Buscar

Prova Objetiva - Gestão Turística de Ambientes Naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA OBJETIVA – MOD C FASE I - GESTÃO TURÍSTICA DE AMBIENTES NATURAIS
Questão 1/10
Turismo de aventura é um segmento de mercado do setor turístico que compreende o movimento de turistas cujo atrativo principal é a prática de atividades de aventura de carácter recreativo. Quais são as características do turismo de aventura?
 
Prática de esportes.
Suas práticas são desenvolvidas geralmente em meio natural.
Uso de normas de segurança nas atividades desenvolvidas.
�
Questão 2/10
“O Turismo é a chave para o desenvolvimento, a prosperidade e o bem-estar de muitas nações. É cada vez maior o número de destinos turísticos em todo o mundo, transformando-o em um motor essencial do progresso socioeconômico através da criação de postos de trabalho, empresas, receitas de exportação e desenvolvimento de infraestrutura. Ao longo das últimas seis décadas, o turismo tem experimentado uma contínua expansão e diversificação, para se tornar um dos maiores e mais rápidos modelos de crescimento econômico no mundo. Muitos novos destinos surgiram para além dos já tradicionais como: Europa e América do Norte” (OMT – Organização Mundial do Turismo, 2015).
 
Existem diferentes definições para o turismo. Assim, analise as afirmativas abaixo quanto a essas definições
 
Definição Econômica de Turismo
“Soma das operações, que estão diretamente relacionadas com a entrada, permanência e deslocamento de estrangeiros para dentro e fora de um país”. (Hermann von Schullard apud BENI, 1998).
Definição Holística de Turismo 
“É o estudo do homem longe do seu local de residência, da indústria que satisfaz sua necessidade e dos impactos que ambos, ele e a indústria, geram sobre os ambientes físicos, econômicos e sociocultural da área receptora”. (Jafar Jafari apud BENI,1998).
Definição Técnica de Turismo 
“O turismo compreende atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período consecutivo e inferior a um ano com finalidade de lazer, negócios ou outras” (OMT, 1994).
�
Questão 3/10
“O equilíbrio do mercado turístico acontece quando ocorre a interação entre estes dois preços, expressos em termos de quantidade de produtos, ou seja, quando as curvas representativas da demanda de da oferta global se interceptam, havendo uma coincidência de desejos (https://www.portaleducacao.com.br/turismo-e-hotelaria/artigos/22747/mercado-turistico, Acesso em setembro/2015)”. Em relação à análise do mercado turístico, quais são os atores envolvidos?
I - Consumidores.
II - Fornecedores.
III - População Local e Operadores.�
Questão 4/10
Em relação aos aspectos ligados ao turismo sustentável e, em seguida, assinale a alternativa correta:
 
(V) É necessário entender a relação entre a sustentabilidade e o turismo.
(V) Turismo sustentável permeia qualquer desenvolvimento do turismo, nos seus mais variados segmentos.
(V) O turismo sustentável destaca a importância das Unidades de conservação para a prática do turismo consciente.
�
Questão 5/10
PLANO TURÍSTICO
“Documento que resume o conjunto de objetivos, programas e propostas elaborados durante o processo de planejamento turístico”
�
Questão 6/10
“Tem-se ocupado da atividade descrita como "Ecoturismo" há muito tempo, porém sua importância como forte alternativa econômica é relativamente recente. Embora muito se discute sobre sua real definição e correta terminologia, o que diferencia Ecoturismo do turismo convencional ("clássico" ou de massa) é que seja considerado como um tipo de atividade responsável, que cumpre critérios e princípios básicos de desenvolvimento sustentável (http://www.ecobrasil.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=10&sid=5, Acesso em setembro/2015)”. Quais são os exemplos de atividades desenvolvidas no ecoturismo?
 
Birdwatching (observação de aves).
Observação de Peixes (mergulho e flutuação).
Visitas a cavernas.
�
Questão 7/10
Assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas em relação aos aspectos ligados à Política Nacional do Meio Ambiente, e em seguida, assinale a alternativa correta:
 
(V) A Política Nacional do Meio Ambiente serve de orientação e diretriz para projetos desta área.
(V) A Política Nacional do Meio Ambiente é um marco legal para toda política pública do meio ambiente.
(V) A Política Nacional do Meio Ambiente delimita o controle dos recursos ambientais e determinam instrumentos econômicos.�
Questão 8/10
“Para o ministro do Turismo no Brasil, Henrique Eduardo Alves, a inclusão do setor em um documento que aponta caminhos para o futuro da nação comprova a importância do turismo como vetor de geração de emprego e renda (http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5538-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel-depende-do-turismo,-diz-onu.html, acesso em setembro/2015)”.Quais são os benefícios da segmentação do turismo?
 
Facilita a identificação dos públicos.
Novas oportunidades de negócios.
Melhora na comunicação entre produto/destino com o público.
�
Questão 9/10
INVENTÁRIO TURÍSTICO
“Levantamento dos recursos turísticos de uma determinada região, com o objetivo de otimizar a utilização de seus recursos naturais e da oferta turística em geral”�
Questão 10/10
PROGNÓSTICO TEMPORAL
“É a previsão do comportamento futuro do objeto do planejamento”

Outros materiais