Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM G.P.
AVALIAÇÃO
	 0,5
Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? ...Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta.
		
	
Resposta: No Brasil, sempre existiu cidadania enraizada na prática social. É a carência do povo que faz com que se apegue a qualquer possibilidade de se ter uma condição de melhora. Para diminuir as desigualdades de renda, é preciso que se tenha, com mais veemência, a oportunidade de acesso à educação, saúde e segurança.
	
Gabarito: O estudante poderá propor: - Acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, o que favorece ao cidadão ocupar postos de trabalho que exigem maior qualificação e, consequentemente, maior remuneração; - Permanência do estudante na escola, em todos os níveis escolares , da educação infantil a educação superior , o que possibilita o cidadão se qualificar profissionalmente e ter acesso a melhores condições de trabalho e remuneração e, consequentemente, de vida; - Condições dignas de trabalho, com remuneração que garanta qualidade de vida do indivíduo, fruto de reivindicação daquele que tem condições de trabalhar com qualidade, como consequência de seu preparo cultural e profissional; - Assistência à saúde, em seu contexto mais amplo, o que favorece uma renda familiar não comprometida com a suspensão de enfermidades e, até mesmo, caracterizada pela redução de gastos com portadores de necessidades especiais; - Ser proprietário do imóvel em que se reside, o que se reduz os gastos com aluguel e promove o equilíbrio financeiro familiar
	
	
	O que é ciclo de políticas públicas? 0,5
		
	
Resposta: Ciclo de políticas públicas são ações que devem ter tomadas por governantes enquanto estiverem administrando a máquina pública.
	
Gabarito: O ciclo de políticas públicas é um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de uma política pública em fases sequenciais e interdependentes.
	
	
	A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que foi instituída para assegurar o processo de avaliação das instituições de educação superior (IES) visando, principalmente, à melhoria da qualidade do ensino superior, também, previu na dimensão infraestrutura física, a avaliação da biblioteca. A importância dessa lei está, sobretudo, na criação de um sistema complexo, denominado de:
		
	 
	SINAES.
	
	CPC.
	
	QUALIS.
	
	CENSO.
	
	ENEM.
	Sócrates é considerado o precursor da ética ou da Filosofia moral. Sobre a teoria ética socrática é correto afirmar que:
		
	 
	a virtude é socialmente adquirida, sendo o homem um ser amoral por natureza.
	
	a ação virtuosa ou justa pode ser exercida por qualquer homem, sábio ou não.
	 
	a virtude depende de um processo de transformação por que deve passar o indivíduo, sendo ela, contudo, inata.
	
	a ética é concebida como dissociada da política, esfera em que prevalece a força ou a retórica sofista
	
	a conduta ética não tem relação com a felicidade (eudaimonia), que pode ser alcançada mesmo por quem age em interesse ou benefício próprio.
	Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha. O artista mencionado é:
		
	
	Paul Gauguin
	 
	Vincent Van Gogh
	
	Auguste Rodin
	
	Pablo Picasso
	
	Henri Matisse
	Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços a um empregador com as seguintes características....
		
	
	pessoalidade, continuidade, exclusividade e subordinação.
	
	pessoalidade, continuidade, onerosidade e independência jurídica.
	
	pessoalidade, continuidade, confidencialidade e subordinação.
	 
	pessoalidade, continuidade, onerosidade e subordinação.
	
	impessoalidade, continuidade, onerosidade e independência jurídica.
	A excelência na Gestão Pública pode ser demonstrada como aquela que..., leia as sentenças e marque a correta.
		
	
	em que as organizações governamentais agem como instituições privadas para tentar avaliar as necessidades dos cidadãos com vistas a ampliar o retorno econômico-financeiro.
	 
	com as principais características de uma administração pública com alto desempenho que visa a melhoria da qualidade dos serviços públicos, é focada em resultados, orientada para o cidadão e envolve liderança, estratégias e planos.
	
	em que a gestão é adaptada da administração privada para o setor público, independentemente do direito do cidadão.com características de uma gestão pública que tem como meta a melhoria da qualidade, sem, no entanto, estar preocupada com as questões que avaliem resultado.
	
	a gestão acredita nos valores democráticos, em algumas situações, mas não cria estruturas eficientes.
	
	que cria estruturas eficientes, mesmo que, em algumas situações, ignore os valores democráticos.
	De acordo com a Constituição Federal de 1988 o Estado Brasileiro é integrado por três poderes: o Legislativo, Executivo e Judiciário. O poder legislativo estabelece o conjunto de leis que regem a sociedade. O Executivo tem a responsabilidade de fiscalizar a aplicação destas leis, além de regulamentar as legislações, implementar políticas públicas, arrecadar impostos para atender às funções estatais e a de seus componentes. Já o Poder Judiciário detém a capacidade de avaliar e julgar a aplicação das leis e das penas correspondentes a seu respeito. Além disso, existe o Ministério Público (MP), um órgão do Executivo que apesar dessa relação, tem total independência dos outros poderes em algumas situações. Nesse contexto, assinale a alternativa verdadeira.
		
	
	São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição.
	
	O Ministério Público pode declarar uma lei inconstitucional.
	
	É vedado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios recusar fé aos documentos públicos.
	
	O Procurador Geral da República é eleito pelo voto direto.
	 
	O objetivo principal do Ministério Público é garantir que a lei seja cumprida e agir na defesa da ordem jurídica.
	Estudamos que as redes de políticas públicas consistem em estruturas nas quais ocorrem interações informais entre os atores envolvidos nos processos de políticas públicas. Sendo assim, é correto afirmarmos que:
		
	
	A formação de redes de políticas públicas ocorre a partir da motivação de atores públicos e privados em dialogarem e agirem sobre as decisões do governo.
	 
	A formação de redes de políticas públicas ocorre a partir da motivação de atores públicos e privados em dialogarem e agirem sobre os temas que tenham em comum.
	
	A formação de redes de políticas públicas ocorre a partir da motivação de atores públicos e privados em dialogarem e agirem sobre a legislação estadual.
	
	A formação de redes de políticas públicas ocorre a partir da motivação de atores públicos e privados em dialogarem e agirem sobre as decisões do Congresso.
	
	A formação de redes de políticas públicas ocorre a partir da motivação de atores públicos e privados em dialogarem e agirem sobre as posturas municipais.Alguns pontos comuns encontrados nas administrações vencedoras são:
		
	
	Promover cursos de capacitação , Política de incentivos fiscais , Saber ajustar as contas para satisfazer ao Tribunal de Contas
	
	Conhecer pontos fortes e vocações regionais , Ter o domínio do Legislativo , Oferta de infraestrutura
	
	Promover cursos de capacitação, Cooptar parlamentares de outros partidos , Incentivar programas dos antecessores
	 
	Preservação do meio ambiente , Aproveitamento dos recursos naturais existentes, Políticas de incentivos fiscais
	
	Incentivar programas de saúde , Não terminar obras inacabadas ,Criar incentivos fiscais

Outros materiais

Outros materiais