Buscar

AV SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0606_AV_201407038711 » SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	RENATO DOS PASSOS GUIMARAES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/11/2015 15:58:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201407183248)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Inclusão Digital é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Para que ela aconteça, são necessários 3 (três) elementos básicos. Cite-os, descrevendo cada um deles, e também indique quais os esforços do Governo para que aconteça a Inclusão Digital.
		
	
Resposta: Computador - Equipamento pelo qual o usuário terá acesso à rede Acesso à rede - Meio pelo qual o usuário irá se conectar com os demais usuários da rede, serviços e recursos Domínio sobre o equipamento - O usuário deve ter um conhecimento básico sobre informática para que possa utilizar o computador e através da rede se conectar ao mundo digital. O governo tem dado incentivos e cursos gratuitos para que mais usuários se conectem à rede e sejam mais um a ser incluso. Há criação de "lan houses" populares que além de fornecerem o equipamento ainda oferecem cursos para a comunidade.
	
Gabarito: Elementos básicos: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. Esforços: Computador para todos Telecentros; Programa Banda Larga nas escolas; Computador portátil para professores; Quiosque do cidadão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407193186)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Defina com suas palavras o que é é um Sistema de Informação baseado em Inteligência Artificial:
		
	
Resposta: Um Sistema de Informação baseado em Inteligência Artificial agrega robotização, uso de processamentos lógicos que facilitam a vida da organização de modo que o funcionário possa voltar suas forças e capacidades à situações em que uma máquina não pode resolver. Otimizando assim suas funções e tempo de trabalho.
	
Gabarito: Armazenam e disponibilizam o conhecimento e as experiências de especialistas. Esses SI´s são geralmente conhecidos como "Expert Systems" (ES), quando fornecem, eles mesmos, soluções para determinados problemas, e como "Expert Support Systems" (ESS), quando fornecem informações extraídas das bases de conhecimento de profissionais e executivos para auxiliá-los no processo de tomada de decisão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407745046)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Correlacione os conceitos apresentados, às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses: (1) Sociedade. (2) Ciência. (3) Tecnologia. ( ) É o ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem. ( ) Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral. ( ) Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais.
		
	
	1, 2, 3
	 
	2, 3, 1
	
	2, 1, 3
	
	1, 3, 2
	
	3, 2, 1
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407175960)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No novo modelo da Sociedade da Informação e do Conhecimento são utilizadas estratégias para reestruturar a produtividade. Uma dessas estratégias é:
		
	
	Sómente yutilizar o emprego de tecnologia para gerar riquezas.
	
	Ampliar os riscos de uso dos equipamentos com novas relações de trabalho de forma mais vertical.
	 
	Utilizar o emprego de tecnologia sobre as relações de trabalho.
	
	Gerar um déficit comercial para desvalorização da moeda nacional.
	
	Organizar vários congressos para debater a expansão das redes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407175978)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir Inclusão digital como:
		
	
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
	 
	É a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
	
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	
	Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
	
	O Governo se preocupando com a Infraestrutura Brasileira.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407746069)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma rede é um grupo de pelo menos dois computadores que são ligados entre si de forma que possam se comunicar uns com os outros, compartilhando recursos e informações com maior velocidade e praticidade. Nesse contexto, como podemos definir 'Meios de Transmissão'?
		
	
	Computador que faz parte da rede e acessa os recursos e serviços providos pelos servidores, além de se comunicar com outras estações de trabalho.
	
	Software instalado em algum dos servidores da rede, o qual terá a finalidade de controlar usuários que acessam a rede, dando-lhes permissão para utilizar os serviços e recursos.
	 
	Computador que provê serviços (por exemplo, um servidor de comunicação provê acesso à Internet.
	
	Conjunto de regras indispensáveis para a troca de dados entre os computadores da rede. Da mesma forma que fazemos para nos comunicar (por exemplo, quando falamos ao telefone ou quando assistimos a uma palestra) os computadores também possuem regras.
	 
	Meio através do qual os dados serão transmitidos entre os computadores da rede. Podemos citar: os cabos metálicos, as fibras óticas e as ondas de radiofrequência.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407746744)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, é essencial que as pessoas pertencentes à população economicamente ativa, dominem as funções básicas de informática, tendo em vista que a expansão de setores da economia como o terciário, fez aumentar o uso de computadores, por isso não podemos mais ignorar a presença dessa ferramenta tão útil em nosso dia-a-dia." O parágrafo acima refere-se a qual dos seguintes conceitos?
		
	 
	Inclusão digital.
	
	E-business.
	
	Globalização.
	
	Sustentabilidade.
	 
	Informatização.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407183807)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desempenho organizacional da empresa Oliex Petrolífera depende cada vez mais de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) bem estruturado, com capacidade de processamento de informações e de dados a fim de garantir sua efetiva utilidade aos diversos processos administrativos. Para administração da empresa, o SIG é particularmente importante em virtude de:
		
	
	Incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando o auxílio de uma auditoria externa
	
	Determinar o fechamento dos dados e das informações específicas dos balanços patrimoniais da empresa a tempo de serem avaliados gerencialmente antes do processo de auditoria externa
	 
	Ajudar a organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações da empresa, de modo a melhorar o controle, a organização e o planejamento
	
	Sugerir um redesenho organizacional que possibilite a melhor avaliação do seu potencial de crescimento, visando a um aumento de mercado
	
	Incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando a diminuição do quadro funcionalda área de informática da empresa
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407183822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa ECX gerencia a sua manutenção através de um sistema que fornece informações para que os responsáveis possam comparar o desempenho atual do maquinário da organização com o que foi planejado através de resumos estatísticos, com estes relatórios se planejam as manutenções preventivas e corretivas. Qual tipo de sistema de informação a empresa ECX utiliza?
		
	
	Sistema de Competência Gerencial
	
	Sistema de Processamento de Transações
	
	Sistema de Apoio à Decisão
	
	Sistema de Inteligência Artificial
	 
	Sistema de Informações Gerenciais
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407245752)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na esfera federal, o sistema que integra as funcionalidades contábeis orçamentárias preconizadas na Lei 4.320/64 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4320compilado.htm) é denominado:
		
	
	SICONV
	
	CADIN
	 
	SIAFI
	
	SIASG
	
	SIAPE

Outros materiais