Buscar

prova_bd1_17042015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Um engenheiro de software está realizando a modelagem de dados ao fazer a leitura de uma descrição textual narrativa “um cliente pode comprar muitos produtos diferentes e um produto pode ser comprado por vários clientes diferentes”, a cardinalidade é definida com a análise nos dois sentidos do relacionamento, qual é a cardinalidade final deste relacionamento?
1- 1
1 – N
N – N
N – 1
2) Na década de 70, um padrão de modelagem de dados foi amplamente difundido e utilizado pelas empresas, a técnica conhecida como “Modelo Entidade e Relacionamento” tem como principal incentivador:
Mark Zukerberg
Lerry Ellison
Peter Chen
Bill Gates
3) O modelo Entidade e Relacionamento foi amplamente difundido por adotar o padrão SQL em sua sintaxe de comandos. O que significa a sigla SQL?
Sequência de Comandos Lineares.
Linguagem de Consulta Analítica.
Sequência de Consulta Logica.
Linguagem de Consulta Estruturada.
 
4) Segundo a técnica de modelagem de dados Modelo Entidade Relacionamento, o analista de sistemas ao modelar um banco de dados cria um Diagrama Entidade Relacionamento – DER. Este diagrama utiliza diversas figuras geométricas para representar seus componentes. Qual figura geométrica é utilizada para representar uma entidade dentro deste diagrama?
Retângulo.
5) A modelagem Entidade Relacionamento proposta pelo Peter Chen determina que modelagem de dados seja representada pelo diagrama Entidade Relacionamento. Qual figura geométrica é utilizada para representar um relacionamento?
a)Quadrado.
b)Retângulo.
c)Triangulo.
d)Losango.
 
6) Segundo Peter Chen, a técnica de modelagem de dados Modelo Entidade Relacionamento utiliza-se de figuras geométricas para representar seus objetos dentro do diagrama entidade relacionamento (DER). Qual figura é utilizada para representar os atributos?
a)Circulo.
b)Retângulo.
c)Elipse.
d)Losango.
 
7) O padrão SQL utiliza comandos semânticos em sua estrutura sintática de comandos. Esta característica foi um dos pontos fundamentais para a propagação do padrão SQL no mundo de banco de dados. Qual é o comando que permite atualizar ou gravar os dados existentes dentro de uma tabela do banco de dados?
Comando Atualize.
Comando Replace.
Comando Recorder.
Comando Update.
 8) No processo de engenharia de software, uma das etapas é o levantamento de requisitos. Este levantamento de requisitos dá origem ao material conhecido como descrição textual narrativa, material este que é essencial na construção do projeto de banco de dados. Analisando a descrição textual narrativa, identificamos vários substantivos, verbos e adjetivos. Os verbos representam que tipo de objeto para a modelagem de dados?
a) Atributo.
b) Entidade.
c) Cardinalidade.
) Relacionamento.
9) Segundo Peter Chen, que é considerado o “pai” da modelagem entidade relacionamento, esta técnica de modelagem de dados tem como princípio básico a observação da natureza (ambiente a ser automatizado). Quais são os 3 tipos de objetos que devem ser identificados para que a modelagem de dados seja concluída corretamente?
Entidades, Relacionamento e Atributos.
Entidades, Métodos e Atributos.
Relacionamentos, Classes e Métodos.
Métodos, Classes e Entidades.
 10) No processo de engenharia de software, a fase de levantamento de requisitos gera uma serie de insumos, um destes insumos gerados é a descrição textual narrativa do processo a ser automatizado/sistematizado. Como podemos identificar um relacionamento dentro desta descrição textual narrativa?
Através de um adjetivo, que determina o relacionamento identificado.
Através de um substantivo, que relaciona uma entidade com outra entidade.
Através de um verbo, que expressa o relacionamento entre duas ou mais entidades.
Através de um sinônimo, que liga um atributo a uma entidade forte.
 11) Durante o desenvolvimento de um sistema, uma das etapas é a modelagem e construção de um banco de dados. Na etapa de modelagem de dados, definimos as chaves primárias de cada entidade. Como a modelagem de dados define um atributo chave primaria?
R.: Referem-se aos conjuntos de um ou mais campos, cujos valores, considerando a combinação de valores de todos os campos da dupla, nunca se repetem e que podem ser usados como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados.
 12) Dentro da engenharia de software, uma das etapas é o processo de modelagem de dados onde é definido, modelado e construído o banco de dados. Esta etapa de modelagem pode ser feita com diversas técnicas de modelagem de dados. Umas destas técnicas é o modelo entidade relacionamento, e como esta técnica define um relacionamento?
R.: Ter em mente o cenário a ser modelado.
Nomear apropriadamente os relacionamentos detectados.
Padronizar os nomes.

Outros materiais