Buscar

AV ADM RECURS. HUMANOS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0556_AV_» ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANDREA GOMES BITTENCOURT
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 19/11/2015 08:29:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201202367802)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A todo momento estamos avaliando coisas e pessoas que nos cercam. As práticas de avaliação não são novas. A partir do momento que uma pessoa deu emprego a outra, seu trabalho passou a ser avaliado em termos da relação entre custo e benefício. Nesse sentido, o que constitui o principal objetivo da adoção de avaliações sistematizadas pelas empresas?
		
	
Resposta: O objetivo da adoção de avaliações sistematizadas pelas empresas, é acompanhar o desenvolveimento do seu colaborador ,é uma avaliação de desempenho, onde o gestor avalia o seu colaborador, melhorando suas competencias e habilidades , reconhecendo seus pontos fracos ou onde precisa melhorar e para assim alcaçar os objetivos das competências organizacionais. Avaliar o desempenho de seu colaborador ,ou seja o custo x benefício desse colaborador dentro da empresa, não só ganha a empresa como também o funcionário.
	
Gabarito: Determinar a importância do ser colaborador dentro das empresas e seu papel dinamizador dentre os demais recursos organizacionais. A administração moderna ensina que o desempenho humano precisava ser não só planejado e implementado, como também, avaliado e orientado para determinados objetivos comuns. Pois não podemos esquecer que o desempenho individual em uma posição, varia de pessoa para pessoa e depende de inúmeros fatores condicionantes que a influenciam poderosamente. O ato de avaliar pressupõe a apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro. É um conceito dinâmico, e não podemos esquecer que pois os colaboradores são sempre avaliados, seja formal ou informalmente, com certa continuidade nas organizações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202894834)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a importância do Sistema de Informações de Recursos Humanos para o planejamento da área?
		
	
Resposta: A importância do Sistema de Informação de Recursos Humanos está na melhoria das informações, ou buscando dentro da própria empresa, funcionários capacitados, ou melhorando essas competências individuais desse colaboradores, ou buscando novos talentos, é um sistema que traz melhorias ao sistema organizacional.
	
Gabarito: A área de Gestão de Recursos Humanos necessita de um sistema de informações como base para que suas ações de planejamento sejam pautadas nas reais necessidades dos empregados e da organização.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202816425)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observe as frases abaixo que se referem ao conceito de COMPETÊNCIA e assinale a alternativa correta: I. Competências representam o conjunto de características que são necessárias para os colaboradores a obtenção e sustentação de uma vantagem competitiva no ambiente de trabalho. II. A competência é considerada um talento natural que as pessoas possuem. III. O trabalho não é mais somente o conjunto de atividades relacionadas ao cargo exercido, mas sim uma extensão das competências que o trabalhador mobiliza para o exercício profissional.
		
	 
	Estão corretas somente as frases I e III.
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Está correta somente a frase I.
	
	Estão corretas somente as frases I e II.
	
	Estão corretas somente as frases II e III.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202478872)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como a rotatividade de pessoas com competências desejadas pelas organizações é atualmente de alto custo e complexidade o foco principal observado é a trajetória na carreira, sendo assim, destaca-se a necessidade de programas de desenvolvimento de pessoas gerando a capacidade de assumir as atribuições cada vez mais complexas e com níveis de responsabilidade maior. Desta forma, devem-se adotar algumas medidas, exceto:
		
	
	Criar um sistema de sugestões premiando as que trazem significativas melhorias ao sistema organizacional, envolvendo os empregados no processo decisório da empresa, gerando desafios e mais autonomia a ação dos mesmos.
	
	É fundamental que o gestor adote uma postura que transmita aos empregados a certeza de um modelo onde o empregado é reconhecido por sua competência e envolvido no processo decisório.
	
	Mensurar o nível de desenvolvimento da pessoa, considerando-se que a crescente complexidade do trabalho torna o nível de desenvolvimento da pessoa perecível com o tempo e que pessoas com esse perfil de competências necessitam de estímulos constantes, desafios, para manterem seu grau de motivação.
	 
	Entenderem que simplesmente ao implantarem sistemas de informações acessíveis aos empregados, ou mudarem a apresentação do ambiente eliminando paredes ou deixando suas portas abertas é o suficiente para gerir o modelo de portas abertas.
	
	O gestor deve promover reuniões para passar e receber informações, delegar responsabilidade e apoiar seus empregados no processo de realização destas prestando apoio técnico, emocional e feedback constante para ajustar o desempenho destes ao que se espera.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202478671)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	 
As avaliações de desempenho devem  obedecer a uma periodicidade.   Conforme a natureza da atividade desenvolvida, ou conforme a cultura da empresa,  o espaço de tempo entre uma avaliação e outra pode ser:
		
	
	No máximo de dois em dois meses;
	
	De dois em dois anos;
	
	Todos os meses para monitorar falhas de desempenho;
	
	Realizada somente quando houver necessidade.
	 
	Trimestrais, quadrimestrais ou semestrais;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202825306)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sistema de remuneração por competências passou a se tornar uma modalidade interessante para as organizações, tendo em vista diversos fatores. Dos fatores apresentados a seguir, qual NÃO está correto na relação com a remuneração por competências?
		
	
	aumento na demanda de profissionais qualificados;
	 
	aumento de estruturas hierárquicas rígidas;
	
	popularidade dos conceitos de conhecimentos, habilidades e atitudes.
	
	implantação de sistemas mais flexíveis;
	
	necessidade de conhecimento intensivo nas organizações;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202490299)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A maioria das organizações adota vários tipos de recompensas financeiras, podendo ser concedidas - separadas ou conjuntamente - como retribuição pelo alcance de um ou vários objetivos organizacionais. Podemos afirmar que são recompensas relacionadas com resultados departamentais, divisionais ou mesmo globais, objetivamente quantificáveis: Assinale a alternativa correta.
		
	
	Aquelas concedidas automaticamente em certos intervalos, desde que o funcionário não tenha tido um desempenho insatisfatórios.
	 
	Aumento por mérito que exigem apenas diferenciação no desempenho e melhorias salariais com valor motivacional.
	
	Aqueles maiores salários que incentivam o desempenho excelente.
	 
	A chamada remuneração variável, que podem ser compartilhadas dentro do grupo em termos de igual porcentagem com relação a base salarial de cada pessoa.
	
	A participação nos resultados anuais ou semestrais , embora ainda limitada a certos níveis como diretores e gerentes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202478674)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda organização deveria preocupar-se com um plano de sucessão para os cargos estratégicos.  Há um momento em que o profissional que trabalhou durante vários anos deveria dar lugar a alguém com mais energia e sem vícios no cargo.  Marque os motivos para a substituição do executivo:
		
	 
	- Necessidade de novas habilidades para conduzir onegócio e demonstração de cansaço no comando da empresa pelo executivo que está no cargo;
	
	- Desenvolver potencial de um novo colaborador;
	
	- Questões políticas que precisam ser respeitadas por toda a organização;
	
	-Falta de verba para manter o salário e alto custo do executivo.
	
	- Oportunidade para outra pessoa mostrar seu talento no cargo, o rodízio é necessário;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202977748)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O papel do coach visa identificar os pontos fortes e fracos do indivíduo e desenvolver um programa para ressaltar o talento do aprendiz . Para Antônio Carlos Gil (2001), o papel desse coach assemelha-se ao do: Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que está de acordo com o enunciado.
		
	
	do motorista.
	
	do médico.
	 
	do personal trainner.
	
	do nutricionista.
	
	do dvogado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202478909)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O processo de Desenvolvimento Organizacional segue as seguintes etapas. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Competências organizacionais / Competências individuais / Competências grupais
	 
	Competências grupais / Competências individuais / Competências organizacionais
	
	Competências grupais / Competências organizacionais / Competências individuais
	
	Nenhuma das alternativas esta correta
	 
	Competências individuais / Competências grupais / Competências organizacionais

Outros materiais