Buscar

prova de principio da ciencia e tecnoligia

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0291_AV1_201401388957 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201401388957 - SORAIA DOS SANTOS CARVALHO
	Professor:
	JULIO CESAR JOSE RODRIGUES JUNIOR
	Turma: 9032/BG
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 14/04/2015 11:20:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201401583781)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são  constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	 
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401583785)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	 
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401501356)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação.
		
	
	1
	 
	8
	
	2
	
	6
	
	4
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401499758)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Materiais que apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado),quantos átomos existem na sua célula unitária?
		
	
	9
	
	6
	 
	2
	
	8
	
	4
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401584194)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
 
 
 
 
		
	
	O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
	
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
	 
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401500009)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
		
	
	6
	 
	8
	
	2
	
	3
	
	12
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401585188)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao sofrer deformação mecânica, o aço tem sua microstrutura alterada, podendo originar grãos alongados a partir de grãos com simetria equiaxial Isto ocorre quando um aço, por exemplo, é submetido aos processos de fabricação de laminação e forjamento a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	limite de resistência do metal aumenta com o grau de encruamento do material.
	 
	Uma vez a estrutura encruada, só podemos recuperá-la a partir da fundição do material novamente.
	
	A ductilidade diminui com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	Laminação é o processo de deformação plástica no qual o metal tem sua forma alterada ao passar entre rolos e rotação.
	
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401585189)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica.
	 
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência.
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
	 
	Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401585191)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A taxa de resfriamento de uma liga Fe-C é uma prática difundida na metalurgia e vem sendo praticada pelo homem há centenas de anos. Entre osobjetivos comuns dos tratamentos térmicos podemos citar, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Diminuição da dureza.
	 
	Alteração da cor da superfície do aço.
	
	Diminuição da resistência mecânica.
	
	Alteração da ductilidade.
	 
	Remoção de tensões.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402022763)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um diagrama de fases nos permite extrair algumas informações acerca de um material ou de uma liga. Qual das seguintes alternativas apresenta uma informação que não pode ser obtida através de um diagrama de fases?
		
	
	Fases envolvidas
	
	Composição das fases envolvidas
	
	N/A
	 
	Tempo necessário até atingir equilíbrio de fases
	 
	Quantidade relativa (frações mássicas) das fases envolvidas

Outros materiais