Buscar

SAM LANCHES DELIVERY-1

Prévia do material em texto

Projeto Interdisciplinar Aplicado
Aos Cursos Superiores de
Tecnologia
(PROINTER)
RELATÓRIO PARCIAL
SÃO LUÍS-MA
2015
HELOÍSA CRISTINA SANTOS DOS ANJOS
RA:2840284102
PAULO HENRIQUE SILVA BAETA
RA:1789298109
PEDRO ROCHA MORAIS
RA:1789298122
SOLANGE DE JESUS SANTOS FERREIRA
RA:1789298058
RELATÓRIO PARCIAL
Relatório parcial apresentado no projeto interdisciplinar do curso superior de tecnologia em recursos humanos na faculdade anhanguera, sob a orientação do tutor EAD.
SÃO LUÍS – MA
2015
SÃO LUÍS – MA
2015
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO......................................................................................... 3
2.	LEVANTAMENTO DE CAMPO............................................................... 5
2.1	Nome................................................................................................. 5
2.2	Razão para escolha do nome ......................................................... 5
2.3	Nome e qualificação do(s) proprietário (s).................................... 5
2.4	Pontos fortes e fracos da organização.......................................... 5
2.5	Breve histórico................................................................................. 5
2.6	Missão, Visão, Objetivos e Valores................................................ 6
2.7	Política de Qualidade....................................................................... 6
2.8	Objetivos da Qualidade................................................................. 6
2.9	Fatores críticos (ou chave) de sucesso....................................... 6
3.	Produtos/ Serviços.............................................................................. 7
3.1	Tecnologia da Produção.....................................................................7
3.2	Localização--------------------------------------------------------------------------8
3.3	Máquinas administrativas.................................................................8
3.4	Máquinas e equipamentos............................................................ 8
4.	Principais e Maiores Clientes de Produto/Serviços........................8
5.	Ameaças e Oportunidades ................................................................ 8
6.	Política Ambiental .............................................................................9
7.	CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................... 9
INTRODUÇÃO
O bom período econômico pelo qual vem passando o Brasil tem refletido no modo de vida dos brasileiros e no tipo de investimento visado pelos empreendedores. Uma opção que tem agradado cada vez mais os empresários e conquistado a população são as franquias, pelo fato de elas proporcionarem segurança ao franqueador e qualidade do produto conhecido pelo cliente. A marca prestigiada torna o cliente fiel, pois ele sabe que poderá encontrar o produto com o mesmo padrão de qualidade e com serviço semelhante, independentemente da localização da empresa.
Em conjunto com a qualidade, outros fatores de interesse dos clientes na busca por produtos e serviços estão relacionados à praticidade e à economia de tempo. Com a rotina cada vez mais voltada ao trabalho, as pessoas passaram a privilegiar serviços que otimizem seus horários e proporcionem qualidade de vida. É aí que entra o serviço delivery. As franquias que entregam produtos em domicílio são uma opção cômoda e prática que oferecem diversificados serviços com a facilidade e flexibilidade que o cliente busca.
Os serviços de entrega em domicílio passaram a ter crescimento considerável de uns anos para cá. A eficiência do atendimento conquistou o cliente, que descobriu as vantagens desse tipo de serviço. Entre elas estão a flexibilidade de horários, a excelência na entrega dos produtos e a economia, pois poupa-se o tempo do trajeto até a loja e o gasto com combustível e estacionamento. O cliente ganha qualidade de vida e passa a cumprir outras tarefas enquanto o serviço está sendo entregue.
Se para os clientes o serviço delivery é vantajoso, para os empresários tem sido uma oportunidade de investimento. As franquias com entrega em domicílio estão ampliando os serviços, investindo em qualidade e praticidade, visto a exigência do cliente, e os mais diversificados produtos e segmentos estão surgindo no mercado. 
"Independente do segmento, o cliente busca conveniência, ele se importa com o preço, mas tem como fator de decisão a qualidade do serviço oferecido", garante a diretora de marketing da Lavasecco - franquia de lavanderia delivery, Alessandra Oricchio.
As franquias delivery surgiram como um serviço adicional e eram mais frequentes nos segmentos de restaurantes e farmácias. Hoje, contudo, os serviços passaram a fazer parte dos mais variados ramos do mercado. De olho na necessidade dos clientes, as franquias passaram a realizar seus serviços em domicílio e não focaram apenas na entrega, mas na realização do serviço no local escolhido pelo cliente.
A máxima de que "tempo é dinheiro" nunca foi tão valorizada como na atualidade. De um lado estão os clientes que procuram por serviços flexíveis e práticos para não precisarem abrir mão de suas rotinas, de outro estão os empresários, que almejam formas de suprir as necessidades dos clientes sem aumentar os custos de produção. A vantagem da franquia delivery se deve ao fato de o investimento para as novas necessidades serem mais viáveis que os tradicionais. Por exemplo, um restaurante que foca no serviço de entregas não precisa se preocupar com um amplo espaço de estacionamento no estabelecimento, ou com a localização do negócio.
Em muitas capitais, o trânsito e a violência também influenciam na preferência pela entrega do produto em domicílio. A comodidade do delivery aliada à qualidade que a franquia dispõe são fundamentais na escolha desse tipo de serviço. O empreendedor pode focar exclusivamente em entregas ou trabalhar o delivery como opção.
Se o estabelecimento vier de uma franquia exclusivamente delivery, as demandas serão diferenciadas dos lugares que oferecem opção de o cliente desfrutar do ambiente, pois, nesse, caso há necessidades específicas como estacionamento, localização e decoração do ambiente
.
2. LEVANTAMENTO DE CAMPO
- Nome do negócio
 Sam lanches delivery
-Razão para escolha do nome.
O Sam lanches delivery derivou-se do nome de Samuel Rocha, filho dos proprietários da empresa.
 
 - Nome e qualificação dos proprietários
Claudemiria Rocha de Castro Morais (Sócia Proprietária da empresa Sam Lanches Delivery), possui graduação em biologia pela Universidade Estatual do Maranhão.
Willys Fernando Souza Morais (Sócio Proprietário da empresa Sam Lanches Delivery), possui graduação em administração de empresas pela faculdade Pitágoras. 
Pontos fortes e fracos do Sam lanches delivery
O Sam Lanches dispõe de produtos de excelente qualidade, sistema de logística eficiente, atendimento satisfatório devido as avaliações fornecidas por seus clientes e preços competitivos. Mas no referente aos pontos de melhorias, precisa-se fomentar mais em divulgações de marketing, diversificar o cardápio.
BREVE HISTORICO DO SAM LANCHES
2014 – Devido a oportunidade de negócio observada pelo Sr.Willys Morais e a Sr.ª(a) Claudia Rocha, os dois decidem fundar o Sam Lanches, mais precisamente voltada para atuar no bairro onde localizasse a sede da empresa.
2015 – O Sam Lanches começa a atender outros bairros, começando assim seu processo de expansão.
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO:
MISSÃO:
 Fornecer lanches de ótima qualidade para que nosso cliente sinta-se altamente satisfeito.
VISÃO:
 Ser referência na mente e no coração dos nosso clientes.
VALORES: 
Respeito pelo individuo, honestidade e integridade.
POLÍTICA DE QUALIDADE:
O Sam Lanches busca constantemente:
- Ouvir seus clientes
-Atender suas expectativas
- Sempre buscando por produtos de alto padrão de qualidade.OBJETIVOS DA QUALIDADE
-Manter um padrão de qualidade constante.
-Atender a um conjunto de requisitos na produção dos produtos do Sam Lanches.
-Aumentar a satisfação dos clientes, tendo em vista melhorar as oportunidades existentes dentro do Sam Lanches.
 FATORES CHAVES E/OU CRÍTICOS DE SUCESSO(FCS)
 Temos como base para o sucesso do Sam Lanches, ouvir o que os clientes gostariam que implementássemos na estrutura da empresa, mas baseado em estatísticas e pesquisas e seguindo as normas vigentes de qualidade para o seguimento de prestação de serviços no ramos alimentício.
3 – PRODUTOS E SERVIÇOS
O Sam Lanches dispõe de bons produtos na área de lanches para satisfação dos seus clientes, vejamos o mix.
Atuação da empresa nessa área de serviços refere-se ao fornecimento por intermédio do sistema de delivery até a residência dos clientes.
MATERIA PRIMA PARA PRODUÇÃO
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO
1-Recepção dos Pedidos:
O Sam Lanches dispõe de um aplicativo e uma linha telefônica para os recebimento dos pedidos, sendo que antecipadamente o cliente já pré definiu seu lanche, ligando somente para confirmar a entrega, pois os respectivos endereços já estão na base de dados.
2- Conferência dos Pedidos
Após a confirmação as comandas seguem para cozinha devidamente especificadas, depois de entregues para seu clientes a comanda retorna para conferência no setor de auditorias, que irá confrontar com os relatórios financeiros.
3 – Entrega dos Produtos
Em recebido e conferido os colaboradores da entrega são acionados para finalizarem o processo, mas antes novamente são conferidas as comandas e os endereços.
4 – Controle de Qualidade
Todos os produtos para a produção dos lanches são primeiramente analisados pelo setor de qualidade para saberem se atende as exigências técnicas para preparação dos lanches, para só depois serem entregues ao setor de armazenamento.
- Localização:
Rua 01, Qd 01, nº 08 – Bairro Anil, São Luís, Maranhão
- Máquinas e equipamentos necessários:
Fogões, fornos, grill, liquidificador, balança, freezer, micro-ondas, chapas de assar hambúrguer, espátulas e modeladores de ovos.
- Máquinas administrativas:
Tablet, linha telefônica, máquina de cartão, papel e caneta.
- Habilidades (mão de obra)
Atendente, chapeiro e cozinheira.
4. PRINCIPAIS E MAIORES CLIENTES DOS PRODUTOS DO SAM LANCHES DELIVERY:
Os clientes em potencial do Sam Lanches são os próprios moradores do bairro e adjacências.
5. AMEAÇAS E OPORTUNIDADES
O Sam Lanches deve trabalhar mais com processos de divulgação, pois como seu sistema é somente de delivery as pessoas não tem um espaço na sede da empresa para lancharem, sendo que as pessoas mais jovens preferem muitas vezes sair com os amigos para fazerem suas refeições e assim tirarem momentos de descontração. Por outro lado temos uma grande oportunidade por parte das pessoas que passam o dia em seus locais de trabalho, enfrentam engarrafamentos quilométricos, não possuem assistentes do lar, e também devido ao aumento da criminalidade, preferem fazer suas refeições na comodidade do seu lar.
6.Consientização com o Meio Ambiente
A empresa Sam Lanches Delivery também se preocupa com o meio ambiente. O óleo de cozinha após utilizado e armazenado em garrafa PET e entregue a ONGs especializada neste tipo de coleta seletiva, assim como posto de entregue voluntaria para descarte do óleo de forma correta.
O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O respectivo relatório parcial foi desenvolvido em São Luís/MA, tendo como objetivo uma pequena análise da estrutura de negócio do Sam Lanches, fornecendo assim informações básicas sobre sua fundamentação, localização, qualificação dos sócios, oportunidades do negócio, entre outros fatores, dando assim ao caro leitor deste pequeno
Relatório uma curiosidade mais detalha da estrutura e viabilidade referente aos projeções financeiras. Esperamos que tenha gostado e partiremos agora para o plano de negócio 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ABRASEL, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Programa Qualidade na Mesa: Melhoria na Qualidade do Atendimento para Bares e Restaurantes. 2009. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2010.
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte, MG: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. ed. 3. São Paulo: Atlas, 1999. p. 17 a 25.
CLEMENTE, Armando. Planejamento do negócio: como transformar ideias m realizações. Rio de Janeiro: Lucerna; Brasília, DF: SEBRAE, 2004. 144p.

Continue navegando