Buscar

AV PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0609_AV_201402226136 » PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402226136 - SILVIA OSANDABARAZ CARVALHO
	Professor:
	PAULO CESAR NOGUEIRA CABRAL
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 0        Data: 18/11/2015 17:13:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201402429798)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Muitas vezes o alcance da efetividade por uma organização depende de outras organizações, que podem ser suas fornecedoras ou distribuidoras. Neste caso, ocorre a ampliação do escopo de atuação, que não mais estaria situado no âmbito de uma empresa apenas, mas sim no contexto de outras organizações existentes na cadeia de suprimentos. O que vem a ser cadeia de suprimentos?
		
	
Resposta: Cadeia de suprimentos seriam todas as outras empresas envolvidas na produção de determinado produto. Por exemplo, para produzir uma caneta, são necessários vários insumos, entre eles plásticos, corantes, etc. Nem sempre a fábrica da caneta é também a fabricante de todos esses insumos, sendo necessário adquiri-los de outras empresas. Assim se forma a cadeia de suprimentos.
	
Gabarito: Rede de entidades ou organizações que atuam em conjunto, de forma cooperativa, com vistas a administrar o fluxo de materiais e informações, desde os fornecedores até os clientes finais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402429813)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são constituídos pelas variáveis, características ou condições que podem impactar no desempenho da organização e/ou no alcance dos seus resultados. Segundo Chiavenato & Sapiro (2009) existem oito áreas-chave dos Fatores Críticos de Sucesso. Identifique uma delas e descreva o que representa.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: 1. Posicionamento competitivo: representa a posição da organização em relação aos concorrentes que ela possui. 2. Inovação: está associada às mudanças destinadas a melhoria dos processos e dos negócios organizacionais; 3. Produtividade: relação entre o que é produzido e os recursos utilizados para esse fim; 4. Nível de recursos: quantidades relativas de recursosii mantidas pela organização; 5. Lucratividade: é a capacidade da organização gerar mais receita do que despesa; 6. Desenvolvimento e desempenho da gerência: é a qualidade do desempenho gerencial; 7. Desempenho e atitude dos funcionários: representa a postura dos funcionários em relação ao seu trabalho e a cultura organizacional existente; 8. Responsabilidade Social: é a organização alinhar os esforços para atingir os objetivos organizacionais com os esforços para contribuir com a prosperidade e bem-estar da sociedade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402423196)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os primeiros estudos sobre estratégias empresariais foram realizados por Philip Selznick, que criou o conceito de competência distintiva. Qual o significado de competência distintiva?
		
	 
	é a capacidade da empresa se diferenciar no seu ramo de atuação.
	
	é a relação entre o contexto empresarial e o segmento mercadológico explorado.
	
	é a qualificação dos empregados da organização face as demandas ambientais.
	
	é a qualidade essencial necessária aos líderes da organização.
	
	é a superioridade tecnológica que a a organização apresenta frente aos concorrentes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402423209)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nivaldo foi selecionado pela empresa em que trabalha para determinar qual escola de pensamento estratégico descrita por Mintzberg deverá ser utilizada na formulação das estratégias da empresa. Sabendo que a empresa deseja adotar como critério a concepção da estratégia como um processo a partir de um líder visionário, em qual escola se enquadra esse modelo?
		
	 
	Escola Empreendedora
	
	Escola Ambiental
	
	Escola do Planejamento
	
	Escola do Posicionamento
	
	Escola do Design
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402426640)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O planejamento foi assumindo diferentes enfoques na medida que evoluía o pensamento estratégico, indo desde o simples planejamento financeiro até à implementação e controle da gestão estratégica. Qual a ênfase que dada ao planejamento na fase da Administração Estratégica?
		
	
	No planejamento participativo
	
	Na definição de estratégias
	 
	Na análise e implementação
	 
	Na previsão do futuro
	
	No orçamento
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402426650)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A definição dos padrões comportamentais gerais de liderança na instituição deve ser condizente com os valores organizacionais e ter em vista uma gestão institucional com alto padrão de desempenho. De uma maneira geral, as organizações precisam de lideranças com o seguinte perfil, EXCETO:
		
	
	comunicativo
	 
	conservador
	
	comprometido
	
	empreendedor
	
	visionário
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402426660)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os stakeholders são os grupos que dependem ou que possuem algum tipo de interesse no desempenho da organização, também conhecidos como ¿partes interessadas¿. Esses grupos (stakeholders) podem variar em função da organização, mas geralmente existem os seguintes stakeholders para qualquer organização, seja ela pública ou privada, EXCETO:
		
	
	os consumidores
	 
	os concorrentes
	 
	os acionistas
	
	a sociedade
	
	o governo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402429825)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Selma está realizando a análise do macroambiente de sua empresa. Para tal, deverá verificar a existência de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o grau de inovação, a aceitação e procura por novas tecnologias pela população etc. Consideranto a análise PESTE, qual conjunto de forças é o foco da atenção de Selma?
		
	
	Econômicas
	
	Ecológicas
	 
	Tecnológicas
	
	Políticas
	 
	Socioculturais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402429865)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na formulação das estratégias do negócio é necessário que sejam realizados estudos e análises sobre os ciclos de vida dos produtos, pois estes influenciam e podem comprometer o alcance das estratégias estabelecidas. Considerando as etapas do ciclo de vida do produto, classifique as afirmativas abaixo, como verdadeiras ou falsas e assinale a opção correta: I - Na introdução há pouco conhecimento do produto ou do negócio, custos baixos, grandes despesas com promoção / divulgação e altas margens de lucro. II - No crescimento há o aumento da demanda. III - Na maturidade há a diminuição e estabilização das vendas e pressão pelo aumento de preço. IV - No declínio há a diminuição da demanda até a extinção.
		
	
	Somente as afirmativas III, IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas II, III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, IV estão corretas
	 
	Somente as afirmativas II, IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, II estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402430095)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Desenvolvimento Sustentável é suportado por três pilares que conceitualmente constituem o chamado Triple Bottom Line. Qual desses pilares está relacionado aos aspectos financeiros e materiais?
		
	
	Tecnológico
	
	Político
	 
	Econômico
	
	Social
	
	Ambiental
	
	
Observação: Estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 18/11/2015 17:03:57

Outros materiais