Buscar

AV METODOLOGIA DA PESQUISA 2015.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Uma pesquisadora realizou um estudo para verificar a seguinte questão: Existe relação entre organização de resumos de aula e rendimento acadêmico dos alunos universitários? A pesquisadora formulou uma hipótese e relacionou  as duas variáveis sublinhadas. Quais foram as variáveis? Responda organizando sua resposta do seguinte modo:A variável dependente foi ________________e  a variável independente foi ________________.
		
	
Resposta: A variável dependente é o rendimento acadêmico dos alunos universitários. A variável independente é a organização dos resumos de aula. Isto porque de acordo com a pesquisa, o rendimento pode vir a depender da orgnização dos resumos, sendo assim o rendimento dependente disto, e os resumos não.
	
Gabarito:
Ao formular a hipótese a pesquisadora relacionou duas variáveis. A variável dependente foi rendimento acadêmico dos alunos universitários. A variável independente foi rendimento acadêmico dos alunos universitários.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302171902)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ao elaborar o projeto de pesquisa, o pesquisador precisa decidir sobre a metodologia e os tipos de pesquisa. Manuel vai iniciar seu trabalho de conclusão de curso (TCC)  e   recebeu apoio para  realizar um estudo de caso da Empresa X  da área de saúde, na qual ele  trabalha há muito tempo. Pretende fazer uma pesquisa de campo,  entrevistando  gestores e funcionários.
Considerando-se que  a metodologia prevê uma pesquisa de campo, comente o exemplo respondendo o seguinte questionamento:  Manoel pode realizar  pesquisa de campo sem realizar pesquisa  bibliográfica? Sim ou Não? Responda argumentando sobre os  tipos de pesquisa.
		
	
Resposta: Não, pois ainda que seja uma pesquisa onde utilize seus dados de campo, é necessário um embasamento teórico para que o mesmo possa alicerçar seu projeto. Este tipo de pesquisa de campo feito através da coleta de dados e observação de variáveis é necessita da utilização de fontes bibliográficas.
	
Gabarito: Não, a pesquisa de campo aproxima o pesquisador da realidade  e embora Manoel trabalhe na empresa,  em seu estudo  necessita adotar procedimentos metodológicos de pesquisador e  por isso  precisa de fundamentação   teórica sobre o tema investigado  ou  uma revisão da literatura sobre o assunto, para apoiar suas reflexões sobre a realidade estudada.   
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302141505)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A parte do projeto onde é apresentado o problema a ser estudado na pesquisa é:
		
	 
	Introdução.
	
	Sumário.
	
	Justificativas.
	
	Fontes.
	
	Objetivos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302090659)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Do tema ao objeto de pesquisa, estabelecemos um recorte específico que orienta nossos passos na realização da pesquisa. Nesse sentido, transformamos:
		
	
	ação em discurso
	
	projeto em pré-projeto
	 
	assunto em tema
	 
	discurso em ação
	
	tema em assunto
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302082198)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As ______________________, apresentam a informação filtrada e organizada de acordo com um arranjo definido, dependendo de sua finalidade e não podem ser utilizadas para confirmar um dado primário. Complete esta afirmativa com a opção correta:
		
	
	Fontes primárias
	
	Fontes bibliográficas
	
	Fontes terciárias
	 
	Fontes secundárias
	
	Fontes documentais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302033173)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao realizarmos um estudo científico, como por exemplo, o exigido no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa, mas, também devemos identificar um problema específico que será analisado no trabalho. Assinale as principais características deste processo denominado problematização: I. Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver ou responder. II. É a apresentação da ideia central do trabalho, tendo-se o cuidado de não empregar em sua formulação expressões que gerem equívocos ou inexpressivas. III. Tem relação direta com o objeto de estudo, foco do trabalho. IV. É a pergunta a ser respondida ao final do estudo, pois, um tema pode ter problemas distintos.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	 
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas II e IV estão corretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301701757)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Justificar uma pesquisa científica significa explicar as razões de um trabalho acadêmico que o legitimam cientificamente. Dentre as opções abaixo, qual é a que melhor condiz com uma justificativa adequada para um TCC.
		
	
	Nossa pesquisa científica se justifica, portanto, por conta do apelo emocional de nosso tema e de seu fundo religioso que justifica sua realização.
	
	Nossa pesquisa se justifica, portanto, a partir de um embasamento teórico amplo e delineado somente pela percepção única de um assunto.
	
	Nossa pesquisa científica se justifica, portanto, a partir de soluções hipotéticas sem um fundo cientifico adequado.
	 
	Nossa pesquisa científica se justifica, portanto, a partir de um embasamento teórico adequado, hipóteses bem formuladas e um delineamento preciso do recorte temático.
	
	Nossa pesquisa se justifica, portanto, a partir de vários recorte temáticos diferentes sem focar o problema e que servem de alinhamento de nossa pesquisa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301695410)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nesta etapa da pesquisa, deve-se identificar um conjunto de trabalhos relevantes ao seu objeto de pesquisa. Revisite a bibliografia escolhida e selecione o que irá fundamentar o seu projeto, assim como construirá o embasamento teórico da pesquisa. De que etapa estamos nos reportando?
		
	
	Marco teórcio
	 
	A revisão de literatura
	
	problematização
	
	bibliografia
	 
	escolha do tema
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301730009)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	1. Analise as afirmativas e responda a seguir: I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade. - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta. II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas. III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83). - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação. IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos. Está correto o que se afirma em:
		
	
	Apenas II e IV.
	
	Apenas I e II.
	 
	Apenas III e II.
	
	Apenas III
	 
	Apenas I e III.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302038112)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	FORMATAÇÃO É UM PRINCÍPIO ESSENCIAL PARA REALIZAÇÃO DE UM TCC. NESSE SENTIDO HÁ UM CRITÉRIO ESPECÍFICO QUANTO ÀS MARGENS QUE DETERMINA A SEGUINTE MEDIDA:
		
	 
	3CM SUPERIOR, 2CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 2CM DIREITA
	
	3CM SUPERIOR, 3CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 3CM DIREITA
	
	2CM SUPERIOR, 3CM INFERIOR, 2CM ESQUERDA, 3CM DIREITA
	
	3CM SUPERIOR, 3CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 2CM DIREITA
	
	4CM SUPERIOR, 2CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 3CM DIREITA

Outros materiais