Buscar

Questões sobre Durkheim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
		Relações Internacionais
Sociologia
Tema: Durkheim
Segundo Durkheim, como deve ser o método de estudo da Sociologia?
	Para Durkheim, o método de estudo da sociologia, consiste em aproximar o método sociológico aos métodos utilizados no estudo das chamadas “ciências naturais”, enfatizando a posição de neutralidade e objetividade e priorizando, diferentemente da filosofia e da psicologia, a sociedade como coletividade e não o indivíduo e sua natureza, pois o que é considerado natureza humana é na verdade produto da própria sociedade. Assim, Durkheim define como objeto de estudo da Sociologia, o “fato social”. Segundo o autor, fato social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir, exteriores ao indivíduo e oriundos da sociedade como coletividade, que ao exercer um poder de coerção sobre o indivíduo, faz com que este, por sua vez, manifeste em seus atos o reflexo dos fatos sociais. Fatos sociais são objetivos e comuns a toda a sociedade, assim o estudo do Fato social pela Sociologia, torna-se uma ação lógica e objetiva, de caráter Empírico, com métodos semelhantes aos utilizados nas ciências naturais.
Partindo da concepção de Durkheim sobre os dois tipos de solidariedade, discuta a relação entre moralidade e anomia nas obras deste autor. 
	Para Durkheim o conceito de solidariedade consiste em um fenômeno que liga o indivíduo com a sociedade, conectando e harmonizando os objetos coletivos e individuais, mantendo intacta a coesão social, ao manter a consciência coletiva em toda a sua vitalidade. Durkheim explora em suas obras, dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica.					A Solidariedade mecânica, é encontrada em sociedades pouco desenvolvidas em que não há divisão do trabalho, ou seja, sociedades consideradas primitivas ou pré-capitalistas, como clãs e tribos. A solidariedade mecânica consiste em considerar mais importante a consciência coletiva, superior à consciência individual, causando uma supressão na personalidade do indivíduo. 											Nestas sociedades existe uma menor consciência social, os indivíduos são semelhantes, desenvolvem funções iguais e são submetidos a mecanismos de coerção exercidos de forma imediata, violenta e punitiva.					A solidariedade orgânica se desenvolve em sociedades bem desenvolvidas, industriais e com divisão do trabalho, como as complexas sociedades capitalistas, onde os indivíduos são diferentes, com funções especializadas e interdependentes, submetidos a mecanismos de coerção mais formalizados e exercidos de forma mediata. Nestas sociedades, os indivíduos possuem uma consciência social maior, fazendo com que além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, terem interesses individuais bastante distintos e a consciência individual mais acentuada.			Esta organização que impõe divisão de trabalho ou tarefas, produz especialização; a especialização estimula o isolamento dentro do grupo, o que motiva um enfraquecimento do espírito de solidariedade do grupo global. O enfraquecimento desse espírito de solidariedade gera uma influência desorganizadora que resulta no comportamento de desvio, conhecido como anomia.

Outros materiais