE SOFRER EFEITOS ADVERSOS PARA SUA SAÚDE.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201411121733)
	10a sem.: GESTÃO AMBIENTAL
	Pontos: 0,6  / 1,5 
	A poluição sonora, tal como a luminosa e ao contrário de outras, não deixa resíduos, existindo apenas no momento em que está sendo produzida. Por este fato, são formas de poluição tendencialmente consideradas menos perigosas. Qual a gravidade desta tendência? 
		
	
Resposta: A GRAVIDADE É QUE SENDO UMA FONTE SILENCIOSA, QUE NÃO DEIXA RESÍDUOS, FACE A SUA PROPAGAÇÃO PELO SOLO, ÁGUA E AR , PINCIPALMENTE, ATINGE ACENTUADAMENTE OS SERES HUMANOS FAZENDO COM QUE ESTES SE ACOSTUMEM E NÃO PERCEBAM OS EFEITOS GRAVES E DANOSOS, DAÍ O SURGIMENTO DE DOENÇAS COMO ALTOS NÍVEIS DE SURDEZ, ESTRESSE E DEPRESSÃO.
	
Gabarito: Sabe-se que o tempo de exposição e a exposição repetida a estas formas de agressão podem produzir efeitos crônicos e irreversíveis.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201411744304)
	sem. N/A: Composição da Atmosfera
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	São gases encontrados em uma atmosfera impoluta (não poluída), exceto:
		
	
	Dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. 
	
	Argônio e ozônio. 
	
	Oxigênio e gás carbônico. 
	
	Nitrogênio e oxigênio.
	
	Nitrogênio e gás carbônico. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201411316963)
	sem. N/A: Poluição Atmosférica
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação a Poluição Atmosférica, é correto afirmar
		
	
	A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos ou tóxicos ao ambiente
	
	As ações governamentais para a redução de elementos poluentes e que causam prejuízos a atmosfera terrestre são consideradas suficientes
	
	Não há comprovações de que partículas de sílica e amianto sejam cancerígenas, logo, não causam efeitos nocivos para a atmosfera terrestre
	
	Dióxido de enxofre e ácido nítrico não são, comprovadamente, poluentes atmosféricos
	
	A queima de combustíveis fósseis é a única fonte responsável pela poluição atmosférica
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201411788307)
	sem. N/A: Conceito de poluentes atmosféricos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Existem várias atividades e fatores que liberam poluentes para a atmosfera. Essas fontes podem ser dividas em duas categorias: Fontes naturais ou antropogênicas. Assinale o item que não demonstra fontes antropogênicas de poluentes.
		
	
	Veículos automotores, como carros, motos, caminhões e aviões. Em 2014, o transporte contribuiu com mais da metade das emissões de monóxido de carbono e óxido de nitrogênio.
	
	Atividade mineradora, liberando poluentes para a atmosfera.
	
	Queimadas controladas na agricultura e no gerenciamento de florestas. No Brasil, essa prática é responsável por cerca de 75% das emissões de gás carbônico.
	
	Fábricas, usinas de energia, incineradores, fornalhas e outras fontes estacionárias. Locais que utilizam a queima de combustíveis fósseis ou de biomassa, como madeira.
	
	Atividade vulcânica, que emite diversos poluentes como dióxido de carbono, dióxido de enxofre e cinzas em grandes quantidades.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201411140810)
	3a sem.: Camada de Ozônio
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As substâncias fabricadas pelo homem estão cada vez mais contribuindo para a destruição da camada de ozônio. Dentro desse contexto, identifique qual o acordo entre países que estabelecem como meta a redução da produção de gases, tais como CFC (clorofluorocarbono), halons e brometo de metilo, cuja presença na atmosfera é considerada a principal causa do estreitamento da camada de ozônio. 
		
	
	Agenda 21 Global. 
	
	Protocolo de Kyoto.
	
	Convenção de Johannesburgo.
	
	Protocolo de Montreal.
	
	Protocolo de Cartagena. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201411678979)
	sem. N/A: Solos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais (Fonte: http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos/o-que-e-agricultura-organica). São proibidas(os) na Agricultura Orgânica, exceto:
		
	
	adubos orgânicos oriundos de restos vegetais contaminados por agrotóxicos ou tratados por herbicidas
	
	sementes tratadas quimicamente
	
	adubação verde
	
	hormônios e reguladores sintéticos de crescimento
	
	utilização de agrotóxicos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201411177969)
	6a sem.: Aula 6 - Poluição dos solos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A contaminação de solos é um problema ambiental de grande relevância e, envolve questões relacionadas à saúde publica. No entanto, solos contaminados podem ser tratados por técnicas as mais variadas de remediação, entre as quais se exclui:
		
	
	Contenção in situ
	
	Lavagem do solo com soda cáustica.
	
	Biorremediação
	
	Imobilização com extração de vapores
	
	Lavagem do solo com substancias com propriedades tensoativas (detergentes)
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201411316968)
	sem. N/A: Gerenciamento de Riscos Ambientais
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O gerenciamento de áreas contaminadas visa minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, em virtude da existência das mesmas, por meio de um conjunto de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos por elas causados, proporcionando os instrumentos necessários à tomada de decisão quanto às formas de intervenção mais adequadas. Marque a única opção que apresenta o principal objetivo na recuperação de áreas contaminadas
		
	
	Identificação dos riscos atuais e sua possível recuperação para ocupação vertical com unidades residenciais multifamiliares exclusivamente
	
	Criação de área de proteção permanente ¿ APP após seu estudo geológico
	
	Adoção de medidas corretivas nessas áreas que possibilitem recuperá-las para um uso compatível com as metas estabelecidas a ser atingidas após a intervenção, adotando-se dessa forma o princípio da ¿aptidão para o uso¿
	
	Recuperar uma área contaminada é torna-la em condições de sua utilização para fins industriais
	
	Isolamento desta área para que não cause no futuro qualquer problema para a sociedade 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201411293747)
	sem. N/A: Poluição Sonora
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	FAÇA UMA ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS ABAIXO QUANTO AS FONTES DE POLUIÇÃO SONORA E AO FINAL MARQUE A OPÇÃO EM QUE APRESENTA QUANTAS AFIRMATIVAS FORAM EFETIVAMENTE VERDADEIRAS. I- O TRÂNSITO É O GRANDE CAUSADOR DO RUÍDO NA VIDADAS GRANDES CIDADES. AS CARACTERÍSTICAS DOS VEÍCULOS BARULHENTOS SÃO O ESCAPAMENTO FURADO OU ENFERRUJADO, AS ALTERAÇÕES NO SILENCIOSO OU NO CANO DE DESCARGA, AS ALTERAÇÕES NO MOTOR E OS MAUS HÁBITOS AO DIRIGIR - ACELERAÇÕES E FREADAS BRUSCAS E O USO EXCESSIVO DE BUZINA. II- NAS PRINCIPAIS RUAS DAS GRANDES CIDADES, OS NÍVEIS DE RUÍDO ATINGEM DE 88 A 104 DECIBÉIS. ISSO EXPLICA POR QUE OS MOTORISTAS PROFISSIONAIS SÃO O PRINCIPAL ALVO DE SURDEZ ADQUIRIDA. NAS ÁREAS RESIDENCIAIS, OS NÍVEIS DE RUÍDO VARIAM DE 60 A 63 DECIBÉIS. III- CONDICIONADORES DE AR, BATEDEIRAS, LIQUIDIFICADORES, ENCERADEIRAS, ASPIRADORES, MAQUINAS DE LAVAR, GELADEIRAS, APARELHOS DE SOM E DE MASSAGEM, TELEVISORES, SECADORES DE CABELO E TANTOS OUTROS ELETRODOMÉSTICOS QUE PODEM ESTAR PRESENTES NUMA MESMA RESIDÊNCIA, FUNCIONANDO SIMULTANEAMENTE E SOMANDO SEUS INDESEJÁVEIS DECIBÉIS. IV- É DOS MAIS IMPORTANTES O PAPEL DA INDÚSTRIA NA POLUIÇÃO SONORA. DEPOIS DA PRIMEIRA GRANDE GUERRA, FOI QUE SE VERIFICOU O AUMENTO DAS DOENÇAS PROFISSIONAIS, NOTADAMENTE A SURDEZ, ALÉM DO APARECIMENTO DE OUTRAS MOLÉSTIAS, DEVIDAS AO DESENVOLVIMENTO ESPANTOSO TRAZIDO PELO SURTO INDUSTRIAL. V- A PARTIDA E A CHEGADA DE AVIÕES A JATO SÃO ACOMPANHADAS DE RUÍDOS DE GRANDE INTENSIDADE QUE PERTURBAM SOBREMANEIRA OS MORADORES DAS IMEDIAÇÕES. 
		
	
	SOMENTE A V TRATA-SE DE EXEMPLO DE POLUIÇÃO SONORA
	
	SOMENTE AS AFIRMATIVAS I, II E III TRADUZEM O CONTEXTO DE POLUIÇÃO SONORA
	
	NENHUMA DAS AFIRMATIVAS CORRESPONDEM A POSSÍVEIS DANOS A SOCIEDADE SOB O PONTO DE VISTA DE POLUIÇÃO SONORA
	
	TODAS AS AFIRMATIVAS ACIMA SÃO EXEMPLOS CLÁSSICOS DE POLUIÇÃO SONORA
	
	APENAS A AFIRMATIVA II REALMENTE CORRESPONDE A POLUIÇÃO SONORA

Outros materiais